Controlar a Ansiedade

0
36
 O que é a ansiedade?

A grande maioria das pessoas sente ansiedade. Esta condição vem se transformando no entanto em algo preocupante por estar relacionada ao desenvolvimento de uma série de enfermidades. A vida agitada os compromissos do dia a dia as obrigações no trabalho na família relacionamentos que não vão bem enfim muitas coisas podem levar à ansiedade.

Ficar ansioso pode ser algo bem prejudicial. Esta condição é um alerta para a pessoa de que algum perigo está em iminência entretanto certos indivíduos vivem em constante estado de alerta e muito ansiosos como se a qualquer momento pudesse acontecer algo de terrível.

Este sentimento é bastante útil pois nos protege de uma variedade de ameaças. O grande problema é quando ele se torna algo constante e em proporções descontroláveis. A ansiedade normal é uma sensação leve e difusa que dura poucos segundos. Já a ansiedade anormal paralisa o indivíduo e o impede de realizar as tarefas do dia a dia.

É possível tratar esta condição com o auxílio de medicamentos e de profissionais qualificados. Diante de situações de ansiedade não hesite em procurar por que entende do assunto. A ansiedade é capaz de levar ao desenvolvimento de uma variedade de doenças como as cardiovasculares.

Sintomas da ansiedade

Pode-se dizer que a ansiedade normal é útil para preparar o indivíduo para uma situação de perigo e de medo. No entanto a forma anormal acaba atrapalhando por deixar a pessoa paralisada sem saber ao certo como agir.

A ansiedade normal provoca sensações como mal estar no estômago aperto no coração sudorese dor de cabeça vontade de ir ao banheiro e inquietação. Já a ansiedade anormal costuma deixar a pessoa travada. Esta forma é muito preocupante pois acaba levando ao desenvolvimento de uma série de doenças.

É fundamental ficar atento aos sinais que o corpo vai enviando. Diante de indícios preocupantes não deixe de conversar com quem entende do assunto. É preciso vasculhar em busca de enfermidades pois quanto antes o diagnóstico melhor é o prognóstico na grande maioria das vezes.

Dicas para controlar a ansiedade

Além da busca por um tratamento algumas medidas podem ser adotadas com o intuito de controlar a ansiedade. É preciso aprender quais são os gatilhos que levam à condição e como contornar as dificuldades.

  • Viva o presente e esqueça os problemas. Parar de ficar planejando as coisas é uma forma bacana de impedir que a ansiedade tome conta do seu dia a dia;
  • Procure praticar atividades esportivas. Manter a cabeça longe de preocupações é fundamental e a prática de esportes ajuda neste sentido;
  • Ingira alimentos ricos em triptofano um aminoácido conhecido como precursor da famosa serotonina. A banana e o chocolate são alguns dos alimentos ricos neste aminoácido só não vale abusar;
  • Exercite a mente e estimule-a a se libertar do estresse. Ficar preocupado não muda nada. Os problemas não irão embora pelo simples fato de você estar pensando constantemente neles;
  • Esteja sempre perto de pessoas felizes e calmas. Elas podem ajudar a combater a este mal.

Deixe uma resposta