Dieta DUKAN

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O que é a dieta DUKAN?

É um método criado para levar à rápida perda de peso. A dieta DUKAN clássica é estruturada em 4 fases sendo duas de emagrecimento e duas de manutenção de peso. Na primeira etapa temos a fase de ataque e a fase de cruzeiro. Já na segunda etapa temos a fase de consolidação e a fase de estabilização.

É através da aliança entre a prática de caminhada e o correto regime alimentar que se obtém sucesso. A dieta DUKAN também está baseada no consumo de farelo de aveia e na ingestão de cerca de 2 litros de água todos os dias. Além disto ela permite que os adeptos consumam à vontade 100 itens sendo 66 deles ricos em proteína e o resto composto por vegetais e legumes diversos.

Criada pelo francês Pierre Dukan a dieta DUKAN vem fazendo muito sucesso e pessoas em todo o mundo já aderiram a ela. Será que funciona? Quais são os prós e os contras? Bem antes de tudo é preciso entender as suas quatro fases.

Primeira fase: ataque

Esta primeira fase pode durar até 10 dias dependendo da pessoa e do seu organismo. Durante ela deve-se ingerir todos os dias uma colher e meia de farelo de aveia além de só poder ser ingerido proteína pura. Por exemplo pode-se comer 66 tipos de proteína a vontade dentre elas peito de peru presunto frutos do mar carnes vermelhas carnes brancas miúdos e aves.

Além do cuidado com a alimentação o indivíduo precisa caminhar cerca de 20 minutos todos os dias durante a fase de ataque. Esta é chamada de fase de ataque pois pega o corpo de surpresa. Durante esta fase é possível perder peso rapidamente no entanto não é permitido prolongar-se muito no ataque pois pode haver falta de vitaminas e de fibras para o organismo. Em seguida parte-se para a fase de cruzeiro.

Segunda fase: cruzeiro

Bem esta fase é constituída de um rodízio de duas diferentes dietas: a de grelhado com salada e a da fase de ataque. Durante a fase de cruzeiro o indivíduo pode comer 34 tipos de vegetais e legumes à vontade sendo que é preciso ingerir 2 colheres de sopa de farelo de aveia todos os dias. Além disto é preciso caminhar 30 minutos diariamente.

Um dia da fase de cruzeiro é constituído de proteína pura o outro é constituído de proteína pura mais vegetais ou legumes. Já no outro dia volta-se a comer somente proteína e no outro proteína mais legumes e vegetais. Esta fase promove uma perda de cerca de 1 kg por semana. A sua duração depende da quantidade de quilos que se quer emagrecer devendo-se portanto considerar 7 dias por quilo a perder.

Terceira fase: consolidação

É durante a fase de consolidação que é preciso ter mais determinação. O tempo de duração é equivalente à quantidade de quilos que necessita ser queimado sendo 10 dias para cada quilo. Durante esta fase deve-se consumir 2 colheres e meia de sopa de farelo de aveia todos os dias. Além disto é preciso caminhar cerca de 25 minutos por dia.

Com relação à alimentação a fase de consolidação é caracterizada por um cardápio mais variado. Pode-se comer frutas pão e queijo todos os dias assim como uma porção de massa e uma porção de carne de por semana. Também fica permitido fazer duas refeições de gala por semana ou seja refeições compostas por entrada prato principal sobremesa e vinho.

Quarta fase: estabilização

Durante a fase de estabilização a alimentação volta praticamente ao normal. Pode-se comer de quase tudo com equilíbrio assim como 3 colheres de sopa de farelo de aveia todos os dias. Deve-se também praticar caminhadas diárias de 20 minutos.

A fase de estabilização dura para o resto da vida. Depois de todas as fases mencionadas espera-se que neste período já tenha havido uma considerável perda de peso e melhora na saúde.

 

Prós e contras

A dieta DUKAN tem vantagens e desvantagens. Por exemplo ela prioriza o consumo de proteínas que têm uma digestão mais lenta o que aumenta a sensação de saciedade e diminui a fome. Além disto ela promove a perda de peso em um prazo relativamente curto quando comparado com outras dietas. Outro ponto positivo é ela não ser muito restritiva com relação à quantidade.

No entanto ela é bem restritiva com relação aos tipos de alimentos. A exclusão de carboidratos faz com que o corpo não tenha energia suficiente para se manter. Além disto o elevado consumo de proteínas e de alimentos de origem animal pode aumentar muito o colesterol promovendo um entupimento de artérias e de vasos sanguíneos por exemplo. A dieta DUKAN também pode provocar certo desconforto gástrico por ser rica em proteínas como indigestão e gases. Talvez o melhor seja comer de tudo com moderação no entanto não custa nada tentar perder uns quilos com a dieta DUKAN.

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