Benefícios do Quiabo para saúde

0
86

Pode-se dizer que o quiabo é um alimento dos mais nutritivos e saudáveis que temos na mesa. Muitas pessoas têm prevenção com o quiabo devido à sua “baba” mas esse vegetal é tão rico em substâncias favoráveis à saúde que a sua ingestão vai além do campo nutritivo chegando ao nível de alimento medicinal.

Sem exageros o quiabo de nome científico Abelmoschus esculentus possui mais de 15 propriedades importantes para a saúde. Portanto que tal começar a fazer algumas receitas com quiabo dando o primeiro passo com o famoso “frango com quiabo” tradicional na culinária mineira. Não é uma ótima pedida?

quiabo

Vamos à lista com 18 benefícios do quiabo para a saúde:

1 – Manutenção da limpeza da pele: Por ser rico em vitamina C o vegetal é muito bom para tratar psoríase acne prevenir a pigmentação da pele manchas e outros problemas de pele.

2 – Ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir a arteriosclerose: Sua fibra solúvel ajuda a reduzir os níveis de mau colesterol do organismo.

3 – Colabora com o combate à asma: Pela sua elevada quantidade de vitamina C seus antioxidantes e suas propriedades anti-inflamatórias o quiabo favorece o tratamento de asmáticos. Muitos nutricionistas recomendam o alimento para quem sofre de asma.

4 – Estimula o desenvolvimento fetal e auxilia a gravidez em geral: Excelente para as gestantes pois ajuda no desenvolvimento do cérebro do feto e age na prevenção de abortos espontâneos.

5 – Combate doenças nos órgãos genitais: O vegetal atua em casos de distúrbios genitais como a sífilis menstruação em excesso leucorreia disúria (dificuldade de urinar) e gonorreia. Além disso há relatos de que o quiabo melhora a potência sexual.

6 – Minimiza o risco de câncer de cólon-retal: Por ser rico em fibras o vegetal ajuda a manter o equilíbrio da flora intestinal assim como eliminar toxinas prejudiciais ao organismo. Sua “baba” funciona como uma espécie de laxante. Com isso ele pode ser considerado anti-cancerígeno principalmente agindo contra o câncer de cólon cada vez mais comum no mundo devido à alimentação industrializada. Além disso o quiabo tem propriedades probióticas ou seja as chamadas boas bactérias do intestino prosperam com o quiabo beneficiando a saúde em geral do trato intestinal.

7 – Fortalece a imunidade: Os antioxidantes do quiabo auxiliam o sistema imunológico a combater os radicais livres e outras ameaças à saúde humana.

8 – Traz mais beleza aos cabelos: O quiabo é um grande condicionador dos cabelos combate à caspa e os terríveis piolhos além de ser um potente hidratante do couro cabeludo.

9 – Combate à fadiga: Excelente fonte de energia para combater a fraqueza e a exaustão do corpo. Muito indicado para quem faz atividades físicas ou é atleta profissional.

10 – Fonte de proteínas e aminoácidos: O vegetal é grande fonte de proteína vegetal por isso muitos vegetarianos gostam de tê-lo sempre à mesa. Na Índia por exemplo onde existem muitas pessoas adeptas do vegetarianismo o quiabo é muito consumido. Além da proteína o vegetal é rico em aminoácidos entre eles o importante triptofano.

11 – Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue: Com isso o quiabo torna-se um alimento muito recomendado para quem tem problemas com taxas altas de açúcar assim como diabéticos em especial.

12 – Favorece uma boa circulação sanguínea: O quiabo atua na estrutura dos capilares sanguíneos melhorando a circulação de sangue no organismo.

13 – Combate doenças respiratórias: Existem remédios caseiros feitos a partir das folhas e flores do quiabo para o tratamento de bronquite e pneumonia. Sua “baba” também é um excelente remédio para o tratamento de gripe e resfriado.

14 – Combate à anemia: O vegetal é uma boa fonte de ferro que auxilia na produção de glóbulos vermelhos e por consequência na prevenção e combate à anemia.

15 – Combate a obesidade: Por ser rico em fibras o quiabo reduz a compulsão alimentar promove a desintoxição do organismo e assim diminui o acúmulo de gordura corporal. Quem deseja emagrecer e tirar gorduras localizadas deve comer quiabo com frequência para contribuir com o processo através de uma alimentação saudável e funcional.

16 – Anti-inflamatório poderoso: Suas propriedades anti-inflamatórias são comprovadas e são muito ativas no tratamento de úlceras. O quiabo consegue fornecer uma camada protetora temporária ao trato digestivo impulsionando a cicatrizacão de úlceras pépticas.

17 – Enriquecedor dos ossos: Esse vegetal de aspecto tão modesto consegue ser um grande aliado no combate à osteoporose restaurando e fortalecendo os ossos. Por conter folatos cálcio magnésio e vitamina K o quiabo é um verdadeiro parceiro dos ossos.

18 – Ajuda a manter a visão saudável: Por conter betacaroteno e antioxidantes como a luteína e a zeaxantina o quiabo ajuda na prevenção de doenças da visão como catarata e glaucoma.

Deixe uma resposta