Efeitos colaterais do Hemogenin

0
82

O hemogenin

O hemogenin é um medicamento indicado para o tratamento de anemias provocadas por deficiências da produção de eritrócitos. O medicamento pode ser encontrado em embalagens com 10 comprimidos de 50 mg cada. A dose recomendada é de 1 a 5mg/kg podendo ser usado por adultos ou crianças. A dose mais usualmente eficaz é de 1 a 2 mg/kg/dia no entanto doses mais altas podem ser recomendadas dependendo da condição a ser tratada e do estado de saúde do paciente.

A resposta ao uso do produto nem sempre é imediata sendo recomendado ao menos de 3 a 6 meses de tratamento. Os comprimidos devem ser tomados oralmente com algum líquido. Em casos de superdosagem deve-se procurar por um médico imediatamente. O produto contém contraindicações e pode provocar alguns efeitos colaterais.

É fundamental não realizar automedicação pois o uso incorreto de certos fármacos pode piorar uma situação ou ainda mascarar outras mais preocupantes. Além disto a interação medicamentosa pode ser perigosa quando do uso de hemogenin.

Quando é indicado?

O hemogenin é indicado para o tratamento de anemias provocadas pela deficiência na produção de eritrócitos. Algumas anemias como a aplástica  adquirida a aplástica congênita e as hipoplásticas devido à administração de substâncias consideradas mielotóxicas também podem responder bem ao tratamento com hemogenin.

O hemogenin é também usado por fisiculturistas visto que aumenta a produção de células vermelhas e com isso favorece a oxigenação de tecidos diversos. No entanto não é recomendado o uso do produto para esta finalidade. O hemogenin deve ser usado junto de outras alternativas para o tratamento da anemia tais como transfusões de sangue e correção do ferro por exemplo.

Como funciona?

O hemogenin atua no sentido de tratar anemias provocadas pela produção deficiente de eritrócitos. Os eritrócitos são também conhecidos como glóbulos vermelhos ou hemácias e têm a finalidade de levar oxigênio para o sangue. A anemia é uma condição na qual ocorre redução do nível de hemoglobinas no sangue. As hemoglobinas são basicamente espécies de pigmentos que dão cor às hemácias portanto o nível de hemoglobinas pode indicar o nível de hemácias.

A anemia pode ser provocada por exemplo pela falta de ferro de zinco de proteínas ou de vitamina B12. Identificar o problema e reverter esta falta é medida fundamental para o tratamento da anemia. O hemogenin auxilia muito na tarefa pois estimula a produção de hemácias em pacientes que sofrem de vários tipos de anemia.

As anemias que melhor respondem ao uso de hemogenin são aquelas provocadas pela produção deficiente de hemácias. As anemias aplásticas adquiridas as anemias aplásticas congênitas a mielofibrose e as anemias hipoplásticas também podem responder bem ao tratamento com hemogenin. Lembrando que um médico deve ser consultado antes do início do tratamento com qualquer medicamento. Somente um profissional da saúde está apto a avaliar os sintomas e a indicar a melhor alternativa para cada caso.

Efeitos colaterais do hemogenin

Recomenda-se cautela quando do uso do hemogenin assim como ocorre com outros medicamentos. A reação mais grave associada ao hemogenin é a hepatotoxicidade. Problemas renais causados pela retenção líquida também podem ocorrer. Outros possíveis efeitos colaterais são hipertensão formação de acnes e predisposição a cânceres como o de próstata e o de fígado.

Durante o tratamento pode haver ganho de peso. Outros possíveis efeitos são insônia excitação câimbras náuseas calafrios inchaço vômitos e diarreia. Mulheres podem ficar com a voz mais grossa devido ao efeito de virilização que o medicamento produz. A icterícia é outro dos efeitos possíveis quando do uso de hemogenin podendo ser indolor e com ou sem a presença de prurido.

Riscos e contraindicações

Apesar do uso do hemogenin por fisiculturistas é fundamental destacar que o medicamento não deve ser usado com esta finalidade. Os efeitos colaterais são diversos e pode ser perigoso o uso do produto para finalidades meramente estéticas.

A droga não deve ser usada por pacientes com câncer de mama assim como é contraindicada para homens com câncer de próstata. O hemogenin deve ser evitado por pessoas com sensibilidade aos componentes da fórmula e deve-se ter cuidado com as interações medicamentosas especialmente no caso de bupropiona. O hemogenin não deve ser usado por mulheres grávidas ou por mulheres lactantes. Além disto idosos do sexo masculino ficam mais vulneráveis ao desenvolvimento de hipertrofia de próstata e de carcinoma prostático devendo ter atenção redobrada quando do uso de hemogenin.

Por fim o medicamento é contraindicado para pacientes com nefrose ou em fase nefrótica durante a nefrite. É fundamental conversar com um médico antes de dar início ao tratamento com hemogenin. O uso incorreto de fármacos pode piorar uma situação e ainda mascarar outras mais preocupantes por isso é importante pedir a indicação de um profissional. Além disto a interação medicamentosa pode ser perigosa e somente um profissional sabe a melhor alternativa para cada caso.

Compartilhar
Artigo anteriorTomar amoxicilina e paracetamol amamentando| Pode?
Próximo artigoMelhor posição para o Bebê dormir

Deixe uma resposta