COLESTEROL LDL ALTO

    0
    62

    Colesterol alto: Saiba o que é e cuide-se

    Colesterol é um tipo de gordura que é fundamental no organismo das pessoas porém existe o controle dessa gordura que em excesso pode fazer mal à saúde.

    Considera-se colesterol alto pacientes que possui a gordura total igual ou superior a 200mg/dl. A doença acontece quando a gordura fica armazenada nas paredes dos vasos sanguíneos. Essa ação causa a diminuição do fluxo de sangue para órgãos importantes do funcionamento do organismo como coração rins e cérebro.

    Além disso o problema pode causar trombose ou acidente vascular cerebral conhecido como AVC.

    O colesterol é importante para o desenvolvimento do organismo humano produção de hormônios e também auxilia na manutenção das células mas quando o colesterol é alto torna-se negativo ao paciente e é encontrado no sangue em níveis bem elevados do que o considerado normal.

    O fígado é um dos órgãos responsáveis pela produção de colesterol e contribui com um grama por dia de colesterol. O suficiente para manutenção do corpo e organismo.

    colesterol ldl

    Cada pessoa desenvolve o processo de colesterol de uma forma diferente. As variáveis são as condições com que a pessoa leva a vida se pratica ou não esportes além das condições genéticas e o sexo. O processo é diferente entre homens e mulheres cada um desenvolve de uma forma. Os hormônios são diferentes e por isso o colesterol não é desenvolvido de forma padrão.

    Um dos riscos da doença são as causas de outros problemas de saúde como doenças cardiovasculares e entupimento de artérias. Como colesterol alto não apresenta sintomas o paciente pode sofrer até um ataque cardíaco por conta do colesterol em altos índices.

    Como se adquire

    Os principais sintomas que refletem ao colesterol alto são a falta de exercício físico junto com má alimentação consumo de cigarros e também o histórico familiar.

    Pessoas obesas são os pacientes que mais sofrem de colesterol alto.

    Na gestação é possível que haja um aumento no colesterol e com isso é importante seguir as orientações do médico responsável para que o bebê não tenha aumento de peso o que pode causar doenças cardíacas na infância.

    Sintomas

    Pacientes que sofrem de colesterol alto não apresentam sintomas que podem identificar o problema.

    É importante ficar atento a alguns sinais como sentir falta de ar ao praticar esportes exercícios físicos subir e descer escadas. Principalmente se a pessoa consome muitos doces refrigerantes e comidas gordurosas.

    colesterol alto

    Como é feito o diagnóstico

    Para identificar a doença é importante que o paciente verifique os níveis de colesterol no sangue. Para isso é importante fazer exames de sangue periodicamente e o teste específico para diagnosticar o colesterol alto é o teste lipídico conhecido como lipidograma.

    Para realização deste exame o paciente deve permanecer sem comer e beber nada 12 horas.

    Como é feito o tratamento

    O tratamento da doença consiste em vários procedimentos e depende da gravidade do problema.

    Reeducação alimentar e exercício físico são ações indispensáveis para o tratamento da doença. Para pacientes fumantes é muito importante que abandone o cigarro pois sem essa atitude o tratamento se torna ineficaz.

    Além de mudanças nos hábitos da qualidade de vida alguns pacientes precisam fazer uso de medicamentos que são indicados e orientados pelo médico que atende e tem as informações da vida clínica do paciente.

    Os pacientes devem fazer exercícios físicos pelo menos 40 minutos três vezes por semana. Fazer caminhada apenas aos finais de semana não ajuda no tratamento do colesterol alto.

    Na alimentação é importante fazer uma dieta rica em frutas legumes e carne branca como peixe e frango por exemplo.

    Se a doença for adquirida na gestação não é preciso tomar medicamentos mas é necessário seguir uma dieta com pouca gordura e praticar atividade física como a caminhada.

    Como prevenir

    Mudanças de hábitos sempre voltados para uma vida mais saudável são fundamentais para a prevenção de muitas doenças inclusive do colesterol alto.

    No dia a dia a ingestão de pão integral frutas como laranja bananas figos e maçãs são alimentos que contribuem para uma dieta ideal que previne a doença.

    Exercícios físicos diariamente são bons aliados para evitar o colesterol alto. Seja um jogo de futebol com amigos caminhada ou academia. O importante é exercitar o corpo que previne o colesterol e o paciente diminui os riscos de sofrer um infarto.

    Cigarro é um grande problema e evitar o tabaco é essencial no controle dessa doença.

    colesterol alto dieta

    No dia a dia evite o estresse pois também pode aumentar as possibilidades de infarto e de colesterol. Procure fazer atividades que lhe satisfaça.

    Bebidas alcoólicas e muito refrigerantes também devem ser consumidos com moderação. No dia a dia dê preferência para sucos naturais e água.

    Não se esqueça de regularmente fazer exames para checar as condições de saúde. Além de todos os cuidados com alimentação e exercício físico é indispensável o controle com exames e orientações do seu médico.

    Deixe uma resposta