Contraceptivo de Nanofibras

    0
    88

    O que são os contraceptivos

    São métodos utilizados com o intuito de proteger a mulher de uma gravidez indesejada e de doenças sexualmente transmissíveis as DSTs. Os contraceptivos revolucionaram a vida das pessoas no mundo inteiro. Graças a uma série de alternativas hoje em dia mulheres podem escolher de quem e quando engravidar.

    Antigamente a mulher tinha um local predestinado dentro das famílias. Sua função era gerar vida e cuidar dos pequenos até que estes ficassem grandes. A mulher engravidava a qualquer momento e não era possível agir de acordo com a sua própria vontade.

    Com o pensamento se tornando cada vez menos machista mulheres no mundo inteiro passaram a ter mais liberdade de escolha. Os contraceptivos existem em diferentes versões no entanto a pílula anticoncepcional foi talvez o mais revolucionário deles.

    O único dos contraceptivos que atualmente protege contra as doenças sexualmente transmissíveis é a camisinha. Esta está disponível na versão masculina e na versão feminina sendo que aquela é mais utilizada do que esta. Pra que a pessoa faça uso do melhor método contraceptivo é importante consultar um médico ginecologista. O histórico de vida e o estado do organismo devem ser avaliados para que uma decisão seja tomada. Fazer a contracepção é algo fundamental.

    Quais são os métodos mais conhecidos

    São muitas as opções disponíveis inclusive diversas delas são distribuídas gratuitamente em postos de saúde. Após a decisão Contraceptivo de Nanofibrasjuntamente ao médico sobre qual é a melhor alternativa a mulher deve começar a fazer uso da mesma. A camisinha deve sempre ser utilizada pois somente ela protege das doenças sexualmente transmissíveis.

    Além do preservativo a pessoa pode ainda escolher a pílula anticoncepcional o adesivo contraceptivo o anel contraceptivo o DIU o diafragma a injeção contraceptiva e a pílula do dia seguinte por exemplo. Esta última opção no entanto deve ser usada somente em últimos casos e nunca repetidamente.

    Qual é o melhor contraceptivo

    Na realidade o melhor contraceptivo depende muito do corpo da mulher. Cada pessoa possui um organismo sendo que este reage de uma forma específica diante de substâncias e aplicações.

    Além disto o melhor método será também aquele usado da forma mais correta. Para pessoas esquecidas e que possuem a vida um pouco corrida a pílula anticoncepcional pode não ser a alternativa mais indicada. Esta pessoa poderia escolher por exemplo pela colocação de um dispositivo intrauterino ou DIU que atua durante um tempo maior e fica no lugar certo para a contracepção durante cerca de 3 a 5 anos.

    A pílula anticoncepcional é talvez um dos métodos mais utilizados no mundo todo. A eficácia de sua proteção é grande ainda mais quando usada juntamente do preservativo. A camisinha seja masculina ou feminina deve ser sempre utilizada pois protege de doenças sexualmente transmissíveis. Até mesmo quando se faz uso de outros métodos ela deve ser incluída. É importante lembrar no entanto que as duas versões não podem ser usadas ao mesmo tempo devido ao grande risco de rompimento. Para descobrir o método mais eficiente para você é importante consultar um médico ginecologista.

    O contraceptivo de nanofibras

    Um novo método contraceptivo vem sendo pesquisado e tem chamado muita atenção. Caso ele funcione uma nova revolução aconteceria neste campo da ciência. Cientistas da universidade de Washington em Seattle nos Estados Unidos produziram um tecido feito de fibras microscópicas que devido à elasticidade e aos pequeninos poros conseguiriam fazer a contracepção e barrar a passagem dos espermatozoides.

    Este tecido além de proteger da gravidez indesejada ainda seria capaz de proteger das doenças sexualmente transmissíveis. Até mesmo o HIV poderia ser prevenido pois o tecido quando aplicado se dissolveria aos poucos no corpo liberando medicamentos. A velocidade da liberação e da dissolução variariam de acordo com o fármaco utilizado. Seria algo realmente revolucionário e muito tem se investido nestes cientistas. Apesar das novidades o material ainda está sendo pesquisado.

    Como ele funciona

    O material que vem sendo pesquisado poderia agir de uma forma impressionante. Segundo Cameron Boll um dos cientistas da universidade de Washington o tecido é capaz de adquirir inúmeros formatos como superfícies curvas e até mesmo ocas. Desta forma uma mulher poderia moldá-lo e inseri-lo na vagina conseguindo com isto a contracepção.

    O nanomaterial revolucionário possui uma incrível capacidade de aderência. Ao ser colocado no lugar certo ele começaria a se dissolver aderindo à superfície sobre a qual foi posto. Além disto o tecido não seria visível por fora do corpo o que poderia garantir à mulher uma contracepção mesmo sem o consentimento do homem.

    Os cientistas da universidade de Washington estão pesquisando se o método pode ser liberado e se é mesmo seguro para o uso cotidiano. Uma fundação privada tem investido muito na pesquisa de forma a garantir um rápido resultado. Enquanto este contraceptivo de nanofibras não chega ao mercado é importante continuar com outros métodos de contracepção.

    Observações

    Enquanto o método composto por nanofibras não é aprovado a camisinha é ainda uma das melhores opções. Isto porque somente o preservativo é capaz de proteger as mulheres de uma gravidez indesejada e de doenças sexualmente transmissíveis.

    A pílula anticoncepcional é bastante eficaz no entanto deve sempre ser utilizada em conjunto com o preservativo. São muitas as doenças que poderiam ser transmitidas quando não se faz o uso deste método como a hepatite e a AIDS. Além disto o vírus do papiloma humano é outra grande preocupação pois o HPV pode acabar provocando um câncer de colo de útero.

    Apesar de não ser algo prático a camisinha deve sempre ser utilizada. Pesquisas indicam que as pessoas são imprevisíveis quando estão sob influência sexual ou seja quando estão excitados os indivíduos podem acabar agindo de uma forma irresponsável. O contraceptivo de nanofibras estaria já posicionado e atuante antes do ato sexual. Com isto muitas gestações e doenças poderiam ser evitadas.

    A contracepção é um direito de todas as mulheres. Não deixe de procurar por um médico ginecologista para saber qual método é o mais indicado para você. Previna-se de doenças sexualmente transmissíveis e use preservativos. Estes são distribuídos gratuitamente em postos de saúde.

    LEAVE A REPLY