Chá de Carqueja

0
150
 A carqueja

Conhecida pelo seu sabor forte e pelos muitos benefícios à saúde a carqueja pertence à família Asteraceae e seu nome científico é Baccharis trimea. Planta que possui propriedades emagrecedoras seu consumo em forma de chá é o mais popular.

A carqueja costuma crescer espontaneamente em terrenos baldios e lugares úmidos com grande exposição à luz solar. Podemos encontrar a planta em diversos países da América Latina e outros de regiões tropicais. O seu sabor é amargo e a planta pode chegar a até 2 metros de altura. Outros nomes atribuídos à carqueja no Brasil são vassoura cacália-amarga bacanta e bacárida.

O consumo de chás traz uma série de benefícios à saúde e com a carqueja não é diferente. Na Ásia os chás são consumidos com muita frequência e no Brasil este hábito tem se tornado cada vez mais popular. Os chás são tidos como remédios naturais e as plantas e ervas sempre foram os meios de cura e de promoção de benefícios à saúde de populações antigas. Temos que adquirir cada vez mais o hábito de consumir chá não somente para prevenir e curar várias condições mas também para ter melhor qualidade de vida.

O chá de carqueja

Assim como diversos outros chás o de carqueja pode ser preparado com leite ou com água. Para tanto basta utilizar as folhas da carqueja ou os saquinhos que já são vendidos prontos em diferentes estabelecimentos como supermercados lojas de produtos naturais e farmácias.

O chá de carqueja pode ser preparado com 2 colheres bem cheias de planta ou com o saquinho pronto que é vendido em supermercados. Ferva durante 5 minutos cerca de 500 ml de água e despeje as plantas deixando tampado depois da fervura. Beba até no máximo 3 xícaras por dia de forma não sofrer de indigestão.

Benefícios do chá de carqueja

A carqueja é uma planta utilizada para a melhora da digestão e da circulação sanguínea. O chá possui propriedades emagrecedoras pois pode atuar como um laxante natural. Outros benefícios do consumo de chá de carqueja são cura de aftas de feridas redução dos níveis de colesterol e melhora no funcionamento das vias urinárias.

O chá de carqueja pode ser usado para o tratamento de verminoses de infecções gástricas de asma de bronquite de gripes e de febres. O chá possui ainda ação antibiótica anti-inflamatória antidispéptica e depurativa. Amigdalites gastroenterites doenças na bexiga e resfriados podem ser tratados com o uso de chá de carqueja.

Indicações e contraindicações

O chá de carqueja é indicado para pessoas que sofrem de prisão de ventre problemas gástricos disfunções nas vias urinárias má-digestão e azia por exemplo. Outras indicações são para o tratamento da bronquite da asma da anorexia da anemia do alto colesterol de obesidade de mal estar reumatismo infecções gástricas parasitoses e problemas nos rins e fígado.

O chá de carqueja não é indicado para gestantes e para mulheres lactantes assim como todos os outros chás. O consumo do chá quando do uso de medicamentos para hipertensão e para diabetes também não é indicado. Crianças maiores de 12 anos podem tomar o chá de carqueja no entanto aquelas com idade inferior a esta devem evitar.

Efeitos colaterais

Todos os chás quando consumidos em excesso podem resultar em alguns efeitos colaterais. No caso da carqueja o chá pode provocar diminuição da imunidade e também hipotensão quando consumido em excesso.

Pessoas com idade superior aos 12 anos que não estejam grávidas ou amamentando podem tomar até 3 xícaras de chá de carqueja por dia. Para tanto basta ferver por 5 minutos 500 ml de água e despejar cerca de 10 gramas de carqueja no recipiente ou 2 colheres de sopa.

 

Outras informações

Os chás fornecem ainda mais benefícios quando são ingeridos de estômago vazio pois seus nutrientes são melhor absorvidos pelo organismo. Além disso eles podem ser bastante diuréticos portanto evite tomar muito chá antes de uma viagem ou compromisso importante que não irá possibilitar uma ida ao banheiro.

Os chás trazem muitos benefícios à saúde e não é à toa que são tão consumidos em países do oriente como o Japão. Adquirir o hábito de tomar uma xícara de chá todos os dias só irá trazer benefícios à saúde. Apesar de o consumo de estômago vazio oferecer mais benefícios devido à alta absorção quando algum chá é consumido depois das refeições ele pode ajudar bastante na digestão pois amolecem as gorduras e outros itens ingeridos.

No Brasil não temos o hábito de tomar chá com leite no entanto fica realmente uma delícia e traz ainda mais benefícios à saúde sendo especialmente indicado para pessoas idosas pois além dos benefícios já oferecidos pelo chá os nutrientes do leite também serão ingeridos e irão fazer super bem para a saúde principalmente para a saúde dos ossos atuando na prevenção de uma série de doenças.

LEAVE A REPLY