Como tirar o CRM?

    0
    106

    O que é CRM?

    A sigla CRM é referente ao termo Conselho Regional de Medicina. Todos que se formam médicos necessitam tirar o CRM logo após pegar o diploma já que somente depois de terem se inscrito junto ao CRM de seu estado estarão liberados para exercer a profissão.

    Como não é permitido exercer a profissão sem antes se inscrever no CRM é aconselhável que a primeira medida ao final da faculdade seja localizar o local e comparecer com os documentos necessários após a realização do exame do CREMESP. Caso a pessoa mude de estado depois de ter se inscrito no CRM do mesmo terá que fazer uma nova inscrição neste outro estado.

    O CRM é um órgão responsável entre outras coisas pela fiscalização dos profissionais. Desta forma a prática da medicina fica mais segura para todos e possíveis fraudes podem ser detectadas com maior facilidade. Em casos de dúvidas com relação à solicitação do CRM acesse o site da CREMESP em www.cremesp.org.br. Abaixo daremos dicas e as principais informações para dar início ao processo.

    Como tirar

    Para fazer a primeira inscrição é necessário que a pessoa compareça à sede da CREMESP de seu estado ou a alguma outra delegacia autorizada com os documentos em mãos. Além disto no ato da solicitação da primeira inscrição será preciso apresentar o boleto dos recolhimentos já quitado. Comprovantes de agendamento de pagamento não serão aceitos.

    O boleto para pagamento pode ser obtido no site da CREMESP basta fazer um cadastro e solicitar. As taxas do boleto são referentes à carteira profissional à carteira de identidade médica – CRM digital à taxa de inscrição e à anuidade proporcional com desconto. Tudo soma em média cerca de R$34000.

    OBS: Este site serve para o estado de São Paulo procure a sede do seu estado ou o site referente ao mesmo.

    Documentos necessários

    Para a solicitação da primeira inscrição é preciso comparecer no local com o boleto pago e os seguintes documentos:

    • Ficha cadastral completa obtida no site da CREMESP;
    • Diploma original + cópia simples frente e verso;
    • Cópia simples do RG sendo que nenhum outro documento com foto será aceito;
    • Cópia simples do CPF;
    • Cópia simples do título de eleitor;
    • Cópia simples do documento militar;
    • Caso seja o caso cópia simples da certidão de casamento;
    • 3 fotos em formato 3X4 recentes e com o fundo branco. No ato da solicitação ainda será retirada outra foto digital para uso nos documentos. As fotos 3X4 terão outras finalidades durante o processo;
    • Boleto com as taxas quitadas;
    • Comprovante da realização do exame do CREMESP. Este será entregue ao médico no momento da solicitação da inscrição pelo próprio CRM.

    Avisos importantes

    Mesmo que a pessoa ainda não esteja com o seu diploma original em posse é possível apresentar no ato da solicitação da inscrição uma via original de alguma declaração da faculdade certificando que houve colação de grau. O diploma original deve no entanto ser apresentado em um prazo máximo de até 120 dias depois de feito o pedido. como tirar o CRM

    Além disto a inscrição somente será aprovada após a confirmação de que o indivíduo realmente concluiu o curso interferindo diretamente no prazo para a liberação do CRM. Importante também destacar que o diploma original ficará retido e somente será liberado depois de concluído o processo de solicitação de CRM. Portanto é aconselhável fazer algumas cópias autenticadas do mesmo antes da entrega de forma a evitar transtornos.

    Todos os documentos devem ser entregues pelo próprio médico. Fotos 3×4 com chapéus bonés gorros óculos de sol óculos de grau ou qualquer outro adereço que dificulte a identificação não serão aceitas assim como fotos com roupas não condizentes com a profissão como regatas e blusas decotadas ou justas por exemplo.

    Médicos estrangeiros ou formados no exterior devem apresentar o diploma original revalidado no ato da solicitação de inscrição. Além disto é necessário uma cópia simples do mesmo uma cópia com tradução oficial uma cópia simples de certificado de proficiência em português e uma cópia simples do documento de identificação usado no país de origem.

    Entrega do CRM

    Os documentos necessários para que a profissão seja exercida assim como o número do CRM são entregues em uma cerimônia organizada pela CREMESP. Durante o processo de confecção é possível acompanhar o andamento através do site da CREMESP bastando apenas digitar o número do CPF do médico.

    Depois de todo este processo a pessoa está finalmente liberada para exercer medicina. A cerimônia de entrega da documentação costuma ser bastante emocionante tanto para o recém-formado como para os pais e a família destes novos médicos. Fotos da cerimônia são geralmente publicadas no site da CREMESP após a aprovação dos participantes.

    Em casos de dúvidas é possível encontrar uma série de informações no site www.cremesp.org.br tanto com relação à primeira inscrição como relação a diversos outros assuntos. De uma forma geral é algo muito simples e rápido.

    Deixe uma resposta