Causas do Resfriado

    0
    56

    O que é o resfriado?

    Com a chegada do inverno aumenta e muito o número de pessoas resfriadas e gripadas. Ambas as condições são bastante recontes nesta época do ano e é preciso ter atenção para não ser derrubado. Quando estamos resfriados fica difícil realizar até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia portanto ter cuidado com a saúde é algo primordial.

    O resfriado é uma infecção provocada por um vírus. Ele acomete as nossas vias respiratórias superiores e é algo altamente contagioso. Estima-se que existam mais de 200 tipos de agentes causadores da condição sendo que os mais comuns são os da família do rinovírus.

    Os vírus que provocam o resfriado entram em contato com nós através da boca dos olhos e das narinas por exemplo. O contágio pode ocorrer tanto pelo contato físico quanto pelo ar. No inverno as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas e em locais fechados por isto a incidência é bem maior do que no verão.

    Dentre os sintomas do resfriado podemos citar febre elevada sonolência dificuldade para respirar tosse coriza espirros dor na garganta coceira na garganta e dores pelo corpo. Este sinais costumam surgir depois de 2 ou 3 dias do contato com o vírus.

    Principais causas do resfriado

    Pegar um resfriado é muito fácil. Basta um pouco de descuido e pronto. Principalmente quando o inverno chega é preciso termos atenção à saúde. Nestas horas a alimentação ajuda bastante já que mantêm o corpo firme e forte para o que vier.

    Podemos destacar como as principais causas do resfriado as seguintes condições:

    • Contato com pessoas já resfriadas;
    • Organismo pouco protegido;
    • Ambientes muito fechados;
    • Climas frios;
    • Contato com roupas de cama ou outros objetos que estejam infectados.

    O contágio ocorre rapidamente caso o organismo esteja vulnerável. Diante dos primeiros sintomas é importante consultar um médico para que este possa avaliar a situação e definir a causa. O tratamento dos resfriados costuma ser simples e bastante efetivo.

    resfriado

    Diagnóstico e tratamento

    É com base nos sintomas que um médico chega ao diagnóstico do resfriado. Como os sinais desta condição são semelhantes aos de outras mais preocupantes é imprescindível que se faça um diagnóstico detalhado de forma a excluir outras possibilidades.

    Não existem vacinas contra resfriados no entanto simples medidas são capazes de ajudar a prevenir a situação. Lavar as mãos com certa frequência cobrir o nariz ao espirrar e evitar locais muito aglomerados por exemplo são algumas delas.

    O tratamento do resfriado é sintomático ou seja ele atua no alívio dos sintomas. Geralmente são recomendados analgésicos e antitérmicos com o intuito de diminuir a febre e as dores pelo corpo. Repousar alimentar-se corretamente e beber bastante líquido ajuda na recuperação e são medidas que devem ser adotadas.

    Caso os sintomas não desapareçam consulte um médico novamente. Cuidar da saúde é fundamental e todo o cuidado é pouco. Além disto ninguém merece viver resfriado pois o incômodo é grande. Procure sempre por ajuda conversar com quem entende do assunto é a melhor saída.

    Compartilhar
    Artigo anteriorCoceira na Virilha
    Próximo artigoAnosmia

    Deixe uma resposta