Dicas para quem tem prisão de ventre

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Entenda um pouco mais

Prisão de ventre ou constipação é a dificuldade que o indivíduo tem de evacuar. É necessário modificar as causas e entre elas estão: o estresse; pouco consumo de fibras; falta de exercícios físicos; baixa ingestão de água ( menos que quatro copos de água por dia); irregularidade no horário das refeições;

Uso exagerado de laxantes. Tome medicamentos só com orientação médica. A maioria dos laxantes destrava abruptamente o intestino irritando-o e agravando o problema. Podem também condicionar o organismo a longo prazo parando de fazer efeito. Um suco natural laxativo com ameixa dá um bom resultado: deixe quatro ameixas em ½ copo de água à noite. No dia seguinte coloque as frutas e a água no liquidificador junte uma laranja sem casca cortada em quatro e uma de colher de sopa de farelo de trigo. Bata bem antes de beber.

Por causa do intestino preso a pele o cabelo podem sofrer alterações; o hálito perde o frescor; acúmulo de gazes; mal estar; mal humor e até o raciocínio é prejudicado.

Existem dicas simples que podem ajudar a modificar esse quadro:

Beba mais água líquidos pelo menos seis a oito copos de líquido por dia;

Movimente-se caminhe dance ande de bicicleta nade seja mais ativo no decorrer do seu dia por exemplo: não suba de elevador suba de escada; vá a lanchonete a pé não de carro.

Troque alimentos refinados por integrais; inclua fibras à sua alimentação comendo mais frutas diariamente como laranja com bagaço maça com casca; coma mais cereais como aveia linhaça germe de trigo levedo de cerveja; coma mais frutas secas e castanhas.

Legumes e verduras contêm muitos minerais como zinco potássio e ferro. O consumo de couve rúcula agrião alface abobrinha ajudam na evacuação. A abóbora com seu alto teor de fibras zinco potássio e ferro favorecem o funcionamento do intestino e sua flora se ingerido no mínimo três vezes por semana.

– As sementes como a soja fonte de glutamina aminoácido reparador do epitélio intestinal rica em proteínas vitaminas e minerais; a lentilha rica em potássio fibras fósforo zinco vitaminas do complexo B magnésio e enxofre componentes que colaboram no aumento da produção e eliminação das fezes.

As frutas como a maçã com a casca ajuda no equilíbrio do organismo; a ameixa seca é recomendada a ser ingerida diariamente (cinco unidades) por conter alto teor de fibras insolúveis e ser um laxante natural; mamão: rico em fibras e portador de alto teor de betacaroteno um antioxidante responsável pela obtenção indireta da vitamina A recomendado a ser ingerido diariamente pela manhã.

Café: É recomendado ingerir diariamente uma xícara de café pela manhã por ele possuir propriedades químicas que são capazes de estimular a movimentação do bolo fecal.

Iogurtes: Os iogurtes são úteis no caso da prisão de ventre pois são leites fermentados que contém probióticos (bactérias do bem) e devem ser consumidos regularmente. Estudos mostram que os probióticos ajudam no trânsito intestinal. Porém nem todos os produtos contém os probióticos por isso leia sempre os rótulos dos produtos antes de comprar.

Massagem para prisão de ventre. A massagem deve ser feito na região logo abaixo do umbigo no sentido da direita para a esquerda fazendo um movimento de pressão como se estivesse empurrando as fezes para o lado esquerdo. Quando chegar perto do osso do quadril do lado esquerdo deve-se realizar a massagem a partir deste ponto no sentido para baixo em direção à virilha. Esta massagem pode ser feita pela própria pessoa sentada ou deitada na cama.

Não adie ou force a ida ao banheiro. Esse procedimento desregula o funcionamento do intestino. Tanto adiar como forçar a evacuação é prejudicial ao organismo.

– Beba água ao acordar(em jejum). Um ou dois copos.

– Procure não beber muito líquido juntamente com as refeições.

– Suco de couve melhora a função intestinal. Bata no liquidificador as folhas de couve suco de laranja ou outra fruta que você gostar e beba todos os dias. A couve é rica em cálcio magnésio clorofila que é anti-inflamatório e cicatrizante.

Coma devagar. É importante mastigar bem os alimentos e comer devagar. Respeitando este processo é possível melhorar bem os sintomas da obstipação intestinal.

– Deixar de fumar. Existem várias desvantagens no hábito de fumar. Uma delas é o agravamento da obstipação. É aconselhável a redução ou de preferência o abandono do hábito de fumar.

Evite certos alimentos como fast food refrigerantes frituras doces em geral que são ricos em açúcar e colaboram para o aumento de bactérias nocivas ao organismo contribuindo para o agravamento da prisão de ventre.

Consuma chás. A prisão de ventre pode ser aliviada com o consumo de ervas medicinais na forma de chás encontradas facilmente em qualquer mercado.

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