Estafilococos

    0
    182

    O que são os estafilococos?

    São bactérias que apresentam uma coloração do tipo Gram-positiva e que são consideradas para os seres humanos agentes patogênicos. Elas ficam juntinhas e se parecem muito com um cacho de uva. Além disto os estafilococos têm um formato bastante esférico.

    Os aeróbicos facultativos que vivem com ou sem a presença de oxigênio são os representantes deste grupo. Quando em ambientes sem oxigênio no entanto com uma temperatura em torno dos 37ºC o desenvolvimento deles fica ainda mais potencializado.

    Os estafilococos acabam provocando uma série de complicações para os seres humanos. Entre os danos mais comuns podemos destacar por exemplo a formação de coágulos no sangue. Abcessos infecções e também supurações pode levar à septicemia. Fáceis de cultivar os estafilococos não necessitam de um alimento em específico desde que este seja rico em nutrientes funciona.

    Quando foram descritas pela primeira vez na medicina estas bactérias eram sensíveis aos remédios da época. No entanto com o uso sem restrições de antibióticos por certas pessoas elas acabaram se tornando resistentes fator que levanta preocupações. Uma das mais frequentes condições provocadas pelos estafilococos é a intoxicação alimentar. Esta acontece devido ao consumo de alimentos contaminados derivados do leite ou da matriz contaminada.

    Doenças provocadas por estafilococos

    Estas bactérias existem praticamente na pele de todos os seres humanos. Normalmente elas são estirpes do tipo pouco virulentas sendo que também podem ser encontradas no trato urinário ou no intestino.Estafilococos

    Sabões desinfetantes e condições de alta temperatura são meios de se colocar um fim aos estafilococos. Estas bactérias passam facilmente de pessoa para pessoa assim como de objetos contaminados para outras vítimas. Devemos tomar cuidado com feridas e aberturas na pele pois em contato com estas regiões as bactérias transformam-se em invasores perigosos.

    As principais doenças provocadas pelos estafilococos são a fuliculite a endocardite piodermite infecções oportunistas e enfermidades nas vias urinárias por exemplo. Existem mais de 30 espécies diferentes de bactérias que pertencem ao gênero estafilococos sendo que cada uma delas leva ao surgimento de uma série de doenças significativas. Além dos seres humanos animais como o boi e o cachorro também ficam vulneráveis à ação destas bactérias.

    Recomendações

    É bastante indicado termos cuidado com a higiene pessoal de forma a evitar problemas com estes e outros agentes patológicos. Lavar bem as mãos frequentemente utilizar sabões e desinfetantes em locais diversos e fazer uso de mascaras de luvas e de gorros quando preciso são algumas medidas gerais e importantes.

    Diante de sintomas um médico deve ser imediatamente consultado. Através do recolhimento de amostras e de cultura em disco de Petri é possível se fazer uma identificação. Geralmente a sorologia também auxilia no diagnóstico por meio da detecção de anticorpos em específico.

    Muitas das doenças provocadas pelos estafilococos podem levar a sérias complicações quando não tratadas. É necessário ter atenção e tomar cuidado. Diante dos primeiros sinais um profissional deve ser consultado ainda mais se tratando de crianças pequenas ou de bebês. Indivíduos imunodeprimidos necessitam também de atenção redobrada com relação aos estafilococos.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here