Blefaroplastia

0
258
 O que é blefaroplastia?

É uma cirurgia capaz de corrigir ou de amenizar deformidades nas pálpebras. Estas deformidades são geralmente provenientes da idade devido à perda de elasticidade da região. Durante a blefaroplastia é possível se retirar o excesso de gordura ajustar a flacidez e diminuir as bolsas sobre os olhos. Após o procedimento a pessoa fica com uma aparência mais jovem e a área dos olhos fica bem mais firme.

Esta cirurgia é muito procurada por pessoas que estão em busca de rejuvenescimento. As pálpebras caídas e o excesso de pele na região acabam tornando o rosto pesado e mais velho. Normalmente a blefaroplastia é associada a outras cirurgias da face como a ritidoplastia o lifting frontal e a elevação da cauda da sobrancelha. O resultado é na maioria das vezes positivo e pode mudar a vida da pessoa.

O método contribui não somente com a estética como também com a acuidade visual. Após a retirada do excesso de pálpebras muitas pessoas passam a enxergar de uma outra maneira. Pode ser realizada tanto com anestesia local como com anestesia geral. Após o término do procedimento o paciente tem alta no mesmo dia. Este deverá entretanto evitar esforços nas duas primeiras semanas.

Quando é indicado

Esta cirurgia é indicada quando da vontade do paciente. O médico deverá avaliar o estado do organismo e as alternativas de tratamento e então escolher ou não a blefaroplastia. A deformidade das pálpebras além de ser algo normal com o passar dos anos possui características genéticas e familiares.

A força da gravidade o hábito de fumar e a exposição ao sol também são fatores que contribuem para a queda de pele na região. Algumas vezes as bolsas chegam até mesmo a diminuir o campo de visão. A queda de pele e o excesso de gordura podem ocorrer tanto na pálpebra superior como na inferior. Doenças e traumatismos também podem influir neste sentido.

blefaroplastia-ante-e-depois

Como é o procedimento

A grande maioria das pessoas que se submete ao procedimento possui idade por volta dos 40 anos. Homens e mulheres tendem a consultar um profissional quando surge a vontade de fazer a cirurgia. Este deve analisar as alternativas e se decidir a favor ou contra da blefaroplastia. Para tanto um exame será realizado e o histórico médico estudado. Uma conversa será estabelecida a fim de se descobrir quais são os objetivos e as melhores alternativas para o paciente.

Quando se escolhe a blefaroplastia o paciente também deve optar pela anestesia local ou geral. A sedação também é uma opção já que pode ser um pouco incomodo para algumas pessoas ficar observando uma cirurgia nos próprios olhos. Esta pode ser realizada em um centro cirúrgico em consultórios ou em ambulatórios. Geralmente leva de 1 a 2 horas para ser concluída.

Durante o procedimento o cirurgião faz uma incisão na prega natural da pálpebra de forma a manter a cicatriz que será criada o mais escondia possível. Pela incisão ele retira o excesso de gordura de músculo e de pele. O pequeno corte é fechado com pontos minúsculos e o paciente é enviado para um leve repouso.

 

Quais são os preparativos

Alguns cuidados pré-operatórios são precisos e o resultado da cirurgia varia de acordo com a atitude do próprio paciente. Por exemplo fumantes devem cortar o cigarro ao menos duas semanas antes da blefaroplastia pois o tabaco interfere na boa oxigenação dos tecidos e dificulta a cicatrização dos mesmos.

Alguns anti-inflamatórios devem ser evitados nas duas semanas anteriores ao procedimento. Portanto é de extrema importância consultar o médico antes de realizar qualquer tipo de automedicação. A exposição ao sol também deve ser evitada cerca de duas semanas antes.

Mais ou menos 1 semana antes da operação é indicado tomar vitamina C todos os dias. No data da cirurgia não se deve comparecer ao local utilizando esmaltes nas unhas nem maquiagem. O jejum deverá ser de 8 horas. Caso a blefaroplastia tenha sido marcada cedo é preciso não tomar café da manhã. No dia anterior ou antes da internação é indicado tomar um banho com sabonete antiséptico lavando muito bem a face o coro cabeludo e também o pescoço.

Riscos e efeitos colaterais

Os riscos são raros porém não podem ser descartados. Quando o paciente segue todas as indicações pré-operatórias estes se tornam menores ainda. A blefaroplastia pode ser realizada tanto em homens quanto em mulheres e não existe uma idade ideal para tanto. As cicatrizes ficam um pouco visíveis caso a pele seja muito fina porém na maioria das vezes o resultado sai conforme o esperado.

Logo após o procedimento manchas roxas podem ser observadas em alguns casos. Estas são pequenas infiltrações de sangue provenientes do trauma cirúrgico. Dentro de alguns dias elas tendem a desaparecer. É possível também ocorrer sangramentos infecções ou má cicatrização sendo entretanto pouco provável. Após cerca de 2 a 3 semanas o resultado já será bem notável.

O que ocorre após o procedimento

O paciente recebe alta no mesmo dia da blefaroplastia. É recomendado repouso e que se evite esforços. Para reduzir o edema é importante fazer compressas geladas no primeiro e no segundo dia. As manchas roxas e um leve inchaço são comuns no pós-operatório. Em algumas semanas estes sinais deixam de existir.

Pode haver certa dificuldade para abrir e fechar os olhos durante o período de recuperação. Os pontos são retirados gradualmente até o sétimo dia. A alimentação pode ser normal porém no início é indicado consumir alimentos leves. O cigarro deve ser evitado pois prejudica a cicatrização e a oxigenação dos tecidos. Atividades físicas rigorosas também devem ser evitadas assim como muito contato físico.

É importante não sair sem óculos escuros e não coçar os olhos. O vento forte a friagem e o sol precisam ser evitados. Uma leve dor costuma persistir nos primeiros dias para tanto se pode fazer uso de analgésicos comuns. Durante os próximos três meses é aconselhável um acompanhamento médico para que o resultado seja o mais perfeito possível. A cicatrização pode levar algum tempo assim como a acomodação dos tecidos. O resultado é na grande maioria das vezes positivo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here