Doenças Causadas Pela Má Alimentação

0
54
Doenças Causadas Pela Má Alimentação

Um dos maiores problemas do séculos XVI é a má alimentação, isso está ocorrendo pela intensa globalização que ocorreu muito rápido. As pessoas não tem mais tempo de preparar suas próprias refeições, e por isso as doenças causadas pela má alimentação estão cada vez mais comum no dia a dia das pessoas que vivem nos grandes centros urbanos de nosso pais.

Ma alimentação

Você certamente já substituiu uma boa refeição saudável por um prato rápido, que é só levar ao micro-ondas por alguns minutos e ele já está pronto. Esse tipo de comida contém inúmeras substancias que fazem muito mal ao organismo humano, como o sódio, gorduras e açucares em excesso.

A obesidade é uma das doenças causadas pela má alimentação. Comer comidas ricas em gordura e sódio e não praticar exercícios físicos faz com que o corpo humano não consiga quebrar toda essa gordura, e consequentemente vai acumulando em nosso tecido em forma de gordura. Não é somente os adultos que sofrem com esse mal, mas também as crianças e isso é muito preocupante para a sociedade.


Saiba mais sobre a Alimentação

Alimentação Saudável Para Evitar Doenças

Alimentação Saudável Durante o Crescimento

A Importância da Alimentação Saudável


O aumento de colesterol na corrente sanguínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame, essa é mais uma das doenças causadas pela má alimentação. O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere. No organismo ele é produzido pelo fígado e o colesterol proveniente da sua alimentação encontra-se em alimentos fontes de gordura animal, como: manteiga, margarina, creme de leite, bacon, leite integral, queijos amarelos.

Doenças Causadas Pela Má AlimentaçãoGastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que podemos classificar de aguda ou crônica. Nos casos de gastrite crônica, o agente causador mais comum é a infecção pela bactéria helicobacter pylori. Mas também pode ocorrer devido ao fator hereditário, stress, má alimentação, realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grandes intervalos entre cada refeição. Medidas preventivas, assim como o tratamento desta doença estão relacionados com a alimentação, como o seu fracionamento, ou seja, comer mais vezes ao dia, em menores quantidades é uma das medidas a serem tomadas.

A hipertensão também é uma das doenças causadas pela má alimentação, pois com o excesso de sódio nos alimentos faz com que ela fique acima da média entre as pessoas. Não é somente o sódio, mas sim um conjunto de fatores como o consumo de álcool, tabagismo, sedentarismo e fatores hereditários. Esse é um dos principais fatores que causam problemas cardíacos nas pessoas.

É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela ação insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes tipo II pode estar relacionada com o excesso de peso e a obesidade. Pessoas com diabetes devem ter um acompanhamento com um profissional capacitado para elaborar um cardápio conforme a realidade da pessoa, controlar o consumo de carboidratos e incentivar uma reeducação alimentar, além da prática de exercícios físicos regularmente.

Deixe uma resposta