Descongestionante e expectorante natural

0
254
O que podemos fazer em casa para Descongestionar o Nariz e eliminar a tosse
Nariz entupido e tosse

Com a chegada do frio algumas condições se tornam mais frequentes sendo comum tossirmos e sentirmos o nariz um pouco congestionado. O nariz entupido ou congestionado geralmente é um sintoma de rinite ou sinusite no entanto pode ser também decorrência do tempo seco de odores intensos de adenoides de pólipos nasais de alergia de ácaros de desvio do septo entre outras. Gripes e resfriados são também condições que acabam congestionando o nariz.

Já a tosse que pode ser tanto seca quanto produtiva geralmente é sintoma de sinusite ou bronquite assim como de pneumonia asma tabagismo tuberculose exposição ao cigarro ou doenças pulmonares. Gripes e resfriados também estão entre as mais comuns doenças que provocam tosse.

Os descongestionantes e expectorantes podem ajudar muito para a redução da congestão nasal no primeiro caso e para a redução da tosse no segundo caso. Tanto um quanto o outro podem ser produzidos em casa no entanto recomenda-se consultar um médico diante de suspeitas de quaisquer condições de forma a manter o organismo protegido e bem monitorado.

Por que o nariz entope?

Quando a passagem de ar fica obstruída sentimos o nariz entupido. Isto ocorre por diferentes motivos estando frequentemente relacionado a gripes resfriados sinusites e rinites. A congestão nasal vem normalmente acompanhada de coriza e de dificuldade para respirar.

É um inchaço das mucosas nasais que leva à dificuldade de passagem do ar. Este inchaço ocorre quando há necessidade de mais sangue na região o que consequentemente levará anticorpos e células imunológicas de forma a combater os germes invasores.

Por que tossimos?

A tosse é considerada um reflexo natural do nosso corpo frequentemente como consequência de algum processo irritativo. A tosse pode ser benéfica no sentido de expulsão de corpos estranhos e de secreções no entanto ela também pode representar malefícios especialmente quando for excessiva.

A tosse pode ser seca ou produtiva. Esta vem acompanhada de secreção que pode ser tanto clara neste caso com secreção produzida pelo próprio organismo como purulenta o que indica algum processo infeccioso. Sinusites bronquites gripes e resfriados estão entre os mais comuns motivos de tosse.

o-que-e-tosse

O que fazer?

Em ambos os casos é altamente recomendado consultar um médico de forma a avaliar o que vem causando estas reações e o que pode ser feito para colocar um fim a elas. O médico irá fazer um estudo dos sintomas e uma série de perguntas sendo que posteriormente algum medicamento deverá ser receitado.

Para o tratamento do nariz entupido descongestionantes nasais costumam ser indicados assim como medicamentos antigripais. No caso da tosse expectorantes podem ser indicados dependendo se a tosse é produtiva ou não. Medicamentos antigripais para asma bronquite entre outros também podem ser recomendados.

Em ambos os casos beber bastante água e alimentar-se corretamente pode ajudar bastante no tratamento assim como evitar friagens e situações que debilitem o sistema imunológico.

Descongestionante natural

gengibre expectorante naturalPara aquelas pessoas que são adeptas a um tratamento mais natural existem várias opções de descongestionantes naturais. O eucalipto por exemplo é um dos mais eficazes descongestionantes nasais disponíveis na natureza. Esquentar água para fazer vaporizações com eucalipto pode ajudar muito. Para tanto basta apagar o fogo quando a água ferver e adicionar um punhadinho de folhas de eucalipto respirando em seguida a fumaça por cerca de 10 minutos.

Outro bom descongestionante natural é hortelã. Aqueça uma xícara de água e despeje algumas folhas da planta. Tome de duas a três xícaras por dia. As agulhas e os brotos de pinheiro também podem ajudar quando postos em água fervente para vaporização assim como o suco de limão e o uso do alho nas refeições.

Expectorante natural

Mais uma vez o alho surge como ótimo aliado da boa saúde. Ele pode ser consumido cru inalado ou esfregado no peito para atuar como expectorante natural. A cebola também é boa para o tratamento do catarro podendo ser consumida crua ou misturada ao mel.

O chá de alecrim é outro bom expectorante natural assim como o chá de alcaçuz. O eucalipto fervido pode ser usado para descongestionar as vias nasais e para expectoração basta fazer a vaporização.

O gengibre é altamente indicado para expectoração podendo ser consumido em sucos ou junto das refeições. É possível também fazer um xarope caseiro para o tratamento da tosse. Para tanto coloque numa tigela 2 dentes de alho amassados 2 colheres de sopa de açúcar e um pouco de água. Misture bem e em seguida coloque em uma panela para ferver. Retire o lume e caso seja necessário coe. Beba o concentrado algumas vezes por dia.

Outro bom remédio natural para a tosse é o mel. Tomar de 1 a 2 colheres de mel todos os dias pode ajudar bastante na prevenção e na cura da tosse. Por fim outro expectorante natural a ser destacado é o romã que pode ser consumido diariamente e ainda é um excelente antioxidante.

Deixe uma resposta