Benefícios do Quiabo

0
94
O quiabo não é dos vegetais mais desejáveis muita gente o rejeita principalmente pela baba característica. Da mesma forma que outros alimentos do mesmo grupo ele é importantíssimo para a saúde em razão de suas ricas propriedades nutricionais e é justamente na baba que se encontram os principais nutrientes. Produzido geralmente nas regiões tropicais e subtropicais do país o vegetal pode ser utilizado em cozidos na sopa em saladas ou como a sua criatividade determinar. O bom é não dispensá-lo.

Rico em Vitamina A B C E K em Ferro Cálcio Zinco Potássio Magnésio e fibras ele deve ser consumido por pessoas de todas as idades. Se você tem filhos pequenos inclua o vegetal na dieta deles. É claro que poderá ser difícil no início pois o sabor não é dos mais convidativos mas busque maneiras criativas de utilizá-lo. Que tal uma salada colorida com outros vegetais mais docinhos?

quiaboBom para o coração – A prevenção contra doenças cardíacas talvez um dos benefícios primordiais da maioria das frutas legumes e verduras. O quiabo é um vegetal que possui um conjunto de nutrientes de importância vital para a prevenção de doenças cardíacas. Graças ao potássio porexemplo o organismo regulariza a quantidade de sódio e por ação do nutriente vasos sanguíneos e artérias relaxam diminuindo assim a pressão arterial. Dessa forma a inclusão do quiabo na dieta favorece à prevenção da arteriosclerose do derrame infarto e outras doenças do coração.

Impede a anemia – A anemia é provocada principalmente pela falta de ferro e atinge geralmente as crianças que ficam moles indispostas e até mesmo com tontura. Crianças anêmicas costumam ter aproveitamento escolar abaixo da média. E é por isso que o quiabo deve ser incluído na dieta infantil afinal o vegetal tem boa quantidade de ferro que atua diretamente na produção de glóbulos vermelhos.

Fortalece o sistema imunológico – Os componentes nutricionais do quiabo garantem o reforço das células de defesa do organismo em especial a Vitamina C e os antioxidantes. Quem consume o quiabo regularmente estará mais protegido contra doenças infecciosas.

Bom para os olhos – Comer quiabo é muito bom para a visão e para a prevenção contra doenças oculares. Isso por causa de antioxidantes importantes e da Vitamina A. Os antioxidantes têm efetiva importância no combate aos radicais livres que destroem as células do corpo incluindo os olhos. Alimentar-se regularmente com o quiabo garante prevenção contra a catarata secura nos outros e outros problemas de visão.

Eficaz contra a obesidade – A inclusão do quiabo na dieta tem eficácia garantida contra o ganho exagerado de peso portanto o vegetal é um aliado para quem também pretende obter benefícios estéticos. Com pouquíssimas calorias e boa quantidade de fibras o quiabo promove sensação de saciedade e impede a fome compulsória além disso também possui nutrientes capazes de impedir o acúmulo de gorduras no corpo.

Eficaz para o desenvolvimento do feto (ideal para grávidas) – Em razão da presença de Vitamina do Complexo B e de uma substância denominada folato o organismo impede problemas no tubo neural e assim o feto terá excelentes condições de desenvolvimento.

 

Mais benefícios

Capaz de melhorar a circulação sanguínea o quiabo também proporciona mais energia e disposição e também é matéria prima para a produção de shampoos e condicionadores em especial de produtos que combatam a caspa e o piolho.

Bom para tratar doenças respiratórias como a bronquite e a pneumonia o consumo do vegetal ainda é um excelente contra úlcera pois ele contém propriedades anti-inflamatórias capaz de acelerar cicatrizações.

Se você pretende estabelecer uma rotina alimentar saudável não ignore o quiabo. Os bons resultados em todos os aspectos serão evidentes.

Deixe uma resposta