Chás para Gastrite

0
69

O que é a gastrite?

A gastrite é uma doença inflamatória e infecciosa que atinge o revestimento do estômago e provoca dores intensas capazes de perdurar por muitos dias. Os principais causadores da doença são: consumo elevado de álcool alimentação ruim consequência de outros problemas estomacais etc. O diagnóstico é estabelecido após a endoscopia um exame onde um tubo com micro câmera é introduzido pela boca do paciente até o estômago.

Quando as crises forem evidenciadas é importantíssimo consultar o médico para que o exame seja feito e a medicação prescrita o mais rápido possível.

Primeiramente opte por receitas naturais: são muito eficazes

Como qualquer doença é importante ter cuidado com medicamentos: não utilize nenhum remédio sem prescrição médica pois há grandes possibilidades de efeitos colaterais. Recorrer a soluções naturais é uma excelente ideia e em se tratando delas é bom apontar a existência de chás que servem para o tratamento da gastrite. A grande vantagem deles é a de não causar efeitos adversos embora seja importante ainda assim consultar o médico antes do consumo. Que tal conhecer mais sobre os chás para gastrite?

Sobre os chás para gastrite

Quem sofre com dores de barriga gases constipação e tantos outros problemas estomacais sabe muito bem que alguns chás são remédios naturais incríveis. E no tratamento da gastrite as plantas medicinais também exercem um papel interessante. Estes são alguns dos chás recomendados para aliviar as dores.

Chá de Acelga A acelga é uma hortaliça muito nutritiva cujos nutrientes são eficazes para aliviar os sintomas da gastrite. Então é muito bom para a saúde preparar o chá e usá-lo no tratamento contra a doença.

Modo de preparo: Tenha 50 gramas de folhas de acelga lavadas e 1 litro de água. Coloque as folhas em um recipiente com água e leve ao forno por cerca de 10 minutos. Espere esfriar coe e pronto: pode tomar. Beba três vezes por dia.

Chá de erva cidreiraO chá de erva cidreira talvez seja o mais famoso dos chás e é receitado para diferentes tratamentos. Suas propriedades medicinais protegem a mucosa estomacal e por isso ele é indicado no tratamento contra a gastrite.

Modo de preparo: Esquente a água até ferver. Depois a coloque em uma ½ xícara de chá de erva cidreira e abafe a mistura por aproximadamente 10 minutos. Pronto é só coar e beber.

Chá de AroeiraA aroeira é uma planta medicinal que tem propriedades antiinflamatórias antiácidas analgésicas e depurativa. O chá é indicado no tratamento contra a gastrite justamente por minimizar a acidez no estômago.

Modo de preparo: Tenha 4 pedaços da casca da aroeira e 1 litro de água. Coloque os ingredientes em uma recipiente e ferva-os por 10 minutos. Espere esfriar um pouco ( é bom consumi-lo morno) coe e beba algumas vezes por dia. Se você quiser pode utilizar como substituto da água.

Maneiras inteligentes de prevenir a gastrite

Se você não tiver gastrite ou quiser passar informações para parentes ou amigos saiba que existem maneiras simples de prevenir a gastrite. A inflamação das paredes do estômago surgem na maioria das vezes em decorrências de alguns hábitos no dia a dia que podem ser evitados.

Beba menos café – É difícil alguém não apreciar um cafezinho mas a bebida em excesso irrita as mucosas do estômago portanto beba com moderação.

Não como alimentos gordurosos em excesso – Quando você ingere alimentos com muita gordura – batatas fritas hambúrgueres frituras em geral – o seu organismo produz maior quantidade de suco gástrico e isso pode provocar gastrite.

Não fique longo período sem se alimentar – Coma de 3 em 3 horas pois se você ficar muito tempo sem se alimentar o suco gástrico produzido pelo estômago entrará em contato direto com a mucosa potencializando a ocorrência de gastrite.

Deixe uma resposta