Cuidados com os bebês no Inverno

    0
    37

    Bebês e o inverno

    O inverno pode ser uma época bastante difícil para todas as pessoas imagine para os bebês que ainda não estão acostumados com o frio e que acabaram de sair do ambiente quentinho e protegido que é o útero das mamães. Por isso é preciso muita atenção com os pequenos nessa época do ano de forma a evitar que adoeçam ou sofram por demais com os incômodos de um dia frio.

    Os bebês podem levar um tempo para desenvolverem os anticorpos necessários para enfrentar as mais variadas doenças portanto ter atenção à saúde deles e mantê-los protegidos do frio é tarefa fundamental no inverno. Algumas situações exigem mais atenção do que outras nessa época do ano por isso separamos algumas informações referentes à troca de roupas à hora do banho à saúde da pele e à hora de dormir. Por fim fizemos uma seleção de outras dicas de forma a ajudar a manter o bebê protegido durante o inverno.

    A troca de roupas

    Durante o inverno o indicado é vestir o bebê em camadas ou seja ao invés de colocar uma blusa extremamente quente vista 3 ou 4 blusinhas pois desta forma é possível controlar melhor a temperatura do corpo. Além disso é indicado dar preferência às peças de algodão especialmente no caso daquelas que estarão em contato direto com a pele do bebê de forma a evitar alergias.

    Luvas e meias podem ser usadas para esquentar as extremidades por onde perdemos mais calor. Colocar um gorrinho pode ser uma boa ideia paracuidados no inverno manter a cabeça quentinha e os ouvidos protegidos do frio. Para saber se o bebê está com frio ou com calor basta observar as suas reações. Por exemplo geralmente o bebê fica inquieto quando está desconfortável com a temperatura o que pode levar a crises de choro. Além disso quando está com calor o bebê tende a suar na cabecinha sendo que retirar o gorro em algumas horas pode ajudar a controlar melhor a temperatura do bebê.

    A hora do banho

    Durante o inverno é fundamental ter atenção à hora do banho. O ideal é esquentar o banheiro antes de tirar a roupinha do bebê por exemplo deixando o chuveiro aberto em uma temperatura bem quente por alguns minutos antes do banho. Optar por locais com pouca corrente de ar também é importante assim como escolher horários não tão frios para o banho como no meio do dia.

    Antes de tirar a roupa do bebê verifique a temperatura da água com o dorso da mão. Além disso deixe tudo o que vai precisar bem pertinho como o sabonete e a toalha. Ao terminar o banho não o deixe sem roupa por muito tempo sendo que a roupa básica deve ser vestida ainda no local quente em que o banho foi tomado.

    A saúde da pele

    Durante o inverno é preciso atenção redobrada à pele do bebê pois o banho prolongado a temperatura mais alta da água e o ar frio podem provocar ressecamentos. Além disso o uso de agasalhos em demasia pode acabar provocando brotoejas no pequeno (a) assim como outros transtornos de pele comuns durante o inverno.

    Nem sempre hidratantes podem ser usados em bebês sendo necessário conversar com um pediatra antes de dar início ao uso de quaisquer itens ou medicamentos. Evite deixar o bebê com baba seca no rosto e evite deixa-lo exposto ao frio demasiado de forma a prevenir o surgimento de doenças de pele no inverno.

    A hora de dormir

    Ficar atento às vestimentas e aos cobertores é fundamental durante o inverno. Ao dormir o bebê costuma se mexer e roupas muito pesadas podem acabar limitando os movimentos o que pode causar irritação. Além disso cobertores não são indicados para bebês pois eles podem acabar suprimindo a respiração e até mesmo provocar morte súbita.

    Existem cobertores especiais para bebês assim como roupas com tecidos próprios para eles não muito pesados porém bem quentes. Cobertores que ficam guardados o ano inteiro não devem ser usados por bebês pois podem provocar alergias respiratórias.

    Outras dicas

    Evitar sair com o bebê de manhazinha e à noite é muito importante durante o inverno pois essas horas são mais frias do que durante o meio do dia. Além disso durante o inverno é muito comum o bebê sentir mais sede por causa do ar mais seco portanto tenha atenção.

    O clima seco pode também acabar deixando os olhos e o nariz ressecados por isso tenha atenção à irritação nos olhos e ao nariz seco lembrando de que é preciso consultar um médico antes de dar início ao uso de qualquer medicamento. Por fim mantenha o bebê sempre por perto e bem quentinho. Dê bastante amor a ele e cuide para que ele não sofra com os incômodos de um dia frio.

    Compartilhar
    Artigo anteriorRosácea
    Próximo artigoTomei a pílula do dia seguinte: posso engravidar?

    Deixe uma resposta