Como saber o sexo do bebê

    0
    48

    Menino ou menina?

    Muitos pais morrem de curiosidade para saber o sexo do bebê. Com isto os planos podem realmente ter um início pois dá para comprar roupinhas arrumar o quarto comprar brinquedos escolher um nome entre outras coisas. Alguns pais no entanto preferem a surpresa no momento do parto e manter o sexo em mistério até a última hora. Bom cada um tem o seu gosto e cada família escolhe o que é melhor para si.

    Não faz muito tempo as tecnologias disponíveis na época eram insuficientes para dar estas informações aos pais. Imagine só você querer saber o sexo e não poder. Devia ser algo bastante difícil. Inúmeras simpatias e testes populares foram sendo desenvolvidos com o intuito de suprir esta curiosidade. Estes testes eram bem famosos na época de nossas avós tendo hoje caído em certo desuso graças aos avanços da medicina.

    Testes populares

    Eles são apenas suposições e comentaremos alguns aqui somente para registro. Por exemplo o teste da aliança era bem famoso. Para as mães conseguirem descobrir o sexo do bebê elas penduravam uma aliança de ouro no cabelo e a deixavam pender sobre a barriga. Se a aliança balançasse pra frente e para trás era sinal de que viria um menino. Caso a aliança balançasse em movimentos circulares era menina.

    Outro teste famoso para descobrir o sexo do bebê era o da colher. O procedimento consistia em pedir para alguém colocar debaixo de uma almofada uma colher e debaixo de outra almofada um garfo. Então a mulher grávida ia e sentava em alguma almofada se sentasse na colher ia ser menina e se sentasse no garfo ia ser menino.

    Bom atualmente temos algumas opções mais complexas e científicas disponíveis. Porém para as mulheres que queiram se divertir durante a gestação fica a dica do teste da aliança e do teste da colher.

    Menino ou menina

    Como saber o sexo do bebê

    Mais ou menos a partir do 2º mês de gravidez já é possível descobrir o sexo do bebê. Com 8 semanas ou seja 2 meses pode ser realizado um exame de sangue um tanto quanto caro para sexagem fetal. Já a partir da 10ª semana fica mais simples descobrir o sexo do seu bebê no entanto o exame ainda é relativamente caro. O exame de urina de farmácia por exemplo é um teste caseiro muito parecido com aquele para descobrir a gravidez. Basta a mãe urinar sobre o produto contendo reagente que ele indicará pela cor qual é o sexo do bebê.

    É também a partir da 10ª semana de gestação que se torna possível realizar alguns exames genéticos para descobrir o sexo. Estes são no entanto invasivos e podem até mesmo acabar machucando o bebê por isto vale a pena esperar um pouco até a 13ª semana quando já e possível realizar uma ultrassonografia.

    A ultrassonografia pode ser feita a partir da 13ª semana de gestação e dependendo da perícia do profissional do aparelho utilizado e da posição do bebê é possível acertar o sexo com uma margem de erro de mais ou menos 10%. Depois da 16ª semana fica um pouco mais fácil acertar sendo este o melhor período para tanto. Porém erros acontecem.

    Qual método é mais confiável

    O exame genético não erra. Ele deixa os pais 100% seguros de que será menino ou menina. No entanto tal exame é invasivo caro e ainda pode machucar o feto levando até mesmo a um aborto espontâneo em cerca de 1% dos casos. A amniocentese e a biopsia do vilo corial são alguns deles entretanto devem ser realizados somente quando muito necessários e não apenas para descobrir o sexo do bebê.

    O teste de urina de farmácia por outro lado não é invasivo é rápido e simples. No entanto também não é nada confiável ainda mais se a mulher fizer uso de hormônios como o progesterona. Além disto este teste é também bastante caro.

    Uma opção ainda cara porém efetiva é o exame de sangue para sexagem fetal. Ele pode ser realizado ainda no 2º mês de gestação e não é preciso pedir para o seu médico. No entanto ele não está disponível na rede pública e nem é coberto por convênios médicos. Caso esteja morrendo de curiosidade para saber o sexo do bebê este exame de sangue tem uma taxa de acerto de até 99%. O exame em si é rápido e o resultado sai em 5 dias úteis.

    Por fim o exame mais conhecido e utilizado continua sendo a ultrassonografia. Ele é relativamente barato e simples podendo ser realizado a partir da 13ª semana de gestação. No entanto o bebê nem sempre está em uma posição favorável para que o profissional possa identificar se é menino ou menina. A partir da 20ª semana é possível realizar um ultrassom morfológico muito mais detalhado e que trará mais certeza sobre o sexo.

    Deixe uma resposta