Doença de Crohn

    0
    151

    Doença de Crohn

    Inflamação do tipo crônica que pode acometer todo o sistema digestivo. A incidência é grande em pessoas com cerca de 20 a 30 anos de idade e atinge tanto homens quanto mulheres. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito doença de crohn considerando os seguintes tópicos:

    • O que é a doença de crohn;
    • Como se adquire;
    • Quais são os sintomas;
    • Como é feito o diagnóstico;
    • Como é o tratamento;
    • Como prevenir.

    O que é a doença de crohn?

    É uma espécie de inflamação que pode acometer todo o sistema digestivo. Costuma ser mais frequentes em homens e mulheres na faixa de 20 a 30 anos e agride bastante o cólon e a parte inferior do intestino delgado. Durante os processos inflamatórios as camadas da parede do intestino costumam ser bem danificadas. Tanto a mucosa a serosa a muscular quanto à submucosa.
    Leia também sobre:
    Gastrite

    Não existe ainda uma cura para a doença de crohn somente se pode monitorar e controlar os sintomas. Esta doença é uma porta de entrada para outras complicações médicas como por exemplo o câncer de intestino.

    Doença de Crohn

    Como se adquire?

    A causa desta inflamação é desconhecida. Muitos estudos vêm sendo realizados com o intuito de se desvendar este mistério. Pode haver alguma relação com distúrbios no sistema imunológico. Fatores externos genéticos e agentes infecciosos também podem ser motivos para o desenvolvimento do quadro. Pessoas fumantes estão comprovadamente mais vulneráveis à doença.

    Quais são os sintomas?

    Geralmente os sintomas mais notados são diarreia e dor abdominal. A diarreia pode vir somada à eliminação de muco ou de sangue. Além disto ocorre febre fraqueza e perda de peso pois fica dificultada a absorção de nutrientes.

    Outros sintomas como dores nas articulações lesões na pele aftas pedras nos rins e inflamação dos olhos também podem ser desencadeados. Em casos mais graves da doença de crohn pode ocorrer obstrução intestinal ou até mesmo perfuração do intestino com drenagem de líquidos para locais como a bexiga.

    Como é feito o diagnóstico?

    Através do histórico do paciente e de alguns exames clínicos o médico pode levantar algumas suspeitas. Diante do resultado de exames de sangue pode se ter a confirmação de um diagnóstico. Em alguns casos é possível ainda a realização de outros exames como ressonância magnética ou endoscopia para que não haja dúvidas sobre o tratamento mais adequado. Depois da confirmação do diagnóstico o tratamento deve começar o quanto antes.

    Como é o tratamento?

    Não existe ainda uma cura para a doença de crohn. Algumas vezes os sintomas somem espontaneamente porém podem retornar a qualquer momento. O tratamento serve portanto como forma de alívio dos sintomas e como medidas para postergar novas crises desta inflamação crônica.

    Durante o tratamento podem ser utilizados medicamentos corticosteroides por via oral. Também pode ser que se faça necessário o uso de drogas imunossupressoras. Casos graves como a ocorrência de obstrução intestinal podem levar a algum tipo de intervenção cirúrgica.

    Como prevenir?

    Doença de Crohn sintomasAlgumas medidas podem ser tomadas por qualquer pessoa para a prevenção de quadros como este. Outras precisam ser tomadas por pessoas que possuam esta doença crônica de forma a evitar novas crises.

    Em ambos os casos não se deve fumar. Este hábito traz somente complicações para a vida de todos. A prática de atividades físicas também é incentivada e deve ser realizada com moderação. O controle do peso é necessário para evitar não somente esta como muitas outras doenças.

    Pessoas que já são portadoras da doença de crohn devem evitar comidas que causem mal estar. Alimentos gordurosos e outros ricos em fibras precisam ser cortados da dieta. Situações de estresse também necessitam ser controladas. É indicado observar o aspecto das fezes sempre que possível. Diante de qualquer espécie de estranhamento entre em contato com um médico especialista.

    Além destas medidas é sempre muito indicado a realização periódica de exames diversos para um bom monitoramento da saúde. Muitas doenças quando diagnosticadas precocemente acabam resultando em cura. Mesmo aquelas que ainda não possuem solução podem ser mais monitoradas quando ocorre o diagnóstico precoce. Portanto agende consultas frequentes em médicos e realize sempre os exames de rotina. É preciso guardar tempo para a sua saúde. Esta deve estar acima de tudo e vir em primeiro lugar.

    Deixe uma resposta