Dicas para evitar a queda de Cabelos

Dicas para evitar a queda de Cabelos

0
87

Queda de cabelo: como evitar?

Esse é um assunto temido entre homens e mulheres. Não é por menos. A calvície atinge 2 bilhões de pessoas em todo o mundo segundo a Academia Americana de Dermatologia. Mas queda de cabelo e calvície são diferentes. Conheça as principais causas da queda de cabelo e as dicas para evitar e tratar.

Por que meu cabelo cai?

Mudanças hormonais ou no metabolismo podem levar à queda de cabelo temporária. Deficiência na alimentação também é um importante fator. Durante a gravidez ou parto uso de pílulas anticoncepcionais e menopausa também causam queda de cabelo. Outras causas são também conhecidas por provocar quedas como problemas na glândula tireoide (que regula os hormônios do organismo) alopecia (quando o sistema imunológico atinge os folículos capilares e causa queda de vários cabelos – tufos – ao mesmo tempo) micoses no couro cabeludo e outras doenças de pele.

Medicamentos também podem gerar a perda de cabelo como usados em tratamentos para câncer depressão artrite e pressão alta.

Com todas as causas possíveis o estresse é o campeão de queixas nos consultórios quando o assunto é queda de cabelo. É um sintoma em comum a todos os pacientes. Dramas do mundo moderno mas que devem ser tratados com atenção.

E claro a famosa frase “a calvície é hereditária” é verdadeira. É a principal causa principalmente entre os homens e algumas mulheres. Pode começar com uma simples ocorrência de queda de cabelo e evoluir para a calvície.

Queda de Cabelo X Calvície

A calvície como explicamos é hereditária ou pode ser causada por algumas medicações que são usadas pelas pessoas. Uma pessoa tem em média 100 mil fios de cabelo. A queda de cabelo pode ocorrer temporariamente sendo que é normal caírem de 80 a 100 fios de cabelo por dia. Quando caem esses cabelos automaticamente o corpo já providencia mais. Portanto não se preocupe se não é freqüente ou se você teve alguma situação única de grande estresse na sua vida.

Estudos mostram que a substância mais importante para controlar a queda dos cabelos é Inositol que é um composto orgânico de vitaminas do complexo B. A ausência dessa substância no organismo está relacionada à queda de cabelos.

Tratamento

Como existem diversos fatores que podem causar a queda de cabelo é fundamental e obrigatório procurar um médico dermatologista para que ele possa diagnosticar da melhor maneira. Entre os medicamentos mais receitados estão o Pantogar Finasterida Betatrinta e Avicis. Além das receitas caseiras espalhadas por aí que podem ajudar mas não curam o problema.

Efeitos emocionais da queda de cabelo

É unânime que cabelos volumosos em grande quantidade são sinônimos de saúde. Afinal ninguém quer andar por aí com falhas no cabelo ou se sente bem com pouco cabelo. A queda além de ser um problema médico afeta o emocional das pessoas. Os cabelos são uma expressão da nossa individualidade símbolo de saúde e no caso das mulheres de feminilidade. Em resumo o cabelo faz parte da personalidade das pessoas há milhares de anos e afeta diretamente na autoestima e autoconfiança.

 

Observe

  • Você está perdendo cabelo apenas no couro cabeludo ou em outras partes do corpo?
  • Usa tintura no cabelo?
  • Seca com secador? Qual a frequência?
  • Qual shampoo você usa?
  • Situações de estresse pelas quais passou ultimamente
  • O couro cabeludo coça com frequência?
  • Quais tratamentos e medicamentos você usa em geral?
  • Tem algum local específico no couro cabeludo onde o cabelo cai mais?

Fique atento e observe sua rotina pois estas são perguntas que você precisa saber responder ao seu médico para um diagnóstico mais preciso juntamente com exames laboratoriais.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY