Cuidados com bebês em Praias

0
78
A ida à praia

Muitos pais ficam em dúvida sobre quando levar o bebê à praia especialmente pais de primeira viagem. Realmente é algo a se preocupar e deve ser algo planejado de forma a ão colocar a saúde dos pequenos em risco.

O sol é muito importante para a saúde de todas as pessoas visto que ele participa por exemplo da síntese de vitamina D pelo organismo. No entanto ter atenção aos horários adequados para a exposição solar é muito importante pois os raios solares podem facilmente provocar queimaduras além de serem perigosos em certas situações.

Antes da ida à praia é preciso levar algumas informações em consideração. Filtros solares não são indicados para bebês com menos de 6 meses pois a pele é ainda muito sensível. A proteção nestes casos deve ser feita com roupas leves. Bebês com mais de 6 meses podem e devem fazer uso de protetor solar entretanto aqueles destinados a crianças e não a adultos.

A aplicação do filtro solar deve ser feita cerca de 30 minutos antes da saída de casa. O mesmo deve ser reaplicado a cada 2 horas ou depois de cada  mergulho no mar. Fundamental lembrar também que crianças de 0 a 3 anos não devem tomar sol entre as 10 horas e as 16 horas.

Cuidados com bebês em praias

Vamos relacionar abaixo alguns dos cuidados essenciais que devemos ter quando da ida à praia com bebês. Além do uso do protetor solar que já nos referimos acima e dos horários mais adequados devemos também levar algumas coisas de casa assim como ter atenção ao que se vai comer e beber.

É importante também o cuidado com o mar assim como com a hora de ir embora. O ideal é frequentar a praia antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde lembrando também que bebês com menos de 1 ano não devem ficar mais de 30 minutos expostos diretamente ao sol. A ida à praia pode ser bem agradável basta tomar cuidados específicos. Confira abaixo alguns dos cuidados que devemos ter com bebês em praias.

O que levar?

É importante levar algo para comer especialmente itens não muito fortes e não enjoativos como frutas ou bolachas de água e sal. Brinquedos e baldinhos também não podem faltar especialmente no caso de bebês já mais crescidinhos.

Além do protetor solar que deve ser passado cerca de 30 minutos antes de sair de casa e somente em bebês com mais de 6 meses leve também bonés ou chapéus para a ajudar na proteção assim como um guarda sol e um carrinho para a hora do cochilo. Fraldas são também outro item importante pois os bebês não devem ficar muito tempo sem uma delas já que a areia e a água do mar podem acabar irritando a pele sensível do bumbum.

Água ou sucos também não podem faltar assim como lencinhos umedecidos pois podem ser usados tanto na troca de fralda como na hora de limpar os pés e mãos. Uma outra ideia boa é levar uma piscina inflável para bebês já que desta forma eles podem se refrescar ficar protegidos do sol e longe do mar. Importante ter atenção à quantidade de água na piscininha.

Por fim não esqueça de levar repelentes no entanto estes também devem ser aplicados somente em bebês com mais de 6 meses pois as fórmulas podem acabar dando início a alguma reação alérgica.

O que vestir?

O mais indicado para bebês na praia é usar apenas uma fralda ou uma camisetinha de algodão. Passar protetor solar é também muito importante espalhando bem desde a cabeça nas orelhas e indo até os pés. Não utilize protetor em bebês com menos de 6 meses de idade pois a pele ainda é muito sensível para estas fórmulas.

Deixar o bebê só de maiô pode ser arriscado sendo recomendado sempre fazer uso de fraldas. Assim como não é indicado deixar o bebê sem roupa alguma pois ele fica vulnerável a micoses ou infecções de praia.

ida-no-bebe-na-praia

Pode ir ao mar?

Alguns bebês gostam muito de água e leva-los para molhar os pezinhos na beira do mar pode ser algo interessante. Aos poucos eles vão se acostumando com a água por isso caso veja que ele não está com vontade de ir até o mar não o force a tanto.

Caso as ondas estejam fortes não entre no mar com o bebê. Da mesma forma não é indicado ir ao mar quando a água está muito fria. Por fim recomenda-se deixá-los em uma piscininha até crescerem mais para poderem curtir o mar. A água da piscininha deve ficar bem baixa para evitar riscos. Além disso fique sempre de olho pois eles costumam se mexer muito e casos de afogamento ocorrem mesmo com em piscinas infláveis.

LEAVE A REPLY