Coceira na Virilha

    0
    45

    A virilha

    Bem a virilha é uma região de dobras muito sensível que está presente tanto em homens quanto em mulheres. Com localização próxima aos órgãos genitais a virilha é uma área erógena e pode estar repleta de pelos pubianos motivo pelo qual muitos homens e mulheres fazem depilação na área.

    A depilação na virilha pode deixá-la ainda mais sensível e machucada por isto é preciso ter cuidado. Ademais algumas condições manifestam sintomas na região inguinal devemos ter portanto atenção a quaisquer sinais na virilha. A coceira localizada pode ser sintoma de uma série de condições assim como pode ser apenas uma reação à depilação por exemplo. Vamos abaixo para mais informações.

    Coceira na virilha: o que pode ser

    O corpo humano hospeda naturalmente uma variedade de microrganismos na pele como fungos e bactérias. A multiplicação indevida destes microrganismos pode acabar levando a um monte de complicações sendo a coceira uma delas.

    A coceira na virilha é uma condição frequente em homens e em mulheres. Quando se dá nelas geralmente é devido à depilação enquanto que quando se dá neles geralmente é devido à proliferação de fungos na região. A virilha é um local de dobra em nosso corpo e está quase sempre escondida. É uma área quente escura e por vezes úmida constituindo o ambiente ideal para a proliferação de fungos.

    A transpiração proveniente da prática de atividade físicas deixa a virilha úmida e permite a proliferação de fungos que antes já viviam por lá. Com isto surgem os sintomas geralmente uma coceira limitada à região de dobra.

    Além destes dois principais motivos de coceira na virilha a depilação e o suor podemos ainda destacar outras causas como a existência de piolhos nos pelos púbicos eczemas ou irritação química por exemplo. Diante dos primeiros sinais não deixe consultar um médico.

    Tratamento

    Coceira na virilha tem solução? Sim seja através de medidas preventivas para evitar recidivas seja através de mudanças nos hábitos cotidianos ou pelo uso de medicamentos específicos coceira na virilha tem solução.coceira na virilha

    De uma forma geral o tratamento varia um pouco dependendo da causa do problema. Por exemplo se a depilação estiver provocando coceira na virilha uma alternativa para resolver o problema é começar a usar lâminas ao invés de cera e vice-versa. Trocar a marca de ambos os produtos também pode ajudar assim como o método empregado. Além disto é preciso cuidar bem da pele antes e depois da depilação. Mantenha-a sempre bem hidratada e procure um profissional pra realizar a depilação de forma a evitar problemas e transtornos.

    Pessoas que praticam muito esportes e transpiram bastante tem que ter atenção com o suor localizado pois pode levar a uma proliferação de fungos na região provocando “pé de atleta” ou coceira na virilha. Diante dos sintomas o médico pode ou não indicar pomadas e fármacos tópicos antifúngicos. Em casos mais graves ou de infecções secundárias outras medidas deverão ser tomadas depois do devido diagnóstico.

    Como evitar

    Simples medidas no dia a dia podem ajudar a controlar a coceira na virilha e o surgimento de novos casos. Como dissemos anteriormente muitas vezes a coceira pode ser uma decorrência do uso de lâminas ou de ceras para depilação. Trocar ou variar entre as duas opções pode ajudar a diminuir a coceira assim como estudar um novo método depilatório que você ainda não tenha usado. Além disto não deixe de ir num profissional pois ele poderá ajudar você a encontrar a melhor solução para o seu caso.

    Utilizar roupas muito justas e quentes também pode provocar coceira na região. É fundamental haver passagem de ar caso contrário o local fica abafado e quente o que favorece a proliferação dos microrganismos. Mantenha a sua pele sempre limpa seca e fresca desta forma os fungos passarão longe.

    Quando puder escolher dê preferência às roupas íntimas feitas em algodão pois este material absorve mais o suor e o deixa longe do contato com a pele. Não use roupas que possam irritar ainda mais a área como peças feitas em lã. Outra dica importante é lavar bem a região durante o banho e depois secá-la tão bem quanto. Passe a toalha diversas vezes na virilha e nos pés que são os locais mais comumente acometidos por infecções fúngicas.

    Lembre-se de procurar por um médico sempre que qualquer espécie de sintoma surgir. Algumas vezes meros sinais podem ser indícios de condições importantes e preocupantes. Portanto consulte um médico periodicamente e realize os exames de rotina de forma a manter o seu corpo protegido e o seu organismo bem monitorado. Além disto nunca realize auto-medicação pois o uso incorreto de certos fármacos pode piorar ainda mais a situação. Somente um profissional está apto para avaliar cada caso e decidir a melhor alternativa. Coceira na virilha tem solução sim e ela deve ser buscada.

    Deixe uma resposta