Dicas para melhorar o funcionamento do intestino

0
60
 Intestino preso

A prisão de ventre é também muito conhecida como intestino preso. A constipação outro nome para a condição é provocada quando há dificuldade para evacuar devido à retenção do bolo de fezes no intestino.

Quem sofre com prisão de ventre necessita encontrar maneiras de contornar a situação. O mau funcionamento do intestino provoca uma série de sintomas. É comum surgirem hemorroidas acnes sensação de estufamento e dores abdominais. Além disto a pessoa fica se sentido mal de uma forma geral afinal tem um monte de bolo fecal preso dentro dela.

Alguns dos fatores que contribuem para a prisão de ventre são o hábito de se deitar após dormir e o sedentarismo por exemplo. Tanto homens quanto mulheres estão vulneráveis à condição entretanto nota-se uma maior recorrência entre o sexo feminino.

Para diminuir o problema da constipação algumas medidas podem ser adotadas. Simples hábitos no dia a dia podem ser mudados e fazer uma grande diferença. É importante destacar a necessidade de se consultar um médico diante dos sintomas. A prisão de ventre é benigna no entanto pode ser indício de algo mais grave. Desta forma quando os sinais surgirem não hesite em procurar por um profissional.

O que provoca o intestino preso

Geralmente as mais comuns causas do intestino preso são a má alimentação e a falta de atividades físicas. Alimentos ricos em fibras devem fazer parte do cotidiano de todas as pessoas entretanto não é o que ocorre por aí. O sedentarismo piora o quadro pois a atividade física contribui para os movimentos de liberação do bolo fecal.

O pouco consumo de frutas e de água também leva a esta condição. Adiar a ida ao banheiro é um hábito que deve ser cortado. Algumas doenças relacionadas ao reto e ao cólon podem levar a um quadro de intestino preso assim como a depressão e o estresse por exemplo.

Muitas pessoas fazem uso de laxantes para contornar a constipação entretanto tenha atenção a isto. Quando estes medicamentos são utilizados por períodos longos e com grande frequência eles podem na realidade piorar ainda mais o quadro.

Dicas para melhorar o funcionamento do intestino

Segue abaixo algumas dicas que podem ajudar a melhorar o funcionamento do intestino:

  • Mastigue bem as coisas que você come;
  • Beba ao menos 2 litros de água todos os dias;
  • Coma bastante fibras como as do arroz integral do pão integral e da granola;
  • Inclua no cardápio alface espinafre brócolis e palmito por exemplo pois também são fontes de fibra;
  • Consuma iogurte natural já que os lactobacilos são excelentes para evitar a prisão de ventre;
  • Pratique esportes ou atividades físicas pois fortalece a barriga e faz o intestino funcionar melhor;
  • Não coma com tanta frequência batata carne maça ou banana. Apesar de nutritivos e deliciosos estes itens estimulam a prisão de ventre.

Estas são apenas algumas dicas para melhorar o funcionamento do intestino. Conversar com um profissional é fundamental para descobrir mais alternativas e as que mais se adequam ao seu caso.

Deixe uma resposta