Chá para infecção urinária

0
64
 Infecção urinária

Quadro infeccioso que pode acometer qualquer parte do sistema urinário a infecção urinária é uma doença bastante comum. Na grande maioria das vezes o problema ocorre na parte inferior do trato urinário onde estão localizadas a bexiga e a uretra. A condição pode também acometer os rins e os ureteres sendo mais frequente em mulheres do em homens visto a anatomia diferenciada dos corpos.

Os sintomas da infecção urinária variam de acordo com o lugar acometido. Basicamente pode-se dizer que existem 4 tipos diferentes de infecção urinária são eles: cistite uretrite pielonefrite e infecção nos ureteres. A cistite é a infecção que se dá na bexiga já a uretrite é a infecção que se dá na uretra a pielonefrite é a que acomete os rins e a infecção nos ureteres agride os ureteres.

Diante dos sintomas um médico deve ser procurado de forma a iniciar o tratamento mais adequado para cada caso. Algumas medidas caseiras também podem ser tomadas com o intuito de reduzir os sintomas e a até mesmo de evitá-los. Falaremos sobre isso mais abaixo.

Causas

A condição tem início quando alguma bactéria entra no sistema urinário. Ela sobe por meio da uretra e vai até a bexiga local em que começa a se multiplicar. Na grande maioria das vezes o organismo humano expulsa agentes infecciosos no entanto quando o corpo está debilitado e o sistema imunológico enfraquecido certos problemas podem surgir.

Alguns fatores são considerados de risco e facilitam o surgimento de uma infecção urinária. Pessoas com a uretra pequena por exemplo estão mais vulneráveis a tanto assim indivíduos com vida sexual ativa. A menopausa e o uso de certos métodos anticoncepcionais também podem deixar pessoas mais propensas a uma infecção urinária.

Sintomas

Não são em todos os casos que as pessoas desenvolvem os sintomas característicos da infecção urinária. No entanto quando estes surgem podem variar de acordo com a gravidade e localização da infecção.

Dor pélvica e no reto são alguns dos sintomas da infecção urinária. Ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro também são sintomas assim como urina de cor escura e com cheiro forte. Pode também ocorre dor nas costas e urina acompanhada de sangue. Diante destes sintomas não deixe de procurar pela ajuda de um profissional de forma a dar início a um tratamento. Geralmente o médico faz algumas perguntas e exames tais como de urina de imagem e até mesmo cistoscopia em alguns casos.

Tratamento

O tratamento da infecção urinária pode variar um pouco dependendo do local que foi acometido e da gravidade do problema. Geralmente o uso de antibióticos por alguns dias ajuda a resolver a situação no entanto o médico também pode prescrever outros medicamentos de forma a reduzir a dor ao urinar e a ardência tais como analgésicos.

Dependendo da frequência com a qual a pessoa desenvolve infecção urinária o tratamento também pode variar um pouco exigindo medidas mais agressivas em alguns casos. Beber sempre bastante água é fundamental para evitar a condição assim como para colocar um fim na mesma. Recomenda-se também evitar bebidas que irritem a bexiga como café e bebidas alcoólicas. Colocar uma bolsa quente sob a barriga pode ser uma medida efetiva para a redução dos sintomas assim como consumir certos tipos de chá.

 

Chá para infecção urinária

A ingestão de líquidos que não irritam a bexiga é fundamental para o tratamento e para a prevenção da infecção urinária. Muitos chás também são excelentes neste sentido até porque de uma forma geral eles são bastante diuréticos.

O chá de carqueja por exemplo é muito bom para infecção urinária assim como o chá de aroeira. Para preparar o chá de carqueja basta ferver a água adicionar as folhas e deixar fazer efeito por cerca de 10 minutos antes de tomar. Beber um copo a cada 4 horas pode ajudar no tratamento da condição. O chá de aroeira pode ser preparado da mesma forma e deve ser consumido no mesmo intervalo de tempo.

Outro chá muito bom para o tratamento de infecção urinária é o de folha de abacateiro. Para o preparo coloque um litro de água e as folhas em uma panela. Deixe ferver por cinco minuto tampe e espere esfriar. Beba 2 ou 3 vezes por dia. O chá de vara-de-ouro também pode ser eficiente neste sentido. Ferva uma xícara de água adicione duas colheres de sopa de folhas secas e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Coe o chá e beba durante o dia.

Por fim o chá de salsa também pode ser muito bom para o tratamento de infecção urinária. Para o preparo basta colocar 20 gramas de salsa fresca e picada em um recipiente com 25 litros de água. Deixe ferver por cinco minutos tampe espere esfriar e beba de 3 em 3 horas.

Compartilhar
Artigo anteriorDiabetes Gestacional
Próximo artigoZika Vírus e Microcefalia

Deixe uma resposta