Como emagrecer

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Dicas sobre emagrecimento

Antigamente estar “gordinho” era um sinal quase que universal de estar bem de saúde, no tempo das nossas avós era normal as pessoas acharem que gordura era sinônimo de saúde, quando nascia um bebê a reação era que se tivesse magrinho então estava doente, mas se estivesse gordinho estava bem. Porém os tempos mudaram, hoje em dia estar gordinho significa estar com a saúde em alerta.

Nesse guia você aprenderá como emagrecer.

Esse guia não tem por objetivo passar uma fórmula, tampouco pode ser usado como dieta e nem estamos ajuda de profissional, apenas serve como um guia.

Tendo noção que você precisa emagrecer

O primeiro passo para entender como emagrecer é conseguir entender que você precisa emagrecer, isso se dá de várias de maneiras:

  • Roupas Apertadas- Você percebe que as suas roupas já não servem mais, ficam apertadas e algumas até feias;
  • Cansaço- A pessoa se cansa com facilidade e não sabe mais o que fazer;
  • Indisposição- A pessoa começa a querer apenas comer e dormir;
  • Maior apetite- A pessoa começa a comer com mais frequência;
  • Alguém te dá um toque- Alguém próximo a você começa a insinuar que você está gordinho.

Após esses passos, é normal a pessoa começar a sentir que está acima do peso, a partir daí ela saberá que precisa emagrecer e aí ela aceitará que precisa emagrecer.

Entendimento do Processo.

Ninguém engordou da noite para o dia, isso levou tempo, então esse senso de imediatismo só irá trazer más notícias. A resposta de como emagrecer, nada mais é do que o oposto do que te fez engordar, ou seja, a fórmula está praticamente pronta. Basicamente é necessário muito Foco, Muita fé e muita Força. As tentações baterão na sua porta quase que diariamente e para você conseguir chegar lá, você precisará se testar todo o tempo.

As várias maneiras de como emagrecer

Existem vários caminhos que levam ao mesmo destino, o senso de ser dono do próprio corpo é algo muito presente nessa sociedade, existem várias maneiras de emagrecer e abaixo listaremos as principais:

  • Dietas restritivas- Existem certos grupos de alimentos que engordam mais do que outros, por exemplo: Massas engordam mais do que Carnes Magras. Uma das táticas é cortar certos tipos de alimentos e assim conseguir um resultado um pouco mais rápido.
  • Reeducação Alimentar- Esse método é tido pela maioria como o melhor, pois engloba além de como emagrecer com saúde, também engloba o conceito de manter o peso e assim promover uma verdadeira reeducação.

Estabelecer Metas

Os seres humanos funcionam melhor quando possuem metas, é preciso estabelecer metas, para alguns a meta pode ser curta e para outros longas. Isso quem dirá é apenas a pessoa em questão. A resposta de como emagrecer vai depender só de você, pois o esforço e o foco pertencem só a você e a ninguém.

Estabelecer Metas nada mais é do que determinar qual é o destino e o tempo que você levará chegar na sua meta, é uma decisão muito pessoal, mas é imprescindível para entender como emagrecer. Sem dúvida é uma das partes do processo e talvez seja uma das mais importantes.

Disciplina para emagrecer

Essa é a palavra-chave desse guia, é preciso ter disciplina para comer, para seguir os passos e principalmente para não comer aquilo que te faz engordar. A boa notícia é que tendo disciplina para isso, você automaticamente consegue disciplina para quase tudo na sua vida. Isso leva tempo e é um exercício diário.

A parte de por “a mão na massa”

Você já entendeu que precisa emagrecer, escolheu o caminho que vai seguir, e estabeleceu suas metas. Então agora chega a parte de você colocar a mão na massa. É hora de ultrapassar os seus limites e finalmente chegar no seu objetivo.

Logo abaixo está uma pequena lista com as dicas de como emagrecer:

1-   Ter um horário especifico para comer

Para que o nosso corpo funcione melhor, ele precisa aprender qual a hora de dormir, acordar e comer. Isso vai ajudar você a evitar os assaltos noturnos a geladeira, que são os que mais engordam. Portanto, procure se alimentar de 3 em 3 horas para você não sentir muita fome e acelerando assim o metabolismo, já que a sensação de satisfação é um dos fatores importantes em um regime de como emagrecer, do que aquilo que se deve deixar de comer.

Sem contar que fazendo isso, você consegue ficar mais disciplinado.

2-   Dormir bem

Duas noites sem dormir pode afetar o seu metabolismo, aumentando os níveis do hormônio grelina que estimula a fome, e minimiza os níveis do hormônio leptina responsável pela saciedade. A privação de sono provoca resistência à insulina, o que interfere como o metabolismo processa gordura e que pode causar ganho de peso. Outro ponto, é que a falta de sono atrapalha o seu humor e isso pode afetar a sua disciplina.

3-   Escreva sua meta em um papel e deixe em um lugar visível

Essa é a famosa teoria da visualização, tudo o que a gente visualiza, exterioriza e traz para fora da gente. Nós conseguimos trazer para nossa realidade e criar um relacionamento bem mais íntimo com aquilo que desejamos. Não importa qual seja a sua meta, escreva e coloque no espelho do banheiro, na porta do guarda roupa, dentro do carro, um lembrete na tela do celular… em qualquer lugar no qual você vai ver todos os dias e em todo momento, para te fazer lembrar do seu objetivo.

