Conceito de Maitland

0
157

O Conceito Maitland®

O Conceito Maitland® refere-se a terapia manual no tratamento inicial e permanente dos distúrbios funcionais na articulação, músculo e sistema nervoso. O uso de técnicas Maitland® conceito é baseado no raciocínio clínico e também leva a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em conta.

O que torna o conceito especial é a combinação do tratamento individual e específico do paciente (inicial e contínua) com a experiência clínica do terapeuta e as últimas descobertas científicas. Além de mobilização e manipulação das extremidades e coluna vertebral conjunta, o Concept faz uso de técnicas neurodinâmicos, alongamento muscular, exercícios de estabilização e exercícios adaptados especificamente o paciente pode fazer em casa.
Conheça este conceito extraordinário!

Geoffrey Douglas Maitland

Geoffrey MaitlandGeoffrey Douglas Maitland nasceu em Adelaide, na Austrália, em 1924. Ele serviu na Real Força Aérea Australiana (RAAF), durante a Segunda Guerra Mundial, posteriormente formação, entre 1946 e 1949, para se tornar um fisioterapeuta.

Seu primeiro compromisso foi no Hospital Adelaide Real e Hospital Infantil de Adelaide onde desenvolveu seu interesse em doenças ortopédicas e neurológicas. Mais tarde, ele dividia seu tempo entre trabalhar no hospital e na prática privada.

Alguns anos depois, ele trocou seu trabalho hospitalar a tempo parcial para um cargo de professor no que hoje é chamado de University of South Australia. Ele continuou a estudar em particular, gastando regularmente uma manhã toda semana na Smith Biblioteca Barr e em excelente Biblioteca Médico da Universidade de Adelaide.

Como palestrante, sublinhou a importância do exame clínico e achados clínicos. Ele encorajou seus alunos a escrever relatórios de tratamento desde o início. Ele estava convencido de que era importante para os clínicos para obter os seus resultados para o papel, a fim de ser capaz de analisá-los mais tarde. Ele começou a ensinar Terapia Manual em 1954.

Em 1961 ele foi premiado com uma bolsa que lhe permitiu ir em viagens de estudo com sua esposa, Anne. Ele visitou osteopatas, quiropráticos, médicos e fisioterapeutas da qual tinha ouvido ou sobre quem ele tinha lido. Ele tinha correspondia com vários deles em anos anteriores. Em Londres, ele se envolveu em discussões interessantes e intercâmbios clínicos com James Cyriax e sua equipe. Sua amizade com Gregory P Grieve também pode ser rastreada até esta viagem de estudo. Nos anos que se seguiram, os dois homens envolvidos em extensa correspondência a respeito de seus achados clínicos.

Em 1962, Geoff Maitland escreveu um artigo intitulado “O Problema do Ensino Vertebral Manipulation” para a Fisioterapia Associação Australiana no qual ele apresentou uma clara diferenciação entre a manipulação e mobilização. Tornou-se um advogado fervente de movimentos passivos suaves no tratamento da dor para além das técnicas mais vigorosas tradicionais utilizadas para expandir a amplitude de movimento do paciente.

Geoff Maitland publicou numerosos artigos para o “Australian Journal of Physiotherapy” e outras revistas médicas e fisioterapia em todo o mundo. A primeira edição de sua obra foi finalmente publicado em 1964 sob o título “Manipulação Vertebral”. A segunda edição seguido em 1968. Dois anos mais tarde “Manipulação Periférica” foi publicado.
Além de suas atividades de ensino e publicação, Geoff Maitland continuou a tratar pacientes em seu consultório particular por mais de 40 anos. Para ele, o trabalho clínico não era simplesmente uma fonte de inspiração; foi também uma oportunidade para se adaptarem as suas ideias.

