Dicas de Ergonomia

0
90
O que é ergonomia?

A ergonomia é basicamente uma ciência que se preocupa com o bem estar e com o desempenho das pessoas nos mais variados ambientes. Frequentemente a ergonomia é relacionada aos ambientes de trabalho visto que os empregadores têm de garantir o conforto e a manutenção da saúde de seus funcionários ao máximo.

Pessoas que fazem muitos movimentos repetitivos ou que trabalham com o uso da força física devem tomar cuidado para que no futuro a saúde não fique prejudicada. Indivíduos que passam horas sentados na frente de um computador são geralmente os alvos mais estudados pela ergonomia.

É muito comum que estas pessoas sintam dores nas costas e no pescoço. É também frequente notar os ombros e os pulsos rígidos. A maior parte do desconforto e dos transtornos futuros pode ser evitada através da ergonomia portanto entender e aplicar esta ciência é algo fundamental para todas as pessoas.

Uma série de exercícios podem ser realizados com o intuito de minimizar as dores e o desconforto assim como diferentes medidas têm de ser adotadas para evitar danos futuros. A ergonomia é importante não somente para quem trabalha em frente a computadores entretanto o foco deste texto está voltado para este público.

Dicas de ergonomia

Segue abaixo algumas dicas de ergonomia:

  • Procure pelo conforto visual. Procure deixar o monitor do computador entre 45 e 70 cm longe de você. A altura dele também deve ser regulada de forma a ficar no máximo na linha de visão;
  • De tempos em tempos descanse a vista e olhe para objetos ou para paisagens que estejam mais de 6 m de você;
  • Mantenha o punho neutro ou seja regule a altura do teclado e da mesa de forma a deixar o punho neutro;
  • Procure deixar os pés sempre bem apoiados. É fundamental que todos trabalhem com os pés no chão no entanto quando isto não é possível coloque apoiadores. Os pés precisam ficar relaxados e apoiados para melhorar a circulação sanguínea e para não prejudicar a musculatura;
  • Mantenha as costas relaxadas. A superfície de apoio deve ser grande e é recomendável que as cadeiras não tenham braços.

Outras informações

Além destas dicas vale a pena trazer outras informações que podem ser úteis para a manutenção do bem estar e da saúde. É importante por exemplo evitar reflexos na tela no piso e nas paredes. Para tanto atenção com a iluminação é algo fundamental.

As cores também devem ser bem pensadas de forma a evitar reflexos. Além disto a temperatura ambiente é outro fator a ser considerado sendo que precisa ficar por volta dos 20 a 22 graus centígrados. Outro ponto é a acústica e a humanização do ambiente. No primeiro dos casos é preciso ter cuidado com os índices de pressão e materiais acústicos e paredes divisórias devem ser usadas. Já no segundo é necessário estimular a humanização colocando plantas quadros e até mesmo música ambiente quando for possível. Considerar todas estas informações é algo básico para se dar início a ergonomia.

Compartilhar
Artigo anteriorEfeitos colaterais do Fluconazol
Próximo artigoRiscos do cigarro e do álcool durante a gravidez

Deixe uma resposta