Dicas para manter os cabelos sempre bonitos

    0
    75

    Por que eles crescem?

    O cabelo humano cresce em um ritmo constante de cerca de meio milímetro a cada dia ou cerca de 1 25 centímetros a cada mês. Ele pode crescer de forma mais rápida ou mais lenta dependendo da idade da pessoa da genética e também do estado hormonal. A gravidez por exemplo parece afetar o crescimento dos cabelos.

    Os cabelos crescem devido à constante multiplicação e divisão de uma espécie de célula os queratinócitos. Conforme estas células vão se multiplicando o fio vai sendo empurrado para cima o que faz com que o cabelo como um todo cresça. Cada fio possui três fases: nascimento crescimento e queda. Os ritmos são diferentes de forma manter sempre uma quantidade ideal de cabelo na cabeça.

    Quais cuidados devem ser tomados?

    Alguns cuidados básicos podem ser tomados diariamente com o intuito de manter os cabelos sempre lindos e com aparência saudável. Por exemplo após lavar os fios enxague muito bem a cabeça. Não é recomendado deixar restos de creme no couro cabeludo. Estes resíduos ao invés de hidratar os fios acabam impedindo o crescimento na região e deixam os cabelos com um aspecto pesado e sem movimento.

    É importante desembaraçar todos os fios com muito cuidado. Deve-se começar pelas pontas e então partir para a raiz. Os fios podem se quebrar facilmente por isto é preciso tomar atenção. O couro cabeludo é uma região que necessita ser massageada durante o banho com movimentos circulares. Entretanto é preciso ter cuidado com as unhas para não causar feridas no local.cuidados com o cabelo - lindo

    Os pentes mais indicados para arrumar os cabelos são os de madeira. Os de plástico acabam deixando os fios arrepiados. Sempre que possível é indicado secar os fios antes de sair de casa pois cabelos úmidos atraem sujeira e poluição.

    Como funcionam os protetores solares para cabelos?

    Os cabelos são comprovadamente danificados pela radiação. Com a ação dos raios eles ficam desidratados desbotados perdem qualidade e envelhecem precocemente. No entanto as lesões provocadas na região são mais gradativas do que na pele e nem sempre podem ser consideradas da mesma forma.

    Muitos xampus já trazem em sua fórmula ingredientes de proteção solar assim como condicionadores e outros produtos sem enxágue. Entretanto o ideal para proteger os fios é fazer uso de protetores solares para cabelo. Eles proporcionam uma proteção mais efetiva do que os xampus e condicionadores que vem com ingredientes nas fórmulas. Além de hidratar o cabelo ainda protegem da ação da radiação. Devem ser reaplicados após sair da água da piscina ou do mar.

    Mitos sobre os cabelos

    Existe uma série de mitos sobre os cabelos que deve ser desvendada. Por exemplo cortar os fios durante a lua cheia não faz com que eles cresçam mais rápido assim como aparar o corte todos os meses também não ajuda no crescimento.

    Os cabelos não se acostumam com os xampus. O que acontece é que com o tempo ele deixa de produzir o efeito inicial. Outro mito possui relação com a água fria. Dizem que ela deixa os fios mais brilhantes porém na realidade é a água quente quem prejudica a saúde dos mesmos. Lavar o cabelo todos os dias não o torna mais oleoso assim como calvície não é coisa de gente mais velha. São muitos os mitos que envolvem a saúde do cabelo. É preciso ficar atento para não se deixar levar por alguns deles.

    Dicas para manter os cabelos sempre bonitos

    Além dos mitos o que não faltam são dicas para manter os fios sempre bonitos e saudáveis. Recomenda-se por exemplo nunca desembaraçar o cabelo dentro do banho pois quando molhado ele fica elástico e mais fácil de arrebentar. Água quente prejudica o cabelo e contribui para a formação de caspa portanto deve ser evitada.

    Dormir com o cabelo preso é prejudicial aos fios pois faz com que eles quebrem e dá um aspecto arrepiado ao visual. Também é aconselhável não utilizar elásticos para fazer o conhecido “rabo de cavalo”. Chapinhas e secadores devem ser usados com parcimônia assim como cremes que sejam protetores térmicos precisam ser utilizados nestas condições.

    No mínimo duas vezes a cada mês é indicado fazer uma máscara para hidratar os cabelos. Utilize para isto cremes e touca térmica.

    A alimentação ajuda na manutenção da saúde da pele e dos fios. Coma bastante legumes verduras frutas e ingira muita água todos os dias. É aconselhável cortar o cabelo de três em três meses com isto as pontas duplas são eliminadas e ele cresce de forma mais saudável. Na hora de escolher um xampu e um condicionar não se deve economizar. Adquira produtos de qualidade e que irão fazer a diferença. Ter um cabelo bonito é sinal de saúde.

    LEAVE A REPLY