Dicas de Higiene Íntima Feminina

0
69
Por que manter a higiene íntima

Medidas de higiene íntima são fundamentais no sentido de prevenir o surgimento de problemas de saúde. Através de simples mudanças em hábitos de vida é possível evitar uma série de doenças.

Assim como temos de escovar os dentes diversas vezes por dia para evitar cáries e complicações odontológicas cuidar da higiene íntima também é importante. Além de eliminar o mau cheiro a limpeza da região vaginal e anal é fundamental para impedir a proliferação de fungos de bactérias e de outros microrganismos que poderiam provocar transtornos.

Tanto os homens quanto as mulheres têm de cuidar da higiene íntima entretanto no sexo feminino este cuidado é ainda mais urgente já que a anatomia de seus corpos deixa as mulheres mais vulneráveis a complicações do que os homens. A vagina possui uma população de microrganismos que lhe é natural e faz parte de sua flora. Esta tem a finalidade de proteger a região por meio de um ambiente com Ph ácido.

Os lactobacilos que vivem na flora não conseguem no entanto proteger sozinhos a vagina sendo necessária uma ajuda extra. É aí que entram os cuidados com a higiene íntima que devem ser praticados todos os dias.

Como fazer

Médicos recomendam que todas as mulheres realizem ao menos 3 vezes por dia uma limpeza na região. Para tanto pode-se recorrer a diferentes métodos utilizando sabonetes especiais água ou os dedos. É preciso ter atenção e não usar objetos como esponjas e cotonetes pois podem acabar machucando o local. Os dedos são os meios mais interessantes nesta hora já que fornecem mobilidade e não geram feridas.

O clitóris necessita receber um maior enfoque e todo o esmegma precisa ser limpo. Este termo se refere ao resíduo branco que fica acumulado devido à combinação de gorduras genitais com óleos e células epiteliais. Para a limpeza os movimentos devem ser leves e circulares. Depois de limpar a vulva o caminho para o ânus também precisa ser percorrido.

Quando do uso de sabonetes é necessário escolher os que são específicos para esta tarefa. Geralmente estes produtos de higiene íntima não alteram o Ph da região mantendo o local equilibrado e livre da proliferação de fungos e de bactérias.

Dicas de higiene íntima feminina

Simples medidas podem ser tomadas no sentido de prevenir o surgimento de doenças e de complicações. Segue abaixo algumas dicas de higiene íntima:

  • Lave todos os dias a vagina com água ou com sabonetes especiais;
  • Após o banho seque bem a região do ânus e da vagina com uma toalha fofa;
  • Mantenha os pelos da região cortados e aparados pois o excesso favorece ainda mais o acúmulo de secreções;
  • Após ter relações sexuais limpe o local como de costume;
  • Uma vez ou outra experimente dormir sem calcinha já que permite um arejar da área;
  • Quando estiver menstruada faça a higiene com mais frequência;
  • Passe os dedos entre os grandes e os pequenos lábios de forma a remover todas as gorduras acumuladas.

Deixe uma resposta