É normal o umbigo “sair pra fora” na gravidez?

    0
    49

    A gestação

    Período muito especial para a mulher a gestação é sempre um momento de grande ansiedade. Tanto o homem quanto a mulher não veem a hora de o futuro membro da família nascer e durante os 9 meses a expectativa costuma ser bem grande.

    A gravidez provoca uma série de transformações no corpo da mulher além de alguns desconfortos. A barriga fica grande e pesada as costas passam a doer e enjoos são bastante comuns. A medida que o bebe cresce e vai evoluindo o corpo da mãe passa por muitas mudanças de forma a auxiliar a constituição desta nova vida.

    Nem todas as mulheres passam pelas mesmas transformações no entanto a grande maioria delas acontece frequentemente. As transformações podem ser tanto físicas quanto psicológicas ou hormonais sendo que algumas mulheres sofrem mais e outras menos com estas mudanças no corpo.

    Por que ocorrem mudanças?

    O corpo da mulher é o grande responsável por prover tudo o que for necessário para o devido desenvolvimento da vida em seu útero. Para tanto a umbigo pra fora na gravidezmulher passa por uma série de transformações ao longo dos 3 trimestres de forma a suprir as necessidades do futuro bebê.

    Além de oferecer o local adequado para o crescimento do bebê o útero a mulher necessita fornecer energia e “matéria-prima” para que o pequeno se desenvolva. Ademais a mulher necessita também proteger o seu corpo e a própria saúde para que a gestação ocorra da melhor forma possível.

    Mudanças durante a gestação

    A cada mês ocorrem mudanças na mulher. Durante o primeiro mês por exemplo os principais sintomas lembram muito a TPM no entanto mais intensos. Desconforto abdominal e mamas sensíveis são alguns deles. Durante o segundo mês o sistema neurológico sofre alterações devido à produção hormonal. A mulher sente sonolência as mamas ficam inchadas e a vontade de fazer xixi é constante. Náuseas e vômitos podem começar a partir do segundo mês.

    Já no terceiro mês o volume sanguíneo aumenta. A mulher passa a ter crises de enxaqueca e a pressão arterial fica mais baixa do que o normal. Durante o quarto mês a pele pode começar a escurecer um pouco especialmente na região genital e do mamilo. A enxaqueca a letargia e a vontade frequente de urinar continuam. Durante o quinto mês a pele e o cabelo tendem a ficar oleosos. Dores na lombar são frequentes assim como azias e desconfortos gastrointestinais.

    O sexto mês de gestação é um pouco mais tranquilo no entanto varizes e estrias podem surgir. Já durante o sétimo mês os reflexos ficam mais lentos pode ocorrer falta de ar e é preciso atenção ao inchaço dos pés. No oitavo mês a mulher tende a sofrer bastante de dor na lombar nas pernas e nos pés. A ansiedade é grande e o útero já está bem volumoso. Por fim durante o nono mês o bebê já começa a pedir para sair. A mãe sente pressão na bexiga e no quadril além disto podem surgir hemorroidas.

    É normal o umbigo pular pra fora na gravidez?

    É bastante comum o umbigo sair um pouco para fora durante a gravidez especialmente já no final da gestação. Entretanto ele não irá necessariamente pular para fora da barriga. O útero cresce muito durante a gestação o que faz com que a musculatura do abdômen fique pressionada. Quando a musculatura está muito pressionada a parede do abdômen vai para frente deixando o umbigo mais exposto do que o normal.

    Mulheres que antes da gravidez já tinham o umbigo um pouco para fora irão ficar com ele ainda mais aparente. Mas não há nada para se envergonhar afinal de contas é algo normal e um sintoma comum da gravidez. Importante destacar que o umbigo deve voltar à posição usual depois da gravidez. Caso isto não ocorra ou caso ele fique doendo depois do parto é preciso conversar com um médico já que pode ser um caso de hérnia umbilical e uma pequena cirurgia corretiva pode ser necessária em alguns casos.

    gravidez com saúde

    É normal o umbigo não pular pra fora?

    O umbigo não pular para fora é também algo totalmente normal. Isto porque a condição varia de acordo com a característica do umbigo. Ou seja mulheres que tenham o umbigo já mais saliente podem sim vir a ter o umbigo um pouco para fora durante a gestação especialmente no final da gestação quando o útero está bastante grande e exercendo considerável pressão na parede abdominal.

    No entanto caso o umbigo não pule para fora não há motivos para preocupação afinal cada organismo é de um jeito e reage de determinada forma frente a mudanças. Por fim diante de quaisquer dúvidas converse com o seu médico obstetra especialmente se o umbigo ficar doendo já depois de terminado o parto pois pode ser um caso de hérnia umbilical.

    Deixe uma resposta