Dicas para aproveitar o calendário de competições

    0
    25

    Antigamente planejamento de temporada era coisa de atleta profissional hoje é muito mais que uma mania é uma possibilidade a mais para ultrapassar obstáculos e desafios. Pessoas comuns buscam na corrida a oportunidade de gerar mais resistência para enfrentar a semana de trabalho.

    Correr de maneira saudável requer mais do que motivação e preparação física. Um ingrediente fundamental é a disciplina com que participamos de eventos da modalidade.

    Para o corredor estreante o processo é mais delicado por isso o darei algumas dicas para você se dar bem na sua prova.

    DICAS:

    Tenha paciência: não ultrapasse o seu limite vá com calma e sinta todo o percurso.

    Ritmo: controle a ansiedade e o ritmo para não precisar interromper a prova.

    Tempo: em quanto tempo quer fazer e buscar seu objetivo para iniciantes não deve ser o mais importante mas pode fazer uma previsão.

    Exames médicos: é fundamental que o atleta esteja com todos os exames médicos em dia.

    Largada: a largada não define a prova. Procure ficar entre o grupo que larga no seu ritmo de treino ou até mais leve.

    Retrospectiva: faça uma análise dos seus treinos dificuldades e pontos fortes para você poder aperfeiçoar no dia da prova.

    Foco: visite o percurso antes. Assim você pode definir pontos de estímulos e ainda evitar uma eventual surpresa no dia. Ou converse com pessoas que já participaram do evento se o circuito for viável.

    Kit: nunca deixe para retirar o kit na última hora isso pode atrapalhar a sua concentração.

    Descanso também é treino: não faça seu treino habitual na última semana antes da prova. O mais importante neste momento é você repousar e relaxar para o seu corpo estar em bom estado.

    Polimento: nas últimas semanas que antecedem a prova procure treinar com mais cautela (cuidado) sem forçar o ritmo. Lembrar de que o que tínhamos que ter feito já foi feito! Agora é somente um período de “polimento” e acúmulo de energia.

    Escolha as suas provas faça o seu calendário e siga as dicas.

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    Deixe uma resposta