Corra da ansiedade

    0
    30

    A ansiedade é muitas vezes um problema para as pessoas no mundo esportivo profissional e pessoal. Trata-se de uma sensação ou sentimento que ocorre por causa da excitação excessiva do sistema nervoso central. Não é tão assustador como parece mas muito antes de se tornar uma patologia a ansiedade pode influenciar de forma negativa no equilíbrio entre o físico e o psíquico. É claro que em nossas profissões no ambiente de trabalho ela pode ser muito prejudicial. Lembre-se do exemplo do piloto Lewis Hamilton no Grande Prêmio do Canadá. Naquela etapa da Fórmula 1 sobrou ansiedade para o inglês na saída dos boxes.

    Lewis vacilou por distração e pela vontade de vencer mas acabou com a festa dele mesmo e do ferrarista Kimi Haikonen. Na vida acontece muito isso: deixar a ansiedade falar mais alto. Você já “atropelou” alguma situação na sua vida? Tomou alguma decisão precipitada? Provavelmente sim porque é muito difícil que alguém nunca tenha tomado uma atitude sem pensar.

    Não é hoje ou amanhã que as pessoas deixarão de cometer equívocos mas é sempre bom evitá-los. Por isso quero convidá-lo para refletir o que vou chamar de Pit Stop da vida. O que faltou para Hamilton no exemplo que citei acima é o que podemos fazer na nossa vida em qualquer momento: atenção e revisão.

    Imagine o que pode representar para a carreira do piloto britânico aqueles segundos preciosos! Pontos que não vieram e que podem simplesmente decidir o título da temporada 2008 de Fórmula 1. Não trago aqui uma solução definitiva para esse problema nem com um antídoto mágico. Mas quero propor sugestões e alternativas saudáveis para atletas-profissionais como Lewis e profissionais-pilotos como vocês executivos fanáticos pelo esporte bem-estar e qualidade de vida.

    Algumas técnicas como a Yoga e a prática de Pilates por exemplo proporcionam um auto-conhecimento e domínio que pode ajudar muito o piloto mais ansioso ou aquele que quer mais equilíbrio dentro do cock-pit da vida. Essas atividades colocam as pessoas em sintonia consigo mesmas numa perfeita combinação entre corpo mente e alma.

    Não praticar nenhuma dessas atividades é estar no cenário comum da preparação física. Por isso na minha Clínica sempre preparo um piloto de maneira psicofísica dada a importância mental que requer uma corrida tensa durante todo um final de semana que envolve uma etapa de temporada.

    Perceba mais detalhes em você na sua vida. Sinta-se com naturalidade e conheça cada parte de si próprio das suas facilidades às suas mais complicadas limitações. Olhe mais para o céu para a natureza porque você como ser integral faz parte desse conjunto de energias positivas. E dentro de um carro você é também o motor você esquenta como os pneus e sua preparação psicofísica será seu combustível a cada volta cada ultrapassagem.

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    Deixe uma resposta