Como saber se estou Grávida

0
107
E agora será que estou grávida?

Esta é uma dúvida que pode assombrar muitas mulheres. Quando a menstruação não vem logo nos questionamos: será que estou grávida? As imagens das semanas passadas vêm à memória como em um filme. Tentamos reconstruir o que aconteceu e decifrar este mistério.

Atualmente existem alguns métodos simples e outros mais complexos para detectar uma gestação. Uns necessitam de um certo tempo enquanto que outros trazem resultados imediatos. Há também uma série de dicas a serem levadas em conta diante da suspeita da gravidez.

Ter um bebê pode ser uma das maiores maravilhas na história de um indivíduo. Existem casais que passam meses trabalhando no sentido de gerar uma vida. Por outro lado uma gravidez inesperada pode interferir muito no destino das pessoas. Uma criança precisa de atenção e de cuidado. Além disto ela demandará tempo e dinheiro da rotina do casal. Portanto nada mais do que justo a pergunta ficar na cabeça: será que estou grávida?

Como ocorre a gravidez?

Quando o espermatozoide encontra o óvulo há fecundação. Porém a jornada é longa e pode durar até mesmo 48 horas. O espermatozoide necessita atravessar a barreira da cérvix e subir pelo útero até as trompas de falópio. A mulher possui duas trompas e somente em uma delas estará o óvulo a ser fecundado. Nesta etapa muitos espermatozoides se perdem no caminho.

Os que atingem o óvulo lutam para penetrar em seu interior. A cabeça deles libera uma enzima que vai quebrando a parede gelatinosa do alvo. Assim que um espermatozoide consegue entrar a membrana do óvulo muda suas características. Houve a fecundação e agora tudo é chamado de zigoto. O zigoto dará origem a um bebê.

 

Sintomas de uma gravidez

Após ter tido relações sexuais sem proteção surge a dúvida da gravidez. Muitos exames podem e devem ser feitos no entanto geralmente alguns sinais dão a dica de se são ou não necessários tais exames.

O atraso menstrual é sem dúvidas o que merece maior destaque. É também frequente que a mulher grávida sinta os seios constantemente inchados e doloridos. Surgem enjoos e desejos alimentares. Até mesmo um leve aumentar do volume abdominal. Algumas veias tendem a ficar mais ressaltadas e o olfato e o paladar se transformam. A fome se torna exagerada e o sono é intenso.

Diante destes sinais desconfie de uma gravidez e realize os exames necessários para comprovar a gestação. Porém caso todos os sinais estejam ausentes mas você tenha tinha relações sexuais sem proteção faça também os exames. Desta forma há como ter certeza do que está acontecendo. Os testes de farmácia por exemplo são excelentes alternativas nestes casos.

Como funciona o teste de farmácia?

teste-de-gravidez-farmaciaO teste mais confiável para confirmar uma gravidez é ainda o de dosagem sanguínea do hCG. No entanto os testes de farmácia vêm sendo utilizados com grande eficácia de resultado. O hCG é um hormônio somente produzido quando há gestação sendo raro os casos de hCG circulante sem que haja uma gravidez em curso. Como todos os hormônios humanos este também é eliminado em partes pela urina. Conforme a gravidez vai avançando os níveis do hCG vão subindo no sangue.

Os testes de gravidez de farmácia funcionam basicamente através da reação da urina da paciente com uma fita absorvente. Ela deve destampar o produto e urinar na fita. Após alguns minutos o resultado é dado. Caso seja detectado hCG na urina o resultado é dado de uma forma caso não seja de outra forma. Mulheres sem o hormônio na urina não estão grávidas.

Estes testes somente podem ser usados depois de no mínimo 1 semana de atraso da menstruação. Caso restem dúvidas ele pode ser feito novamente após uns dias. O nível de hCG no sangue sobe conforme a gravidez progride portanto é preciso esperar certo tempo para que o hormônio esteja presente na urina.

Exame de sangue para gravidez

teste-de-gravidezO exame de sangue é ainda o método mais aconselhável para se detectar uma gravidez. O sinal para fazer o teste é o atraso menstrual. Com apenas 1 dia de atraso já é possível determinar uma gestação portanto para quem tem pressa e quer ter certeza este é o método mais indicado.

Apesar das técnicas atuais serem capazes de detectar com tamanha antecedência é sempre plausível esperar pelo menos 5 ou 7 dias para a realização do exame. Este pode ser tanto qualitativo quanto quantitativo. O qualitativo indica apenas se há ou não um feto já o quantitativo traz os níveis do hormônio no sangue.

Para o procedimento uma pequena amostra é retirada e enviada a um laboratório. Ele é feito gratuitamente em alguns lugares ou em alguns laboratórios particulares. O tempo para o resultado varia de local para local podendo demorar desde alguns dias a até mesmo 1 mês.

Dicas para mulheres grávidas

Após a confirmação da gestação é preciso se preparar para a chegada do bebê. A parte mais gostosa é comprar as roupinhas arrumar o quarto escolher o nome… Porém junto da gravidez vêm alguns incômodos como ânsias enjoos dores nas costas nos peitos entre outras coisas.

É importante procurar por um médico para fazer o devido pré-natal. A saúde da criança e da mãe ficam em jogo caso não se passe por esta etapa. Durante o pré-natal uma série de exames serão realizados como o de diabetes o de anemia o de rubéola e o de toxoplasmose. É necessário que a saúde da mãe seja monitorada para que esta não afete o bebê. Além disto é fundamental que os pais fiquem por dentro de tudo o que ocorre com a criança através de ultrassonografias.

A alimentação deverá ser diferente os esforços físicos reduzidos e fica vetado o fumo e consumo de bebidas alcoólicas. O uso de salto alto também não é indicado assim como o de roupas apertadas. Durante o pré-natal a mãe fica sabendo de tudo o que é certo e de tudo o que é errado até a data do nascimento. Passado este período chega a criança e então é só curtir a nova fase.

Deixe uma resposta