Cirurgia plástica para o Nariz

0
73
 O que é a cirurgia plástica de nariz?

Também conhecida como rinoplastia esta é possivelmente uma das mais realizadas cirurgias plásticas em todo o mundo. O procedimento causa muita apreensão antes de ser feito visto que o nariz é uma parte do corpo que está sempre em extrema evidência. Quando algo dá errado as pessoas sofrem com um nariz indesejado. Porém caso seja uma cirurgia bem sucedida aumenta muito a autoestima de um indivíduo.

O nariz é a parte central do rosto ele garante uma harmonia e deve ser tratado com sabedoria. É importante escolher bem o cirurgião para que o resultado saia conforme o esperado. O profissional deve levar em conta a vontade do paciente e também manter a singular estética de cada pessoa. Não é uma tarefa fácil.

A rinoplastia tradicional é também conhecida como cirurgia redutora de nariz. Já a rinoplastia estruturada é uma nova técnica que vem revolucionando o termo “nariz de plástica”. Muitas pessoas reclamavam que todos os narizes ficavam parecidos após uma cirurgia. Isto porque o procedimento se baseava na ressecção das cartilagens e na redução do osso o que os tornava pequenos arrebitados e uniformes. Com a rinoplastia estruturada a mudança se dá no conceito na técnica e no refinamento. Explicaremos em detalhes mais adiante.

rinoplastia-2

Quem pode realizar?

Tanto homens quanto mulheres podem fazer uma cirurgia plástica no nariz. Entretanto existe um certo limite de idade para ter acesso ao procedimento. É algo indicado em casos de desproporção ou de desarmonia entre a face e o nariz.

Além da cirurgia corretora a plástica pode envolver técnicas de ajuste da função respiratória como a septoplastia e a turbinectomia por exemplo. Cada pessoa possui uma genética própria e existem narizes que não condizem com a harmonia do todo. Portanto é preciso aperfeiçoar o nariz de forma a agradar o paciente e manter a estética esperada.

Como é o procedimento?

Normalmente a anestesia pode ser local com sedação ou até mesmo geral. Em casos de anestesia geral é preciso aguardar um tempo maior no hospital para a alta. A escolha deverá ser realizada junto de um anestesista o qual levará em consideração as variáveis em cada situação. A cirurgia plástica de nariz pode ser feita em ambulatório no entanto é mais seguro e confortável ser realizada com internação. Esta dura no mínimo 24 horas.

Na grande maioria das vezes o procedimento não deixa cicatrizes pois as incisões são feitas na parte de dentro do nariz. Para a redução a pele é descolada do osso e da cartilagem. Após isto o osso é raspado e tratado pelo profissional. Quando o efeito desejado é alcançado a pele é reposicionada e colada à estrutura.

Os pontos não necessitam ser removidos. O paciente deve ficar no entanto com um curativo por um tempo. Caso alguma alteração no septo tenha sido feita um tampão é colocado na região. A cirurgia leva em média 120 minutos variando para mais ou para menos dependendo do caso. Para anestesias locais a internação é de no mínimo 12 horas. Para as gerais é de no mínimo 24 horas. Normalmente é preciso esperar alguns meses para o resultado final. A aparência do nariz leva em torno de 6 meses para se estabilizar.

Quais as diferenças da rinoplastia estruturada?

Em primeiro lugar o conceito é diferente. O objetivo não é criar um nariz padrão é medir estudar e analisar as dimensões da face para planejar o nariz mais adequado. Os resultados são individualizados.

A técnica também é diferente. Na rinoplastia estruturada não há ressecção das cartilagens nem enfraquecimento da estrutura nasal. Em invés disto são usados enxertos obtidos do septo nasal de forma a reforçar o esqueleto osteo-cartilaginoso e garantir resultados mais duradouros.

O refinamento é outra diferença. Nos procedimentos comuns o dorso é rebaixado o nariz encurtado e a porção óssea estreitada. Com a rinoplastia estruturada são tomados cuidados em específico com o refinamento com a projeção o equilíbrio a composição do dorso da base entre outras coisas. O procedimento tende a ser bem mais demorado.

Quais são os riscos envolvidos?

Em ambos os casos o maior risco que se corre é o resultado não sair conforme o esperado. O nariz está sempre em evidência e qualquer defeito neste local chama muita atenção. Portanto é preciso pensar bastante antes de fazer uma cirurgia plástica como esta.

Além disto a escolha do profissional é de extrema importância. Muitas pessoas se dizem por aí aptas a realizar procedimentos como este. É preciso ter cuidado para não cair em uma enrascada. Procure referências e se possível consulte um médico já conhecido de forma a evitar surpresas. É bastante difícil que uma cirurgia plástica para o nariz resulte em algo preocupante sendo que os maiores riscos são os estéticos.

O que ocorre antes e depois da cirurgia?

Para que o procedimento tenha início a pessoa não pode estar com gripe nem com resfriado. Um jejum de 8 horas é requisitado no dia da cirurgia. Refeições pesadas e bebidas alcoólicas também devem ser evitadas na véspera. O fumo precisa ser cortado cerca de 15 dias antes da data assim como o uso de qualquer medicamento necessita ser informado ao cirurgião.

O curativo que é feito após o procedimento deve ser mantido por em média 10 dias para então ser retirado em consultório médico. Caso haja necessidade um outro será elaborado. Somente após alguns meses o resultado final irá aparecer já que o nariz passa por uma série de adaptações.

Durante o primeiro mês de pós-operatório é preciso evitar tomar friagem e vento. O nariz não pode ser exposto diretamente ao sol. O curativo precisa estar sempre limpo e não se deve jamais tocar no gesso para tentar ver como ficou. Diante de qualquer dor um médico necessita ser consultado. Fica proibido o uso de fármacos sem a indicação de um profissional. O pós-operatório precisa ser levado a sério para que os resultados saiam conforme o esperado. O processo é lento porém com certeza irá valer a pena. Dentro de alguns meses o nariz estará totalmente diferente.

Compartilhar
Artigo anteriorDRENAGEM LINFATICA – MASSAGEM MODELADORA
Próximo artigoAumentar os Seios Naturalmente

Deixe uma resposta