Dicas de alimentos para garganta inflamada

0
75
Poucas coisas são tão incômodas quanto uma dor de garganta. Muitas vezes uma dor de garganta é o primeiro sintoma a atacar quando um frio está chegando, e nós procuramos para o alívio na farmácia com pastilhas e spray. Da próxima vez que você sentir sua garganta se tornar dolorido ou arranhado, vá para ao supermercado em vez da farmácia. Muitas frutas, vegetais e ervas são capazes de salvar o dia com seus poderes antioxidantes-ricos e podem às vezes ajudá-lo a evitar ir ao médico.

Garganta inflamada (dor de garganta)

Um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo a garganta inflamada é na realidade um sintoma. Tão ruim quanto a dor de dente ou a dor de cabeça uma garganta inflamada gera dor e incômodo nas mais frequentes situações do dia a dia ao falarmos ou engolirmos por exemplo.

Basicamente existem três condições que podem levar à garganta inflamada: amigdalite faringite e laringite. A amidalite é uma inflamação que ocorre nas amídalas. Já a faringite é uma inflamação que ocorre na faringe ou seja entre as amídalas e a laringe. A laringite por sua vez é a inflamação que ocorre na laringe.

A faringite aguda é bastante comum no inverno geralmente resultado de algum problema viral e/ou bacteriano sendo relativamente de fácil de tratamento. Já a amigdalite crônica é um relativamente difícil de curar pois a condição tende a retornar mesmo após o uso de antibióticos sendo necessário em alguns casos a remoção das amídalas.

Por que a garganta inflama?

Geralmente a condição é provocada por alguma feridinha causada por um corpo estranho ao organismo por exemplo vírus e bactérias. Este corpo pode ter advindo de alguma gripe ou resfriado que deixa o sistema imunológico debilitado. Dependendo do local acometido pode resultar tanto em laringite como em faringite ou amidalite.

A inflamação na garganta é uma reação à esta agressão que gera desconforto e dor. Existem diferentes formas de dor de garganta e de garganta infeccionada sendo que cada uma necessita de um tratamento específico. Por isto é fundamental procurar um médico diante dos sintomas.

Sintomas da Dor de Garganta

Os sintomas de uma dor de garganta podem variar dependendo da causa. Os sinais e sintomas podem incluir:

  • Dor ou sensação de arranhar na garganta
  • Dor que piora com deglutição ou conversa
  • Dificuldade em engolir
  • Inchado glândulas em seu pescoço ou mandíbula
  • Amígdalas vermelhas inchadas
  • Voz rouca ou abafada

As infeções comuns que causam dor de garganta podem resultar em outros sinais e sintomas, incluindo:

  • Febre
  • Tosse
  • Coriza
  • Espirros
  • Dores no corpo
  • Dor de cabeça
  • Náusea ou vômito

Tratamento

Depois de consultado um médico o tratamento deve ter início. Para tanto pode-se fazer o uso de medicamento e de opções caseiras assim como de alimentos sobre o que falaremos em detalhes mais abaixo.

Dentre as opções caseiras podemos destacar por exemplo o chá de casca de abacaxi. Este pode ser preparado com 2 fatias de casca de abacaxi e 500 ml de água. Basta ferver tudo pode cerca de 5 minutos coar e tomar cerca de 4 a 8 vezes por dia. Outro remédio caseiro bem eficiente para garganta inflamada é o chá de gengibre. Para tanto basta colocar 1cm de gengibre e 250 ml de água em uma panela e deixar ferver por cinco minutos. Tampe espere fazer efeito por 10 minutos coe e beba cerca de 3 vezes ao dia.

Anti-inflamatórios podem ser receitados para as inflamações. Em casos de garganta inflamada pela presença de bactérias pode ser necessário o uso de antibióticos. Além destas opções alguns alimentos podem ajudar bastante no tratamento por exemplo o abacaxi e o gengibre que já mencionamos acima.

Dicas de alimentos para garganta inflamada

Banana

Como ovos, as bananas são um alimento facilmente ingerido, se você tem uma dor ou uma inflamação na garganta . Se você não gosta do sabor, tente misturá-lo em um smoothie com algumas outras vitaminas embalados frutas como morangos ou mirtilos. 

Repolho

Embalado com vitamina C, enxofre, vitamina K, e outros antioxidantes,repolho é um grande vegetal para incorporar em sua dieta. Possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e pode até aliviar dores de garganta.

Iogurte

Iogurte é uma boa escolha de comida quando você tem uma dor de garganta. A American Câncer Society explica que as pessoas com dores de garganta devem escolher alimentos suaves como iogurte em vez de alimentos ácidos como laranjas ou espaguete com molho de tomate, que pode irritar a garganta. Iogurte também é suave e desliza para baixo a garganta facilmente. Para benefício adicional, tente chuviscar um pouco de iogurte simples com 2 colheres de sopa de mel.

Macarrão com queijo

Macarrão e queijo é um favorito das crianças e ainda pode ajudar a aliviar as dores de garganta. A American Câncer Society recomenda a escolha de macarrão e queijo quando você tem uma dor de garganta porque é macio. Outro benefício de macarrão e queijo é que ele contém proteína, de acordo com a American Cancer Society, que pode aumentar seus níveis de energia.

Sorvete

A American Cancer Society recomenda comer sorvete para ajudar a controlar uma dor de garganta porque é macio, frio e cremoso. Um sabor de sorvete simples como chocolate ou baunilha é provavelmente uma escolha melhor do que um sabor como limão, que pode ter pequenos pedaços.

Deixe uma resposta