Chá para Diarreia

0
54
 O que é diarreia?

A diarreia é um problema de saúde provocado por infecções virais e causado por bactérias intolerância a determinados alimentos por efeitos colaterais de alguns medicamentos dentre outras razões. Os principais efeitos da diarreia são: evacuações frequentes e alteração da consistência das fezes que se tornam mais liquidas.

Um dos principais males da diarreia é a desidratação causada no organismo que aparece mais em crianças e adultos em razão da maior vulnerabilidade do corpo nestas fases da vida. Ao surgirem os sintomas o médico deverá ser consultado para a averiguação da real causa do problema e se possível para que medicamentos sejam prescritos. Há contudo alguns chás que poderão ser indicados para o tratamento da diarreia.

Quais os chás indicados?

Sem dúvidas o tratamento a base de alimentos naturais é importantíssimo para conter os males provocados pela diarreia. É claro que – em alguns casos – o problema tem matrizes mais sérias que devem ser investigadas pelo médico mas em grande parte dos casos estes chás poderão regularizar o seu organismo funcionando como um excelente remédio natural. Confira.

  • Chá de hortelã: Aí está um chá fácil de conseguir. O hortelã é uma erva que poder ser encontrada em qualquer lojinha de produtos naturais supermercado feira etc e também pode ser cultivada em sua casa com facilidade. As propriedades nutricionais do hortelão são excelentes para o intestino afinal tratam da queimação azia e diarreia. Modo de Preparo: esquente a água – a quantidade para uma xícara até ferver. Adicione na água fervente entre 5 e 7 folhas de hortelã lavadas e abafe com um prato por cerca de 10 minutos. Pronto é só coar e pode beber.
  • Chá da folhas da goiabeira: As folhas e as cascas da goiabeira têm reconhecido poder medicinal e são tão (ou mais) importantes que a fruta para o tratamento de doenças. E no tratamento da diarreia a utilização da folha é recomendada por médicos e muito usada ao longo dos anos. Modo de Preparo: deixe uma xícara de água esquentar até ferver. Acrescente entre 2 ou 3 folhas de goiabeira. Coe e beba.
  • Água de arroz com cenoura: Essa combinação é excelente para acabar com os quadros de desidratação e tratar a diarreia com sucesso. Modo de preparo: Você irá precisar de uma cenoura descascada 50 gramas de arroz e 15 litros de água.
  • Coloque a água para ferver e depois a deixe esfriar. Adicione o arroz a cenoura e um pouquinho de sal e coloque a panela no fogo por cerca de 20 minutos. Beba um litro dessa água diariamente.
  • Chá de Camomila: O famoso calmante natural também tem ação efetiva contra a diarreia pois as propriedades da camomila minimizam a contração do intestino impedindo o excesso de evacuação. Modo de preparo: coloque a água para esquentar até ferver. Adicione duas folhas de camomila na água e deixe em infusão por cerca de 12 minutos. Coe e beba.

Dicas para evitar a diarreia

O clichê pontua muito bem: prevenir é melhor que remediar. Há excelentes maneiras de você evitar a diarreia e garantir a saúde intestinal. Conheça algumas das principais medidas profiláticas.

  • Lave muito bem frutas legumes e verduras antes de consumir: A higienização de alimentos crus é imprescindível por isso utilize água e hiporclorito de sódio na limpeza.
  • Beba muita água potável: não beba água da torneira. Privilegie água muito bem filtrada ou de preferência mineral.
  • Evite comer alimentos de procedência duvidosa: não coma alimentos vendidos na rua principalmente aqueles que estragam com facilidade: maionese camarão peixes etc.
  • Lave muito bem as mãos antes das refeições: Assepsia é fundamental. Antes das refeições lave bem as mãos e o punho com água e sabão intensifique a limpeza se tiver chegando da rua.
Compartilhar
Artigo anteriorBenefícios do Jiló para saúde
Próximo artigoMICRODERMOABRASÃO – TRATAMENTO PARA ESTRIAS

Deixe uma resposta