Bolinhas na pele: O que pode ser?

    0
    45

    Problemas de pele

    A pele é o maior órgão do corpo humano e o que mais sofre agressões diárias afinal está em contato com o mundo exterior. Desta forma ela fica exposta a várias condições muitas delas que levam ao desenvolvimento de sintomas tais como manchas vermelhas na pele e bolinhas pelo corpo.

    As manchas vermelhas na pele são geralmente provocadas por alergias ou infeções sendo que o surgimento de bolinhas outro dos sintomas característicos destas condições. Além disto as bolinhas na pele podem ser resultado de queratose pilar ou de foliculite condições que afetam especialmente os braços e as pernas.

    A atenção ao surgimento de manchas e de bolinhas não tem somente importância estética. Isto porque estes são indícios de que algo anda errado com o corpo. Nestas situações é portanto fundamental procurar por um especialista de forma a investigar o que está acontecendo. É importante também não realizar automedicação pois a prática pode ser perigosa e ainda mascarar condições preocupantes. Diante de sintomas não deixe de procurar pela ajuda de um médico.

    Bolinhas na pele: o que pode ser?

    O surgimento de bolinhas é um dos mais comuns e frequentes sintomas que acometem a pele. Geralmente elas surgem como resposta a alguma ação que tenha comprometido o bom funcionamento do local. As bolinhas na pele costumam surgir junto de manchas e de inflamações. As condições que levam a tanto podem ou não ser preocupantes por isso não se deve deixar de consultar um médico.

    As bolinhas na pele podem ser por exemplo sinal de queratose pilar ou de foliculite assim como podem ser sintoma de alguma alergia ou infecção. Procurar por um médico para saber exatamente o que vem causando esta reação é fundamental. Abaixo resumimos o que significam estas condições de forma a auxiliar na busca pelo profissional mais adequado.

    bolinha na pele que coçam

    Queratose pilar

    A queratose pilar é uma condição caracterizada pelo surgimento de bolinhas na pele. Estas bolinhas surgem basicamente devido ao acúmulo de queratina sobre os poros da pele. A queratose pilar é uma condição genética e acomete pessoas que acabam produzindo queratina em quantidade maior do que o necessário. Com isto a pele fica cheia de bolinhas e um tanto quanto áspera sem no entanto provocar dor.

    Apesar de não ter cura a condição pode ser devidamente amenizada através de sessões de peeling químicos com uso de ácido por exemplo. Além disto existem alternativas mais baratas e caseiras como o uso de sabonetes específicos para tanto. Também pode ajudar no tratamento passar um creme hidratante e fazer esfoliação da pele periodicamente. Importante destacar que não devem ser usadas lixas ou pedras para esfoliação pois pode piorar consideravelmente a condição.

    Foliculite

    A foliculite é também uma condição que leva ao surgimento de bolinhas na pele. Diferentemente da queratose pilar a foliculite não é genética e pode ser curada. A foliculite é basicamente resultado de uma inflamação quando o pelo é barrado e não consegue sair. Para ajudar no processo o corpo humano dá início à inflamação de forma a expelir o pelo. Esta inflamação dá o aspecto de bolinha e pode vir acompanhada de pus.

    A depilação a laser de iodo pode ajudar bastante no tratamento da foliculite que nada mais é do que um pelo encravado. Além da depilação a laser recomenda-se evitar usar pinças ou aparelhos elétricos na hora da remoção dos pelos pois estas alternativas quebram o pelo e facilitam o encravar. Esfoliar a pele um dia antes da depilação também pode ajudar a evitar o problema. Outra dica é evitar usar roupas por demais apertadas como calça jeans pois elas favorecem a inflamação local e o surgimento de pelos encravados.

    Alergia

    Muitas são as causas que levam ao desenvolvimento de uma alergia sendo que o surgimento de bolinhas pelo corpo é uma resposta característica a esta agressão. Quando do contato com o alergênico o corpo responde provocando o surgimento de manchas de bolinhas e de inchaço.

    Alergia a remédios a alimentos a substâncias químicas e ao frio por exemplo são algumas das condições que poderiam levar ao surgimento das bolinhas. O tratamento envolve o uso de antialérgicos e o não mais contato com o alergênico.

    Infecção

    Infecções também podem levar ao surgimento de bolinhas na pele assim como de manchas avermelhadas pelo corpo e de inflamações. As infecções bacterianas e virais são as que mais levam a tanto devendo um médico ser consultado assim que os primeiros sintomas sejam notados.

    Outros sintomas que comumente vêm associados às bolinhas manchas e inflamações são febre mal-estar e indisposição. Dependendo do que vem provocando a condição determinados medicamentos serão indicados pelo médico. As infecções bacterianas costumam ser tratadas com antibióticos e outros medicamentos de forma a amenizar os sintomas. Já no caso das infecções virais somente os sintomas são tratados.

    Compartilhar
    Artigo anteriorMiopatia Nemalínica
    Próximo artigoMixedema

    Deixe uma resposta