Dicas para se hidratar corretamente no inverno

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Hidratação é fundamental

A água faz verdadeiros milagres para o corpo humano. Quem bebe regularmente água usufrui de uma série de benefícios assim como permite que o organismo funcione da melhor forma possível.

Além de atuar na prevenção de uma série de doenças a água é capaz de garantir pele e cabelos bonitos e saudáveis. Ela possui papel fundamental em diversas funções do organismo assim como atua na regulação da temperatura do corpo e no funcionamento adequado do sistema circulatório.

Para saber a quantidade ideal de água a ser ingerida todos os dias basta multiplicar por 003 o peso do corpo em kg. Por exemplo uma pessoa com 70 kg deve ingerir pelo menos 21 litros de água todos os dias. A falta de água no organismo pode ser algo muito perigoso visto que este líquido é fundamental para a nossa sobrevivência.

Por que se hidratar

A água é a substância em maior quantidade no corpo humano sem a qual não continuaríamos vivendo. Ela é tão importante que uma perda de 20% dela poderia levar à morte e uma perda de 10% a consideráveis transtornos. A hidratação pode ser feita tanto com água como com suco ou outros líquidos no entanto o ideal mesmo é o consumo de água até porque esta é livre de calorias e de quaisquer itens prejudiciais à saúde.

Quando o corpo perde muita água ou quando a correta hidratação não é feita sintomas como febre sudorese náuseas vômitos diarreia e confusão mental podem surgir. A desidratação é uma condição muito séria e pode levar rapidamente à morte.

Idosos e crianças devem ter ainda mais cuidado com a hidratação. Com o passar dos anos vamos ficando cada vez mais vulneráveis à desidratação e bebês e crianças devem beber bastante água para um bom desenvolvimento do corpo.

Como se hidratar

A melhor forma de se hidratar é bebendo água. Sucos naturais e outros líquidos podem ajudar na tarefa no entanto a água é sem dúvidas a melhor opção. Para determinar a quantidade ideal de água a ser consumida diariamente basta multiplicar o peso do corpo em kg por 003. No entanto algumas pessoas podem perder mais água ao longo do dia especialmente esportistas por isso o consumo ideal pode variar bastante de pessoa para pessoa.

Nem sempre o corpo pede por água quando precisa ou seja não devemos tomar água somente quando estamos com sede. É preciso ingerir um pouco de líquido de tempo em tempo. Procure beber pelo menos 1 copo de água por hora. Pessoas com doenças crônicas como a diabetes e insuficiência renal necessitam beber ainda mais água assim como atletas idosos e crianças.

A hidratação no inverno

Durante o inverno o tempo frio e seco faz com que o corpo fique consideravelmente desidratado. No entanto ao contrário do que ocorre no verão muitas vezes acabamos esquecendo de tomar água visto que não há a necessidade de se refrescar.

Neste hábito reside um grande perigo pois muitas pessoas passam o dia sem ingerir a quantidade adequada de líquido. Além de ficarem inchadas estas pessoas podem desenvolver sérios problemas de pressão arterial assim como ficar com a pele e o cabelo ressecados e com uma aparência desgastada.

Beber ao menos 2 litros de água todos os dias é fundamental. Fazer o cálculo da necessidade diária com base no peso conforme mencionamos acima é uma boa ideia de forma a manter o organismo hidratado e protegido.

Dicas para se hidratar corretamente no inverno

De uma forma geral o ideal é beber ao menos 2 litros de água todos os dias mesmo que não se sinta sede. Manter uma garrafa de água sempre à mão é uma boa ideia assim é possível dar pequenos goles ao longo do dia.

Beber um bom vinho pode ser algo bem gostoso no frio no entanto bebidas alcoólicas desidratam bastante o corpo. Por isso não deixe de tomar água sempre que ingerir álcool sendo que de preferência é bom evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Outra excelente fonte de água são os vegetais de uma forma geral. O pepino por exemplo é constituído de cerca de 95% de água. Portanto aposte em refeições repletas de legumes e vegetais durante o inverno. Crianças tendem a não reclamar de sede por isso é preciso ter atenção redobrada com elas especialmente nos dias mais secos assim como com idosos que podem se esquecer de ingerir líquidos.

Algumas pessoas preferem praticar exercícios com a chegada do frio de forma a suar menos. Lembre-se entretanto de que o corpo está perdendo água e de que mesmo que não sinta sede é fundamental beber água. Por fim destacamos a importância do cuidado com a hidratação no inverno para indivíduos hipertensos já que sem água o corpo passa a reter ainda mais sódio o que eleva a pressão arterial.

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