Dicas para o cabelo crescer mais rápido

    0
    67

    O cabelo

    Para aprender a cuidar melhor do cabelo e para fazê-lo crescer mais rápido é fundamental entender como os fios funcionam. O cabelo é um tecido morto formado quase que completamente de queratina e melanina. Estruturalmente o fio pode ser dividido em medula córtex e cutícula sendo a parte mais interna a medula a do meio o córtex e a mais externa a cutícula.

    A medula é composta basicamente de sangue e de oxigênio e é a única parte do fio que fica em contato com células vivas o bulbo capilar. O córtex compõe a maior parte dos fios e é quem dá força vitalidade e resistência ao cabelo. Já a cutícula se parece bastante com uma escama de peixe e é ela quem protege a fibra capilar e dá brilho aos cabelos.

    A saúde do corpo humano como um todo se reflete também nos cabelos. Para que eles estejam bonitos e saudáveis precisamos portanto cuidar do nosso corpo e ter atenção principalmente com a alimentação.

    Queratina e melanina

    Os fios são basicamente compostos por queratina e melanina. A queratina dá flexibilidade e força aos fios sendo formada a partir de vitaminas sais minerais e aminoácidos. Cuidar da alimentação é portanto fundamental para quem quer ter fios mais fortes e saudáveis.

    Já a melanina é a proteína que dá cor aos fios. Ela pode ser tanto eumelanina como feomelanina. A primeira confere aos cabelos as cores que vão do marrom ao negro. Já a segunda dá ao cabelo as tonalidades do vermelho ao loiro. A falta de ambas confere ao cabelo a cor branca.

    Como o cabelo cresce

    Os fios do cabelo humano são produzidos dentro de uma estrutura em formato de tubo chamada folículo piloso. A raiz está bem no fim deste tubinho e é lá que ficam as células que se multiplicam e empurram os fios para fora fazendo com que o cabelo cresça.

    Durante este processo a queratina envolve os fios e os deixa protegidos contribuindo para que eles cresçam melhor e mais rapidamente. O cabelo humano cresce em média cerca de 125 cm todo os meses. Alguns fios duram mais tempo outros menos no entanto a vida útil de grande parte deles fica entre 3 e 5 anos. Todas as pessoas possuem mais ou menos 100 ou 150 mil fios de cabelo e existem algumas medidas que podem ser tomadas para estimular ainda mais o crescimento.cabelo crescer mais rapido

    A alimentação e os fios

    O crescimento dos fios e a saúde dos mesmos possui muita relação com a nossa alimentação. Quando os fios não estão saudáveis e fortes eles quebram e não crescem portanto através de alguns artifícios podemos auxiliá-los neste processo.

    Procure por exemplo incluir ácidos graxos na sua alimentação pois eles são excelentes aliados nesta tarefa. Os ácidos graxos estão presentes nas nozes nos peixes e no abacate. A biotina também deve ser bastante consumida estando em alimentos como o ovo a soja e o fígado.

    Outro item muito importante que não pode ficar de fora são as vitaminas assim como as proteínas. Estas podem ser encontradas em uma série de alimentos como em legumes carnes ovos e queijos por exemplo. Já as vitaminas estão principalmente presentes em verduras e frutas.

    Dicas para o cabelo crescer mais rápido

    Além da alimentação outras medidas podem auxiliar no sentido de estimular o crescimento dos fios. Beber sempre bastante água por exemplo é uma delas. Por outro lado lavar o cabelo todos os dias não é tão bom como se pensa. Procure pular dois dias entre as lavagens pois desta forma os fios têm mais tempo para liberar óleos naturais e o cabelo não fica tanto em contato com produtos industrializados como o shampoo e o condicionador.

    Não durma nunca com os cabelos molhados pois isto prejudica o couro cabeludo e consequentemente influi no crescimento dos fios. Dormir com o cabelo preso também não é uma boa ideia. Diminua o uso de secador e de chapinha assim como o uso de produtos químicos em geral como gel mousse ou spray fixador.

    Durante o banho massageie o couro cabeludo pois isto estimula o crescimento dos fios. Além disto por mais estranho que pareça cortar o cabelo a cada 2 meses ajuda bastante no crescimento já que fortalece os fios e elimina as pontas duplas. Por fim lembre-se de sempre pentear e escovar o cabelo pois isso estimula a circulação sanguínea na região e fortalece os fios mais novos. Entretanto não faça isso quando ele estiver molhado já que pode piorar a situação.

    De uma forma geral estas são as principais dicas para quem quer ter cabelos longos e saudáveis. Cuide da alimentação beba sempre bastante água proteja o couro cabeludo e mantenha hábitos de vida saudáveis. Seguindo estas dicas o seu cabelo crescerá muito mais rápido.

    Deixe uma resposta