Dez mitos e verdades sobre barriga sarada

    0
    120

    Eu tomo cerveja mas depois tempero minhas saladas com vinagre de maçã. Isso me ajuda a diminuir a gordura e afinar a silhueta. Se você pensa e age assim e acredita que com essas atitudes alcançará uma barriga sarada está enganado.

    São vários os mitos quando o assunto é a luta para alcançar a definição dos músculos do abdome. Para conseguir a tão sonhada barriga tanquinho no entanto é necessário muito mais do que acreditar nas lendas ou receitas mirabolantes.

    A nutricionista Lenycia Neri diretora da Nutri4Life Consultoria em Nutrição e o treinador Valmir Souza diretor técnico da Bio + desvendam quais os principais mitos e verdades e contam que até mesmo a cerveja de final de semana está liberada se consumida sem excesso.

    Confira:

    1. Exercício pela manhã queima mais gordura?

    Mito ou verdade e por quê?

    MITO – Não importa se pela manhã ou à tarde ou noite o exercício sempre favorecerá a queima de calorias. No entanto algumas pessoas estão mais dispostas em um determinado período do dia. Se for pela manhã ela queimará mais calorias pois fará um exercício de maior intensidade.

    2. Cerveja dá barriga?

    Mito ou verdade e por quê?

    MITO – Se consumida com moderação (homem 2 latas e mulher 1 lata) não ocasionará a deposição de tecido adiposo na região abdominal. Mas se consumida em demasia além de diversos outros problemas do excesso de bebidas alcoólicas poderá sim aumentar a gordura corporal. Muito cuidado também deve ser tomado com os aperitivos consumidos junto com a cerveja.

    3. Para emagrecer é melhor cortar carboidratos?

    Mito ou verdade e por quê?

    MITO – O corpo precisa de carboidratos. No entanto é preciso controlar a quantidade consumida para não ultrapassar as necessidades individuais. Quando cortamos o carboidrato da dieta nossa reserva (glicogênio no músculo e fígado) é zerada ocorrendo a perda da água que ocasiona a redução abrupta do peso.

    4. O corpo só queima gorduras a partir de 30 minutos de exercício?

    Mito ou verdade e por quê?

    VERDADE (por Lenycia Neri) – Para utilização predominante de gorduras como substratos energético no exercício é necessário um exercício com maior duração pois atividades curtas ou de alta intensidade utilizam predominantemente os carboidratos. Vale lembrar porém que sempre é utilizado um mix de combustíveis a realização da tarefa física.

    MITO (por Valmir Souza) – Hoje em dia temos diversos formatos de treino (curtos e intensos) que são ótimos para reduzir gordura e uma excelente alternativa para quem tem pouco tempo (de 20 a 45 min).

    5. Gordura no abdômen é a mais perigosa?

    Mito ou verdade e por quê?

    VERDADE – A gordura abdominal está mais relacionada com a resistência à insulina e o aumento do risco de doenças cardiovasculares. Por isso os profissionais de saúde alertam o paciente sobre o acúmulo de gordura nesta região.

    6. Vinagre de maça ajuda a diminuir a gordura e afinar a silhueta?

    Mito ou verdade e por quê?

    MITO – Não existem artigos científicos com metodologia adequada para comprovar este benefício.

    7. Cintas compressoras ajudam a perder barriga?

    Mito ou verdade e por quê?

    MITO – Somente ajudam a reduzir as medidas por comprimir a gordura mas não reduzem a quantidade de gordura abdominal.

    8. Fazer longos períodos em jejum ajuda a emagrecer?

    Mito ou verdade e por quê?

    MITO – Pelo contrário. O corpo entende o jejum como uma privação alimentar e isso pode ocasionar uma redução da taxa de metabolismo basal ou seja o gasto de calorias em repouso. Assim o ganho de peso pode ser ainda maior em longo prazo além de aumentar a fome na próxima refeição o que não é recomendado.

    9. Se exercitar em jejum potencializa a perda de gordura?

    Mito ou verdade e por quê?

    MITO – É totalmente contraindicado iniciar uma atividade física em jejum. Esta medida aumenta em grande proporção o risco de desmaios. Para queimar gordura o corpo precisa dos componentes provenientes do carboidratos uma espécie de combustível essencial antes das tarefas.

    10. Fazer abdominal acaba com a barriga?

    Mito ou verdade e por quê?

    MITO – A principal causa da barriga é o aumento da gordura localizada na região da cintura. Promover o fortalecimento muscular ajuda mas na maioria das vezes não elimina o problema.

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here