Chá para Dor de Barriga

0
39
Os principais motivos das dores de barriga
A dor de barriga é um problema que todo mundo já sentiu em algum momento da vida. Dores intermitentes queimação e descontrole na evacuação são alguns dos principais sintomas desse mal que muitas vezes impede a pessoa de trabalhar bem estudar e se deslocar de um ponto a outro com tranquilidade.

Geralmente as dores de barriga podem ser conseqüência de inflamação intestinal gases intolerância a algum tipo de alimento ingestão de comidas estragadas ou outros motivos. Se o problema persistir por muitos dias e o incômodo for muito grande a consulta deverá ser feita.

De qualquer forma há maneiras eficazes de combater os incômodos por intermédio de alimentação saudável. Existem alguns chás que são muito bons para o intestino e atuam como ótimos aliados durante o tratamento.

Quais os chás indicados?

Felizmente a natureza tem soluções interessantes para grande parte dos problemas de saúde. Com o intestino não é diferente: alguns chás são eficientes remédios naturais utilizados há muito tempo – e o consumo estimulado de geração para geração – e indicados por médicos. Estes são os principais:

Chá de boldo: O sabor amargo pode não ser dos mais agradáveis mas o chá de boldo é um dos mais eficazes no tratamento contra as dores de barriga. As propriedades nutricionais do boldo atuam na melhora do funcionamento do fígado o que tranquiliza o corpo e garante o bom funcionamento do aparelho digestivo. O hábito de tomá-lo portanto contribui de maneira decisiva para o alivio das dores.

Modo de Preparo: esquente a água até ferver. Adicione uma colher de folhas de boldo e abafe o recipiente por 10 minutos. Pronto: é só coar e beber.

Chá de folha da goiabeira: Não são poucas as funções positivas do chá da folha da goiabeira para a saúde e para a saúde intestinal ele é muito eficaz pois a bebida tem efeito digestivo e ação antiinflamatória.

O chá também – como efeito adicional – também previne o desarranjo intestinal porque suas propriedades minimizam a acidez durante a digestão.

Modo de preparo: ferva a água e adicione uma colher de sopa das folhas secas e limpas. Abafe a misture por cerca de 10 minutos. Coe a bebida antes de beber.

Chá de Pitangueira: As flores de pitanga são muito importantes no tratamento da dor de barriga pois os flavonóides combatem os microorganismos causadores.

Modo de preparo: esquente a água (1 litro) até ferver. Em seguida adicione três colheres (de sopa) da folha na água. Deixe essa mistura abafada por 10 minutos coe e beba. Se preferir também pode beber gelado.

Chá de Macela: A Macela é uma planta com inúmeras propriedades medicinais e também ajuda no tratamento das dores de barriga além de ser muito eficaz para o fígado.

Modo de preparo: esquente um 1 litro de água até ferver e adicine uma colher de sopa de flores de Macela. Pronto é só coar e pode beber.

A consulta médica é indispensável

Na maioria dos casos é possível curar a dor de barriga após o consumo desses chás e outros métodos naturais. É um problema geralmente simples e assim sendo é solucionável com medidas caseiras. Contudo você deverá ficar sempre atento ao funcionamento do seu organismo.

Se as dores de barriga forem constantes caso o problema retorne depois de alguma cura inicial é imprescindível consultar o médico para que seja feita uma avaliação pormenorizada do seu quadro clínico. Em alguns casos as dores de barriga podem ser indícios de gastrenterite apendicite ou mesmo problemas no ovário. Seja cuidadoso com a sua saúde. As consultas médicas regulares são indispensáveis para o seu bem estar.

Deixe uma resposta