Chá para Enxaqueca

0
78
 Primeiramente evite a automedicação: a consulta médica é indispensável

Quem sofre de enxaqueca sabe muito bem do incômodo. As intensas dores causadas pela compressão das artérias da cabeça podem deixar o indivíduo alguns dias de cama com dificuldades inclusive para se levantar. Como solução muitas pessoas recorrem a medicamentos sem antes fazer uma consulta médica o que não mostra ser uma boa atitude para a saúde afinal todo e qualquer problema deve ser avaliado de maneira pormenorizada pelo médico.

Então se por ventura você sente essas dores intensas deverá marcar uma consulta para buscar um tratamento ou mesmo uma recomendação natural. Aliás por falar em maneiras naturais de tratar da enxaqueca há bons chás que poderão ser excelentes aliados no processo. É claro que não se pode esperar uma cura definitiva mas com o aval médico os chás poderão ser aliados efetivos e saudáveis para você melhorar a saúde.

cha-para-enxaqueca2

Quais são os chás indicados?

A natureza tem receitas quase milagrosas para a maioria dos problemas de saúde. Quem sofre de enxaqueca poderá recorrer ao poder terapêutico dos chás que também costumam agradar ao paladar. Estes são os mais indicados.

Chá de Laranja: Além de ajudar a aliviar os sintomas da enxaqueca o chá de laranja contribui com a prevenção da doença quando causada pela sinusite em razão da presença da vitamina C propriedade que aumenta a imunidade no corpo.

Modo de preparo: Tenha 2 laranjas mel e 300 ml de água. Retire o suco da laranja e leve ao fogo somente as cascas com a água. Após começar a ferver tire do fogo e misture com mel e o suco da laranja. Consuma algumas vezes por dia.

Chá de hortelã: O chá de hortelã tem valiosos poderes nutricionais e também é indicado para tratar da enxaqueca. Muito consumida no Brasil a erva é facilmente encontrada e pode inclusive ser plantada em casa.

Pesquisadores concluíram que a planta tem óleos essenciais com poder analgésico e anti-inflamatório proporcionando excelente resultado no cuidado com as dores.

Modo de preparo: Esquente 1 litro água até ferver e adicione boa quantidade de folhas de hortelã ( não há um número determinado). Abafe a mistura por cerca de 10 minutos coe e tome o chá. Ele pode ser consumido frio ou quente.

Chá de Camomila: A eficácia como calmante natural faz do chá de camomila um excelente remédio para o tratamento contra a enxaqueca provocada por estresse. As propriedades nutricionais da erva também ajudam na melhora da qualidade do sono.

Modo de preparo: Esquente a água até ferver. Depois adicione 1 colher de chá de flores de camomila e abafe a mistura em um recipiente por 5 minutos aproximadamente. Pronto é só coar e beber. Se desejar poderá adicionar mel.

Chá de Gengibre: O gengibre também é um ingrediente fácil de ser encontrado e barato. Suas propriedades anti-inflamatórias auxiliam no tratamento contra a enxaqueca portanto o seu chá é indicado.

Modo de preparo: Tenha 50 gramas de gengibre e 1 litro de água. Misture os ingredientes numa panela coloque no forno e deixe ferver por 15 minutos. Pronto é só coar e beber.

Atenção: Não acrescente açúcar ou adoçante.

cha-para-enxaqueca3

Hábitos importantes para evitar a enxaqueca

Os hábitos em relação ao estilo de vida são imprescindíveis para evitar – ou diminuir consideravelmente – os quadros de enxaqueca. Estas são algumas medidas simples para você deixar de ter o problema.

  • Nada de sedentarismo: Ficar muito tempo parado sem fazer nada só prejudica a saúde. Além de aumentar os riscos de obesidade pode comprometer a saúde cardíaca e aumentar a pressão arterial.
  • Evite leite alimentos condimentados chocolate e café: Estes alimentos contém substâncias que potencializam a ocorrência da enxaqueca.
  • Fuja de situações estressantes: Os componentes psicológicos são determinantes para a piora nos quadros. Procure relacionar-se de forma tranquila com as pessoas e realize atividades físicas para ficar mais protegido do estresse rotineiro no trabalho.

Deixe uma resposta