Dicas para evitar o sedentarismo

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    O sedentarismo

    Atualmente com todas as facilidades da vida moderna temos nos tornado cada vez mais sedentários. O sedentarismo no entanto deve ser levado muito a sério pois é o grande causador de uma série de preocupantes condições como a obesidade por exemplo.

    Pode-se definir sedentarismo como a não suficiente prática de exercícios físicos. Esta falta de atividade física não está necessariamente ligada à não prática de esportes. O sedentarismo ocorre quando a pessoa gasta pouquíssima energia e calorias no dia a dia o que contribui para o aumento de peso e para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares entre outras coisas.

    Estudos indicam que cerca de 60% de toda a população adulta não pratica nenhum tipo de exercício físico. É preciso um esforço para reverter esta situação caso contrário estaremos contribuindo para um envelhecimento precoce do corpo assim como para o surgimento de uma série de complicações relacionadas à saúde. O sedentarismo nos deixa com mau humor e faz o cérebro funcionar mais devagar. Está na hora de reverter esta situação. Confira abaixo algumas dicas para evitar o sedentarismo.

    Mexa-se

    O importante é estar em movimento. Evite ficar parado especialmente sentado. Caso precise usar o computador dê preferência ao celular pois dá para ficar se movendo enquanto usa. Case vá usar o telefone escolha o modelo sem fio para também poder se mover enquanto fala. Nada de ficar horas e horas sentado em frente a um computador ou jogando vídeo-game. Inclusive atualmente existe ótimos videogames que exigem o corpo tododicas para evitar o sedentarismo do usuário desta forma fica mais fácil dizer adeus ao sedentarismo.

    Caso trabalhe sentado pare de hora em hora e caminhe pelo escritório. Deixe o controle remoto longe de você sempre para fazer com que tenha que levantar para mudar de canal. Outra dica é deixar o telefone longe pois assim é preciso levantar para pegá-lo.

    Limpe a sua casa

    No Brasil não temos o hábito de limpar as nossas próprias casa. Pagamos alguém para limpar onde moramos e pagamos para frequentar uma academia. Qual é a lógica nisso? Por que não fazer exercício limpando a casa? Além de acabar com o sedentarismo ainda dá uma força para o orçamento mensal.

    Limpe o chão lave a roupa lave a roupa e esfregue as paredes do banheiro. Chega de preguiça. Limpar a casa é uma das formas mais fáceis de acabar com as gordurinhas e ainda de por fim ao sedentarismo. Ligue uma música e mãos à obra.

    Use menos o carro

    Adquira o hábito de usar menos o carro. Da mesma forma com a questão de limpar a casa usar menos o carro ajuda a saúde e o bolso. Sabe aquele supermercado do lado da sua casa? Então caminhe até ele. Você chega mais rápido faz um bom exercício e ainda economiza na gasolina.

    Outra dica é utilizar as escadas ao invés do elevador. Subir todos os dias as escadas pode ajudar muito no condicionamento físico e na saúde de uma forma geral. Além disto você não é obrigado a encontrar aquele vizinho chato no elevador.

    Alongue-se

    Acostume-se a fazer alongamentos durante o dia especialmente se você trabalha sentado. Alongar o corpo ajuda a diminuir a tensão e relaxa. Além disto é algo que melhora o humor e deixa a mente mais concentrada para realizar diversas tarefas.

    É possível fazer um alongamento até mesmo sentado. Estique os braços mexa os músculos balance a cabeça de um lado para o outro e estique as pernas. O alongamento melhora a circulação sanguínea e coloca em movimento alguns músculos que não usamos tanto portanto é também uma boa pedida para por fim ao sedentarismo.

    Ocupe-se

    É fundamental ocupar-se especialmente depois do almoço quando dá aquela preguiça. Dar uma caminhada leve depois do almoço pode fazer uma diferença e tanto para o corpo e para o organismo como um todo. A caminha é capaz de melhorar a circulação e de reduzir os níveis de colesterol além estimular o metabolismo ajudando na digestão.

    Chame um amigo para passear nem que seja um passeio no shopping. O importante é movimentar-se e fazer algo que não seja pensar em comida e ficar sentado. Visite os amigos ou familiares cuide de seu filho ou cachorro enfim movimente-se e ocupe-se. Nada de preguiça.

    Crie metas

    É complicado mudar o estilo de vida de uma hora para a outra. Criar metas é uma boa alternativa pois com isto o dia a dia vai mudando aos poucos. Por exemplo estipule uma caminhada de 5 minutos em uma semana. Na semana seguinte tente andar por 10 minutos. Ou então limpe o quarto hoje amanhã limpe a sala e assim por diante.

    Experimente diminuir as horas que passa em frente ao computador ou jogando videogame. Por exemplo um dia marque 3 horas de jogo no outro dia tente diminuir para 2 horas e meia e assim por diante. Criar metas é a forma mais fácil de obter bons resultados. Mudanças graduais são o ideal.

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