Como calcular o IMC?

    0
    39

    O que é o IMC?

    Esta sigla é referente à “Índice de Massa Corporal” e é considerada uma medida internacional para saber se um indivíduo está ou não acima do peso. O IMC foi desenvolvido por um polímata chamado Lambert Quételet no final do século XIX. É basicamente um cálculo simples e rápido para definir o nível de gordura em cada pessoa. O IMC é um preditor de obesidade internacional sendo inclusive utilizado pela OMS ou Organização Mundial da Saúde.

    Calcular o IMC é muito importante. Atualmente um dos mais sérios problemas enfrentado em todo o mundo é a obesidade. A forma infantil da doença é ainda mais preocupante devendo ser levada à sério. Através do IMC uma pessoa pode ou não ser determinada obesa. É importante lembrar que obesidade é uma condição que necessita de tratamento diferente de uma simples barriguinha ou de estar um pouco acima do peso.IMC

    Consular um médico com frequência e cuidar da saúde é fundamental. Todas as pessoas precisam ficar atentas ao seu índice de massa corpórea de forma a evitar danos futuros. Caso um indivíduo seja diagnosticado com obesidade um tratamento deve ter início. Não hesite em procurar por ajuda.

    Como calcular o IMC

    É muito simples o cálculo utilizado para definir o IMC de uma pessoa. O número é obtido através da divisão da massa do indivíduo pelo quadrado da altura. A massa precisa estar em quilogramas já a altura deve estar em metros. Portanto IMC = massa/alturaXaltura.
    Uma pessoa que pese 73 kg e que tenha 173 m de altura por exemplo terá IMC de 239 kg/m2. O resultado do IMC precisa ser comparado com valores em uma tabela em específico. A tabela possui índices que indicará o grau de obesidade do indivíduo. O IMC de menos de 185 é considerado abaixo do peso. O IMC que fica entre 186 e 249 é considerado saudável. O IMC entre 25 e 299 é considerado um sobrepeso. O que fica entre 300 e 349 é considerado obesidade de grau I já o que fica entre 350 e 399 de grau II e o superior a 400 de grau III ou seja obesidade mórbida.

    imc-infantil

    IMC Infantil

    Problemas com o IMC

    Apesar de bastante utilizado o cálculo de IMC apresenta algumas limitações. Pessoas musculosas por exemplo podem ter um número grande devido ao peso no entanto elas não devem ser enquadradas entre os obesos mórbidos. Além disto a aplicação em crianças também é um pouco controversa já que precisa de um outro gráfico.

    Ainda que tenha pontos fracos o IMC continua sendo bastante utilizado por médico ao redor do mundo. Na realidade a melhor forma de definir uma obesidade mórbida é através da medição da taxa de gordura corporal. Ficar com a saúde em dia é fácil basta adotar bons hábitos de vida e se alimentar devidamente. Diante de sintomas não hesite em procurar por ajuda. Além disto realize exames com frequência e consulte periodicamente um médico. A grande maioria das condições é melhor tratada quando precocemente diagnosticada.

    NO COMMENTS

    LEAVE A REPLY