Câncer de mama e o Agrião

    0
    40

    O que é o câncer de mama

    Este é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres em todo o mundo. O número de casos durante o ano é grande porém uma novidade vem chamando a atenção: o agrião pode ajudar a prevenir esta enfermidade.

    Atualmente o câncer de mama ainda provoca muitas mortes. Quando antes a enfermidade for detectada maiores são as chances de cura. Além disto um câncer precocemente encontrado pode provocar poucos danos daí a importância da prevenção.

    Este tipo de doença é raro em mulheres com idade inferior aos 35 anos sendo que a partir de então ele se torna cada vez mais frequente. Apesar de ser uma preocupação para mulheres o câncer de mama também pode acometer homens. Ele não possui distinção de sexo e nem de localidade geográfica afetando países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

    A grande maioria das doenças pode ser melhor tratada quando precocemente diagnosticada. Portanto é fundamental consultar regularmente um médico e fazer exames de rotina. No caso do câncer de mama o auto-exame é imprescindível e deve ser realizado todos os meses. Diante de qualquer sintoma um profissional necessita ser imediatamente contatado.

    Quem está vulnerável

    Todas as pessoas estão vulneráveis e podem contrair um câncer de mama independente de serem homens ou mulheres. O risco aumenta com o passar do tempo sendo que indivíduos com idade superior aos 35 anos estão ainda mais vulneráveis.

    O câncer de mama pode ser provocado por fatores externos ou por fatores internos. Os hábitos de vida de uma pessoa influem muito assim como a predisposição genética. Alguns eventos cotidianos podem servir de gatilho como o fumo e o estresse.

    Como é o diagnóstico

    Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que possui como fator em comum o crescimento indevido e desregulado de células em determinados locais do corpo humano. Quando o crescimento das células se dá na mama temos um caso de câncer de mama. Quando o crescimento tem origem em outro lugar e depois se desloca para a mama dizemos ser um caso de câncer de mama secundário.

    Diante de suspeitas um médico deve ser consultado. Quanto antes o problema for detectado maiores serão as chances de cura e menores serão os danos. Para determinar a causa dos sintomas o médico irá fazer algumas perguntas e alguns testes. O câncer de mama possui uma localização específica assim como aspectos clínico-patológicos.cancer de mama e o agrião na prevenção

    Grande parte dos canceres são detectados por médicos não-cancerologistas. Depois da suspeita um médico especializado deve ser consultado de forma a confirmar o problema em questão. O diagnóstico leva em conta uma série de fatores e é preciso determinar o tipo de tumor. A mamografia é um exame utilizado há muito tempo para a prevenção e para a detecção desta enfermidade. Outra alternativa é também a realização de uma ultrassonografia ou de uma ressonância magnética nuclear. A biopsia de mama também costuma ser usada para tanto especialmente nos casos em que não se consegue um bom resultado através dos exames de imagem.

    Prevenção

    Para se prevenir do câncer de mama uma série de medidas pode ser tomada. O auto-exame é talvez a mais importante delas sendo que pode ser realizado facilmente pela própria mulher em sua casa.

    Todas as mulheres que ainda menstruam devem fazer o auto-exame depois do fluxo menstrual ter terminado. Caso já não mais possuam fluxo é importante marcar um dia para a realização do exame. O procedimento pode ser feito em casa no entanto é bom fazer a primeira vez junto a um médico para que este explique o passo a passo. Através do auto-exame é possível detectar anomalias na região dos seios.

    A mamografia é outra alternativa para quem quer se prevenir do câncer de mama. O processo é simples rápido e é basicamente uma radiografia das mamas. Pessoas que possuem histórico de câncer de mama na família devem ficar mais atentas. É importante parar de fumar e adquirir hábitos de vida saudáveis. Muitos alimentos prometem nos proteger no câncer de mama sendo o agrião um deles.

    Câncer de mama e o agrião

    Uma pesquisa recente realizada na universidade de Southampton na Inglaterra indicou que o consumo de agrião poderia ajudar a barrar o crescimento de tumores. A descoberta está causando barulho já que o agrião é algo totalmente acessível a muitas pessoas.

    Os cientistas ingleses constataram que um composto presente no alimento é capaz de parar a função da proteína conhecida como HIF responsável pelo desenvolvimento da doença. O composto que recebe o nome de feniletil isotiocianato é quem dá à folha o característico sabor picante. Para chegarem a esta descoberta foram acompanhados voluntários que ingeriram cerca de 80 gramas da folha por dia. Os resultados surpreenderam médicos e pacientes sendo que muito ainda vem sendo pesquisado neste sentido.

    Tratamento

    O tratamento do câncer de mama envolve uma série de abordagens. As opções evoluíram no decorrer dos anos e muitas vezes não há a necessidade da retirada da mama por inteiro. Quanto antes a doença for diagnostica melhor será o prognóstico.

    Pode-se recorrer à retirada do tumor ou à retirada da mama. Após a realização da cirurgia é comum um tratamento com radioterapia.

    Pacientes com tumores localizados são geralmente submetidos à terapia sistêmica na maioria das vezes com quimioterapia. A qualidade de vida do indivíduo necessita ser levada em consideração já que muitas alternativas podem ser bastante agressivas.

    Na realidade é a característica a extensão a gravidade e a duração do tumor que irá determinar qual abordagem seguir. A idade do paciente também é um fator determinante. O câncer de mama pode ser contornado basta que se busque por ajuda diante dos primeiros sintomas. Consultar regularmente um médico e realizar exames de rotina como a mamografia e o auto-exame são medidas que ajudam a prevenir a enfermidade.

    O tratamento pode ser agressivo no entanto é possível colocar um fim neste problema. Quanto ele for antes detectado maiores são as chances de uma melhora portanto não hesite em buscar por ajuda. Previna-se do câncer de mama cuidando de sua saúde.

    Compartilhar
    Artigo anteriorMiopatia Nemalínica
    Próximo artigoMixedema

    Deixe uma resposta