É pior a carga elevada ou o exercício errado?

    0
    45

    Fazer exercícios de força da maneira errada e aumentar as cargas sem estar preparado para suportá-las pode comprometer o trabalho muscular e com isso os resultados da atividade física. Mas qual atitude traz mais risco de lesões? Na opinião de especialistas a soma das duas aumenta essa chance. Veja como.

    Realizar a tarefa de forma errada pode sobrecarregar as articulações porque essas estruturas são as responsáveis diretas pela execução do movimento.

    Aumentar excessivamente a carga por sua vez leva a uma compensação da alta intensidade por meio da alteração do gesto esportivo (forma de fazer o exercício) e consequentemente do uso de outras estruturas inclusive as articulares para “ajudar o músculo”. O resultado disso também pode ser a ocorrência das inflamações como a tendinite e a bursite e até de lesões mais sérias nas articulações submetidas ao esforço.

    leia-mais-cinza
    ícone-texto7 DICAS PARA NOVATOS NA ACADEMIA
    ícone-textoTREINOS CONCORRENTES (E INCOMPATÍVEIS!)

    Além disso usar pesos acima do limite pode diminuir a amplitude dos seus movimentos ou seja encurtá-los o que também pode restringir sua extensão articular e com isso trazer complicações. Então quando se deparar com uma dessas situações busque orientação do professor para realizar o exercício da maneira correta e com a intensidade adequada.

    (Fonte: Guilherme Lacerda especialista em fisiologia do exercício e personal trainer em São Paulo David Homsi fisioterapeuta esportivo da Adriano Bastos Assessoria Esportiva e Roberto Ranzini ortopedista e médico do esporte em São Paulo )

     

    Esta matéria foi produzida no site ativo.com

     

    Compartilhar
    Artigo anteriorFitness: conheça os benefícios da Hot Yoga
    Próximo artigoJosé Rubens D”Elia: escolha seu esporte

    Deixe uma resposta