Coletor menstrual

0
127
 O que é o coletor menstrual?

O coletor menstrual é um copinho geralmente de silicone. que coleta o sangue da menstruação. É uma alternativa bastante interessante já que evita o contato da mulher com o sangue e é benéfico tanto ao meio ambiente quanto ao bolso.

Os coletores menstruais estão disponíveis em diferentes tamanhos e marcas. Ao contrário dos absorventes eles coletam o sangue e não o absorve. O mais comumente utilizado é o em formato de taça em silicone. Ele tem uma durabilidade de até 10 anos sendo que algumas marcas também oferecem coletores mensalmente descartáveis.

Além de trazer uma série de benefícios o coletor menstrual é muito prático e higiênico. Apesar de estarem mais conhecidos recentemente no Brasil estima-se que ainda nos anos de 1950 os coletores menstruais eram produzidos em larga escala nos Estados Unidos.

Como escolher o tamanho?

Cada marca tem determinada especificação com relação aos tamanhos no entanto o mais comum é que dois deles estejam disponíveis: um menor e outro maior. Para mulheres com mais de 30 anos ou que já passaram por alguma gravidez é indicado o uso de um coletor menstrual já para mulheres com idade inferior aos 30 ou que ainda não tiveram filhos é indicado o uso de outro tipo de coletor.

Ainda assim o ideal é procurar orientação e dar preferência ao que fique mais confortável no corpo. A grande maioria das mulheres aprova o uso de coletor menstrual sendo algo bem mais prático higiênico e econômico do que os absorventes.

Como funciona?

O coletor menstrual coleta o sangue da menstruarão ao invés de absorvê-lo como ocorre com os absorventes. A cada menstruação ele pode ser limpo e reutilizado sendo que alguns duram até mesmo cerca de 10 anos.

Disponível em diferentes tamanhos formatos e feitos com diversos materiais mais usualmente o silicone o coletor menstrual se adapta aos mais variados corpos e fluxos mesmo para os mais intensos. Basicamente ele deve ser inserido dobrado na vagina e retirado após cerca de 8 a 12 horas. Por ser feito com material flexível ele se adapta perfeitamente à vagina ficando em uma posição mais baixa do que o absorvente interno facilitando na hora da retirada e evitando sujeira.

Como utilizar?

Antes de mais nada é preciso ler as instruções que vêm junto ao produto. Em seguida vá a um banheiro e tente posicionar o coletor da melhor forma possível. Algumas usuárias podem ter certa dificuldade na primeira vez sendo que com o passar dos meses vai ficando mais fácil. Não é recomendado experimentar o coletor sem estar menstruada pois durante a menstruação a vagina fica mais lubrificada o que facilita o processo.

A forma mais fácil de inserir o coletor é dobrando-o em “c”. Outra maneira é posicionando um dedo sobre a borda do coletor e empurrando-a para dentro. Em seguida sente-se confortavelmente e mire o coletor em direção ao colo do útero. Deixe o cabinho do coletor virado para baixo e segurando-o em formato de “c” insira-o até que ele abra já dentro da vagina. Após sentir que ele está confortavelmente posicionado puxe o cabinho um pouco para baixo de forma a criar um vácuo na região.

Depois de colocado o coletor não deixe de lavar as mãos com sabão. Durante o dia aja normalmente e fique tranquila pois ele coleta todo o sangue. Passadas no máximo 12 horas da inserção retire o coletor para esvaziá-lo. Algumas mulheres com o fluxo mais intenso podem precisar esvaziá-lo em um período menor de tempo. Para remover o coletor empurre-o com os músculos até que a haste fique para fora. Puxe-a aos poucos e quando ele estiver quase por completo para fora não deixe de mantê-lo em pé. Despeje o sangue em um vaso sanitário e lave o coletor com água corrente. Caso faça o uso de sabonete enxague bem de forma a evitar irritações. O coletor também pode ser limpo com água e álcool. Fervê-lo de tempos em tempos também ajuda a prolongar a sua vida útil. Depois de limpo reposicione o coletor.

Benefícios

O coletor menstrual é mais confortável do que o absorvente interno além de ser mais higiênico e menos suscetível a alergias. Geralmente feitos em silicone os coletores diminuem bastante o risco de infecções além disto evitam o contato do sangue com a região da vagina o que reduz a proliferação de bactérias. Outro benefício é a eliminação do odor desagradável característico à menstruação já que o sangue não entra em contato com o ar somente na hora da remoção.

O silicone é um material extremamente durável sendo que o mesmo coletor pode ser usado por cerca de 10 anos. Desta forma a mulher economiza dinheiro pois não há a necessidade de comprar absorventes todos os meses. Além de ajudar na economia o uso do coletor ainda ajuda na preservação da natureza visto que o número de absorventes jogados todos os anos no lixo é enorme e o coletor pode ser utilizado por vários anos.

LEAVE A REPLY