Às vezes bate aquela preguiça de ir caminhar, ir à academia, ou seguir à risca a sua dieta naquele dia, mas você vai ver que existe um propósito por trás de tudo isso, e que você não está fazendo em vão, no final vai obter resultados satisfatórios.


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4-   Tomar muito liquido ao longo do dia

Para emagrecer de forma saudável é muito importante beber muito líquido no decorrer do dia, como chá sem açúcar ou água, isso ajudará a diminuir a fome e retenção de líquidos, pois quanto mais liquido você ingere, mais urina seu corpo produz, eliminando as toxinas que impedem no emagrecimento.

Cada célula do sistema digestivo requer água pura para metabolizar alimentos adequadamente. Se você estiver levemente desidratado, o metabolismo pode ficar mais lento. Sabe aquela história de que água gelada emagrece? Com o liquido frio, o corpo sofre uma espécie de estresse e gasta calorias para entrar em equilíbrio de novo.

É indicado que os líquidos sejam ingeridos em um período de meia hora antes e depois de cada refeição. Recomenda-se tomar de 1,5 a 2 litros por dia.

5-   Atividade física

Exercícios são importantes tanto quanto a alimentação, ela pode ser aplicada às modalidades aeróbicas ou a musculação. Trata-se de alternar, por exemplo, caminhada/corrida leve e corrida intensa, exercícios para os braços, pernas com corridas ou pedaladas.

Como nosso corpo não descansa totalmente como por exemplo, fazer caminhadas de pelo menos 30 min, 3 vezes por semana, intercalando em curtas corridas. Além de auxiliar no emagrecimento, ela agrega outros benefícios como:

  • aumentar a massa muscular;
  • diminuir o estresse;
  • dormir melhor;
  • melhorar a circulação
  • controlar o colesterol e o diabetes

Outra dica bem legal para quem não tem muito tempo, é substituir certos hábitos que se tornaram cômodos para nós, e que também podem auxiliar no emagrecimento, como por exemplo:

  • usar escadas ao invés do elevador
  • descer um ou dois pontos antes do trabalho e ir andando o resto do caminho
  • levar seu animalzinho pra passear
  • usar mais a bicicleta do que o carro

Para aumentar ainda mais o gasto de energia, fazer também alguns exercícios de resistência, complementando o treino.

6-   Comer de tudo, mas pouco

Fazer várias pequenas refeições ou lanches ao longo do dia é um método muito eficiente para aumentar o metabolismo. Se você comer um monte de calorias em uma sessão, o corpo tende a armazená-los como gordura. Por outro lado, se você não consumir calorias suficientes, seu corpo percebe esse comportamento como inanição e começa a armazenar carboidratos na forma de gordura.

Mesmo comendo em pequenas quantidades ao longo do dia, as frutas e legumes nos fornecem muitas fibras e vitaminas, e o nosso corpo precisa de todos os nutrientes, uma vez que existem dietas que proíbem os carboidratos e só fazem com que voltamos ao peso que tanto queremos perder. Aqui mais algumas dicas de como emagrecer comendo pouco:

  • preferir leites desnatados;
  • Tomar sucos ou iogurtes com chia e linhaça
  • comer castanhas ou amendoins, uma média de 3 ao dia;
  • preferir somente uma fonte de carboidratos: bolacha sem recheio; arroz, batata, ou macarrão no almoço ou jantar;
  • comer salada antes do almoço e do jantar;
  • comer ao menos 2 frutas por dia.

7-   Não ficar com fome

Para muitos a ideia de se alimentar a cada 3 horas e fazer 6 refeições por dia é um tanto quanto exagerado, mas é certo que a fome não aparece. Dessa maneira, as porções de comida, aos poucos, vão diminuindo e o peso também. A fibra de vegetais ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, aumenta a saciedade e mantém a eficiência metabólica. Além disso, os antioxidantes das frutas e vegetais ajudam o corpo a eliminar os radicais livres.

Os radicais livres podem afetar as células saudáveis que seu corpo precisa para manter seu metabolismo forte. Siga abaixo as dicas:

  • usar lembretes no celular avisando a hora de comer;
  • levar sempre contigo alguma fruta, frutas secas ou lanches fáceis pra se alimentar mesmo estando na rua;
  • os melhores lanches são: 1 fruta + 4 bolachas sem recheio ou 1 iogurte desnatado + 1 pão integral com manteiga.

Deixar de comer faz com que o nosso corpo retenha calorias, gastando menos do que deveria, e transformando todo o alimento extra em gordura.

Ah, e a recaída?

Passarem-se todas as partes e então surge aquela pergunta inevitável: “E as recaídas? ”

Ninguém lê sobre como emagrecer pensando em ter recaída, porém isso é algo que pode acontecer, deve-se lutar para não acontecer, mas se acontecer a atitude deve ser a mesma do começo desse guia, ou seja, simplesmente seguir todos os passos e ter em mente que você tem uma meta e um foco.

Pesquisar, comentar e compartilhar são essenciais, mas o responsável pelo seu sucesso é você mesmo.

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