Cuidados na hora do banho de Bebês

    0
    117

    A hora do banho

    Mães de primeira viagem podem ficar um pouco tensas quando esta hora chegar. O fato é que o pequenino é tão frágil que dá até medo de segurar imagine só dar um banho não é verdade?

    Para pegar o jeito é preciso buscar informações. Atualmente existe uma série de livros que trazem dicas úteis para banhar o bebê. Conversar com o pediatra e com algum familiar também é bastante importante.

    Com o tempo o que era difícil vai se tornando cada vez mais habitual. A hora do banho para de dar medo e fica muito mais prazerosa. Antes de fazer a tarefa pela primeira vez você precisa ter atenção ao local ao horário e à temperatura da água. Algumas sujeirinhas ficam mais escondidas. Você aprenderá a localizá-las.

    Ter um bebê é algo lindo e gratificante no entanto requer muita responsabilidade. A nova vida que está no mundo será totalmente dependente de você por um longo período. Esteja pronto para o que der e vier. Cuidar do pequeno é cansativo porém o esforço vai valendo a pena conforme os resultados vão surgindo. O papai também deve aprender a dar banho na criança portanto fique de olho nas informações que vêm a seguir.

    Cuidados na hora do banho

    Papai e mamãe devem ter atenção a alguns pontos em específico na hora do banho. O bebê é muito frágil e vários itens necessitam ser considerados para não colocar a saúde do pequeno em risco. A temperatura da água por exemplo é um deles. O horário do banho e o local também precisam ser determinados de acordo com alguns parâmetros.

    Os primeiros preparativos envolvem a escolha do sabonete neutro e a junção do material a ser utilizado como as hastes flexíveis o algodão a escova macia a fralda a pomada antiassadura a toalha e as roupinhas. Então mais coisa vem adiante.

    Banho de bebes

    A escolha do local e da hora

    Depois de reunido todo o material a ser utilizado é preciso escolher um local para dar banho no bebê. Geralmente os lugares mais usados são o quartinho ou o banheiro ficando a critério da mamãe ou do papai. O importante é que o bebê seja lavado e trocado no mesmo cômodo para que não pegue friagem ou correntes de ar.

    A escolha do horário é também fundamental para o sucesso da tarefa. Bebês recém-nascidos tendem a colaborar mais com o banho antes da amamentação caso estes não estejam com fome. Quando o banho é dado após o leite há o risco de ocorrer regurgitação.

    Para bebês mais velhos um banho antes de dormir é a melhor opção. Desta forma eles já vão ficando relaxados e calminhos prontos para a cama. Além disto eles vão dormir limpinhos e cheirosos. Estabelecer uma rotina é muito importante. Bebês e crianças necessitam ter horários par que o próprio relógio biológico fique regulado. Após escolhido o local e a hora é preciso tomar mais algumas medidas como verificar a temperatura da água e buscar as sujeirinhas mais escondidas.

    A temperatura da água e as sujeirinhas

    A pele do bebê é bem mais sensível do que a nossa pele. Verificar a temperatura da água antes de posicionar o bebê na banheira é fundamental. No entanto tenha atenção: ainda que não pareça quente para nós para o bebê a água pode estar insuportável devido a sua pele sensível. Portanto mantenha a temperatura morna.

    Para verificar se a água está quente ou fria use a parte bem acima do pulso ou o cotovelo que são áreas mais sensíveis. A água da banheira tem de estar morna e não quente. Ficar atento às sujeirinhas é também importante.

    Os bebês recém-nascidos não ficam muito sujos afinal não fazem nada sozinhos. No entanto eles tendem a acumular sujeira em lugares específicos como nas dobrinhas atrás dos joelhos das coxas e das axilas. O pescoço também costuma ficar sujinho assim como a região atrás das orelhas.

    O cabelo e as fraldas

    Não são todos os recém-nascidos que nascem cabeludos. Caso o seu bebezinho tenha cabelo lave sempre que necessário com um xampu neutro infantil para que não ocorra irritação dos olhos.

    O xampu deve ser utilizado em pouca quantidade e ele precisa ficar agindo por alguns instantes antes de ser retirado. Não é necessário esfregar ou massagear o couro cabeludo. Além disto lave o cabelo sempre por último pois desta forma a água não fica cheia de espuma.

    Outro cuidado é na hora de trocar a fralda. Depois de dado o banho seque muito bem o bebê e passe uma pomada antiassadura. Coloque a fralda limpa e deixe-o pronto para as atividades. Manter brinquedos por perto pode ajudar na hora de trocar a fralda e na hora de dar banho. Com o passar do tempo você acaba pegando o jeito e o processo fica mais rápido e prático.

    Dicas para a hora do banho

    Vale a pena destacar algumas outras dicas para a hora do banho do bebê. Além de escolher a hora e o local é importante manter a concentração no que se está fazendo. Os sabonetes com cheiro devem ser evitados pois podem causar irritação. Utilize sempre sabonetes neutros.

    Comece o banho lavando o rostinho do bebê com água. Depois do rosto desça pela cabeça para o resto do corpo. Dê uma atenção especial para a região do coto umbilical. Limpe também a área ao redor.

    É importante secar muito bem o corpinho já que a umidade pode levar ao desenvolvimento de infecções. A toalha necessita ser absorvente e macia pois a pele do bebê é muito sensível. Tenha novamente atenção ao coto umbilical seguindo as orientações do médico pediatra.

    Após o processo é fundamental fazer a higienização da banheira para o próximo banho. Lembre-se: tire todas as correntes anéis e o relógio antes do procedimento. Prenda o cabelo e segure firmemente o bebê. Seguindo estas orientações a hora do banho ficará mais fácil. Não há o que temer. Peça ajuda no começo para algum familiar. Escute o que o pediatra tem a dizer e leve em conta todas as suas orientações.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here