É normal cair cabelo na gravidez?

    0
    63

    O cabelo humano

    Do latim capillus o cabelo humano é um pelo que cresce no couro cabeludo das pessoas. Em média cada pessoa tem cerca de 150.000 fios na cabeça sendo que eles crescem mais ou menos 1 cm por mês. A diferença entre os pelos comuns e o fios de cabelo está na concentração por área e no comprimento ou seja eles crescem mais e mais juntos que os pelos comuns.

    Podendo ser lisos ondulados e crespos além de várias cores o cabelo humano protege o couro cabeludo funcionando como um isolante térmico. Composto basicamente de cutícula córtex e medula precisamos ter cuidado com a saúde destas estruturas. A cutícula é a camada mais externa do fio de cabelo e sofre agressões diversas do cotidiano como exposição ao sol e à poluição por exemplo. O córtex é a parte intermediária do fio sendo responsável pela resistência cor e elasticidade do cabelo. Já a medula é a parte central dos fios.

    É a melanina que dá cor aos cabelos sendo que a falta desta corresponde aos cabelos de cor branca. Os cabelos podem ser mistos oleosos ou secos variando de acordo com a produção de gordura pelas glândulas do couro cabeludo.

    Por que o cabelo cai?

    Perder cabelo é algo totalmente normal no entanto algumas condições e a genética podem influenciar para que haja mais ou menos queda. Estima-sequeda de cabelo na gravidez que cada pessoa perca cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia lembrando que temos mais de 100 mil fios pendurados na cabeça.

    Conforme o tempo vai passando e vamos envelhecendo os fios vão ficando mais fracos e rarefeitos o que contribui para uma perda diária maior. Além disto algumas condições de saúde podem levar a tanto como a alopecia areata ou a calvície por exemplo. Disfunções na tireoide falta de ferro no organismo e doenças infecciosas também são condições que podem levar à perda de cabelo.

    É normal cair cabelo na gravidez?

    A queda de cabelo durante a gravidez é menos comum do que após o nascimento do bebê. Geralmente durante a gestação a mulher fica com o cabelo mais forte e saudável no entanto pode ocorrer queda sim. Uma das explicações é o fato de que o cabelo fica mais seco devido à elevação dos níveis do hormônio progesterona apesar de ainda não haver certeza sobre este fato.

    Como perder cabelo é algo bastante desagradável tomar algumas medidas pode ajudar a contornar o problema. Além disso é altamente recomendável conversar com o médico sobre este assunto.

    Portanto perder cabelo na gravidez é normal assim como durante as outras épocas da vida. O efeito será mais intenso nos próximos meses após o nascimento do bebê. Então o ideal é ter paciência e esperar passar uns 6 meses do término da gestação quando os fios voltarão a ter a saúde de antes.

    cabelo caindo na gravidez

    Por que o cabelo cai após a gravidez?

    Durante os 6 meses após a gravidez a mulher pode sofrer com perda de cabelo. Isto porque neste período o nível de estrógeno e de progesterona está bem alto o que se acredita que contribui para a queda.

    A quantidade de cabelo a cair depende bastante do estado nutricional da mãe sendo que mulheres que mantiveram uma dieta adequada irão perder cerca de 30% dos fios e mulheres que não tiveram o mesmo cuidado podem perder até cerca de 50% dos fios.

    Por isto ter cuidado com a alimentação e com a saúde de uma forma geral durante e após a gestação é fundamental. O que comemos influencia muito na saúde dos fios sendo que existe uma série de medidas que podem ajudar a evitar a queda de cabelo.

    Dicas para evitar a queda de cabelo

    É muito importante comer proteína para evitar a queda dos fios portanto montar um prato balanceado na hora do almoço é altamente recomendado. O prato deve ser o mais colorido possível contendo carboidratos legumes verduras proteínas e gorduras boas.

    Massagear o couro cabeludo ao menos duas vezes por semana ajuda a estimular a circulação sanguínea na área e com isto a manter os fios o mais saudáveis possível. Outra dica é utilizar especialmente após o parto loções para o cabelo que consigam reduzir a oleosidade. Apostar em xampus que auxiliem na recuperação capilar também é uma boa ideia para o período pós gestação.

    Evite manter o cabelo preso pois isto pode danificar fios saudáveis. Importante também é não exagerar na escovação assim como evitar ao máximo o uso de químicas até porque é algo proibido durante a gravidez já que pode passar para a corrente sanguínea e afetar o feto de alguma forma.

    Tomando estes cuidados é possível controlar a queda de cabelo durante e principalmente após a gravidez. Apesar de ser comum ninguém gosta de perder cabelo. Portanto cuide da saúde e tenha atenção ao que come.

    Deixe uma resposta