Em 1965, um de seus sonhos se tornou realidade quando o primeiro curso de três meses na manipulação da coluna foi realizada em Adelaide. Este agora se expandiu para se tornar claro que um curso de mestrado na Universidade do Sul da Austrália.
Geoff Maitland foi um co-fundador da “International Federation of Orthopaedic manipulativas terapeutas” (IFOMT), um ramo da “Confederação Mundial de Fisioterapia” (WCPT).

Ao segurar um de seus primeiros cursos europeus em 1978, em Bad Ragaz, reconheceu durante suas discussões com o Dr. Zinn, diretor da Clínica e do Centro de Educação Continuada em Bad Ragaz, que, na realidade, o seu trabalho e suas idéias constituíam uma específica conjunto de idéias e tratamentos, e não apenas um método de empregar técnicas de manipulação.

O Manual Maitland® Conceito Therapy, como ficou conhecido, sublinha um processo de pensamento específico, utilizando avaliação permanente como um tipo de exame ( “saber quando, por que e como a técnica é utilizada, a fim de adaptá-lo a situação individual do paciente”) .
Geoff Maitland é membro de numerosas associações profissionais e recebeu vários prêmios.

A “Associação de Professores Internacional Maitland” (IMTA) foi fundada em Zurzach, Suíça, em 1992. GD Maitland foi membro fundador e primeiro presidente da Associação.

Nenhum de seu trabalho teria sido possível sem o apoio de sua esposa, Anne, a mãe de seus dois filhos, John e Wendy. Anne não é apenas responsável pela maior parte das representações gráficas em suas publicações; ela também revisto notas e manuscritos de seu marido e gravou muitos de seus cursos em vídeo. Eles têm sido praticamente inseparáveis desde que se conheceram pela primeira vez em Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial.
O desenvolvimento de definições e descrições do processo fisioterápico atual é baseado no trabalho de Geoff Maitland. A grande força do Conceito Maitland® reside na disciplina de feedback contínuo. O conceito permanece vital, desenvolvendo-se e expandir ainda mais.

Traduzido e adaptado de Manipulação de Maitland Vertebral, Maitland GD, Hengeveld E., Banks K., Inglês K. Butterworth, Heinemannn, Oxford, 2001

Técnica para fisioterapeutas

Geoffrey D Maitland, um fisioterapeuta australiano e co-fundador da IFOMT (Federação Internacional de ortopédicos manipulativas terapeutas), desenvolveu este conceito de tratamento especial na década de 1950. O Conceito Maitland® é uma das maiores e mais importantes tendências na terapia manual.

Nós deliberadamente se referem ao conceito Maitland® ao invés de técnicas Maitland® porque seu foco principal é sobre um processo de pensamento particular e nos processos de tomada de decisão clínica que formam a base da abordagem do conceito de exame e tratamento. A terapia manual é utilizada em uma gama muito diversificada de áreas, incluindo ortopedia conservadora, ortopedia pós-operatório, terapia esportiva e reumatologia.

terapia manual moderna não é simplesmente limitar-se a articular componentes. A condutividade e flexibilidade do sistema nervoso são examinados a cada bocado tanto quanto o estado da musculatura do paciente. tratamento individualizado, voltado pode ser planejado, integrando aspectos modernos da psicologia dor, permitindo fisioterapeutas para expandir e melhorar a sua abordagem clínica de uma forma orientada para a prática muito nas seguintes áreas:

  • precisão no tratamento inicial
  • um processo de pensamento que estimula a análise do problema do paciente em um nível teórico e clínico
  • integração do ICF no exame e tratamento
  • exame e tratamento técnicas manuais para toda a coluna vertebral e articulações periféricas
  • técnicas de exame e tratamento de estruturas neurais
  • análise dos desequilíbrios musculares
  • instruções sobre o comportamento do movimento e auto-gestão

A integração de novas descobertas científicas e baseadas em evidências torna o conceito Maitland® um processo dinâmico. Fazemos todos os esforços para encontrar a melhor forma de tratamento para os nossos pacientes e para adaptar o tratamento às suas circunstâncias particulares, com vista a alcançar o máximo benefício para eles.

LEAVE A REPLY