Doenças mais comuns em Adolescentes

Doenças mais comuns em Adolescentes

0
117
Doenças na adolescência

A adolescência é um período de grandes mudanças tanto corporais como mentais. O momento é de transformações e de conhecimento além disso o corpo fica consideravelmente exposto a situações que antes não conhecia como o ato sexual.

Durante essa época da vida alguns jovens tem a tendência de achar que nada irá acontecer com eles. É comum haver vontade de explorar o mundo e as mais diversas sensações no entanto é preciso ter em mente que algumas práticas podem ser perigosas e colocar a saúde em risco.

Podem ser coisas básicas como andar descalço em locais estranhos ou viajar para alguns lugares sem a vacina adequada. Mas também podem ser coisas mais perigosas como fazer sexo sem proteção ou compartilhar utensílios com pessoas desconhecidas. Além disso durante a adolescência há a tendência de se frequentar lugares fechados como casas noturnas e festas. Nessas situações pode-se exagerar no consumo de álcool ou ainda experimentar uma droga consideravelmente perigosa.

A adolescência é um período de conhecimento tanto do mundo externo quanto do mundo interno. Ficar atento ao corpo e aos seus sinais é imprescindível assim como lembrar que o corpo apesar de parecer forte é frágil e feito para funcionar de determinada maneira com o mínimo de agressões possível. Abaixo falaremos em detalhes sobre 5 doenças que mais comumente afetam adolescentes em todo o mundo.

Coqueluche

Antigamente a coqueluche era uma condição que afetava somente crianças no entanto hoje em dia cada vez mais jovens e adolescentes vem sofrendo com doença. A imunidade contra a coqueluche através da vacinação não dura mais do que 10 anos e muitos jovens têm ficado vulneráveis à doença.

Doença respiratória altamente contagiosa a coqueluche é normalmente caracterizada por uma tosse seca seguida de grande ingestão de ar com um chiado como se fosse um pequeno grito. A doença é transmitida pelo ar quando alguém tosse ri ou fala por exemplo. Ela é provocada por uma bactéria e quando tratada precocemente possui bom prognóstico.

Sarampo

Doença infecto-contagiosa o sarampo é provocado por um vírus e é uma das principais causas de morte infantil em países subdesenvolvidos. Apesar das campanhas de vacinação muitos casos vêm sendo registrados em nosso país especialmente em jovens e adolescentes que viajam para o exterior e para outros países onde a doença ainda não está totalmente controlada.

Alguns dos sintomas do sarampo são pequenas erupções na pele de cor avermelhada dor de cabeça febre alta inflamação nas vias respiratórias e mal-estar generalizado. A vacina tríplice viral contra o sarampo a caxumba e a rubéola está disponível em postos públicos de saúde e deve ser tomada em dose única para adolescentes já previamente vacinados que irão viajar. Além disso o tratamento costuma ser bastante efetivo quando a condição é precocemente detectada.

Doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis tendem a afetar mais adolescentes do que adultos. Isto porque cada vez mais cedo os jovens têm começado a prática sexual sem em alguns casos ter tido orientações corretas e sem saber dos perigos envolvidos quando da prática desprotegida.

Doenças sexualmente transmissíveis são aquelas que podem ser contraídas pelo contato sexual sendo o não uso da camisinha o principal fator que leva a tanto. Algumas das doenças sexualmente transmissíveis ou DSTs mais comuns em adolescentes são gonorreia candidíase tricomoníase e herpes genital.

Depressão

A depressão é outra das doenças que mais comumente afeta jovens. A adolescência pode ser uma fase bastante difícil pois os jovens tentam se adequar à uma sociedade extremamente exigente em relação ao físico e ao emocional.

É comum durante a adolescência a pessoa se sentir deslocada ou sozinha como se ninguém a entendesse por exemplo. Além disso essa também é uma época em que muitos jovens têm pela primeira vez contato com bebidas e até mesmo drogas que podem influir consideravelmente nas suas atitudes e na sua relação com o mundo deixando-os mais deprimidos ou agressivos do que o usual por exemplo.

 

Obesidade

Por fim vale a pena destacar a obesidade outra condição que merece muita atenção na atualidade. A obesidade na realidade é uma condição que pode levar ao desenvolvimento de várias doenças preocupantes assim como deixar os jovens consideravelmente mais vulneráveis a problemas cardíacos e de circulação.

O consumo exagerado de comidas industrializadas de gorduras saturadas e de doces por exemplo tem deixado os jovens cada vez mais obesos. Além disso o sedentarismo é um hábito cada vez mais recorrente entre jovens que tendem a ficar mais tempo em frente à televisão vídeo game ou computador do que os jovens de outras gerações.

Ter atenção ao que se come e praticar exercícios físicos é fundamental para evitar problemas cardíacos de circulação de colesterol alto entre outros. Além disso a boa alimentação e a prática de exercícios físicos ajudam a reduzir a ansiedade o risco de depressão e melhoram a autoestima.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY